5 grandes arquitetas

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Num país onde a grande maioria da pessoas que se graduam nas numerosas faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores são mulheres, surpreende não haver o merecido destaque para a atuação das talentosas profissionais que existem entre ela. 

Os ícones da arquitetura do país ainda são homens,com pouquíssimas exceções. Arquitetas como Lina Bo Bardi, Carmem Portinho e outras ajudaram a começar a mudar este panorama, entretanto, é válido sinalizar que muitas não recebem ainda seu devido valor. O homify traz então cinco arquitetas que se destacam no cenário nacional atual e são mais do que dignas da repercussão que agora obtém com seus trabalhos. Elas não precisam ficar sob a sombra dos arquitetos de outrora ou relegadas ao segundo plano. Possuidoras das chaves para projetos cada vez mais ousados e elegantes, elas transformam nossos ambientes em verdadeiras obras de sensibilidade e sofisticação!

Volúpia de formas

Começamos logo de cara com um dos maiores destaque da arquitetura brasileira contemporânea, Brunete Fraccaroli! Ela alia elementos modernos à toques pessoas de cores e tons, passando a ser chamada por seus apres de arquiteta colorida. Alguns projetos brilham em cores como um arco-íris derramado, outros, como nesta imagem, tem as cores misturadas a formas que ajudam a compor um ambiente instigante aos olhos e ao tato.

As cores e as superfícies

Neste amplo ambiente, Brunete Fraccaroli utiliza toda sua habilidade de composição de cores e faz um mix de tonalidades conseguindo um efeito impressionante de passividade e energia nos móveis que na imagem se destacam. As superfícies, que cumprem papel importante para o destaque das cores, levam nossos olhos para os elementos coloridos e os mantém como protagonistas de um espaço feito para o deleite dos sentidos.

Conforto para o merecido descanso

Atuando há 27 anos no mercado, Gislene Lopes tem como marca a elegância simples de seus ambientes. Austeridade que é resultado de um trabalho minucioso com as superfícies e o trabalho de luzes, como é possível perceber no quarto da imagem. Os elementos parecem confortáveis aos olhos e são um convite para o toque.

O elemento que se destaca

Em uma sala de jantar (também podendo ser utilizada como sala de reuniões pela seriedade das cadeiras ao redor da mesa) poucos elementos poderiam se destacar mais do que o protagonista do ambiente, a mesa. Entretanto, Gislene se mostra capaz de contrariar essa regra e nos surpreende com um lustra vermelho-coral capaz de direcionar a atenção sem roubar a importância da mesa e do restante de sua decoração.

Duplo quarto

A habilidade de ampliar um espaço limitado fisicamente não é algo presente em todos arquitetos e arquitetas. Millena Miranda, entretanto, sabe se utilizar deste artifício com sabedoria e, com o uso de uma parede completamente recoberta com espelho, instiga os sentidos a ponto de nos sentirmos em um espaço muito maior. Não é uma brincadeira de principiante, é uma habilidade que comprova a capacidade desta arquiteta em realizar excelentes projetos.

Elegância e simplicidade

Millena continua a mostrar suas habilidades neste pequeno recorte do ambiente mostrado acima. Aqui não há uso de espelhos ou outros truques para iludir os sentidos. Mas sim uma singela composição de sofá, almofadas, objeto de decoração e luz. As almofadas se contrastam e se integram ao sofá claro, enquanto o objeto de decoração em cima do pequeno cubo se liga à almofada vermelho. Tudo isso banhado por uma sensível luz escolhida pela arquiteta para brilhar no ângulo certo.

Cozinha americana esbelta

Este apartamento, projetado por Iara Kílaris, exibe uma esbelteza de formas que chega a impressionar. Não contente com as curvas dos assentos das cadeiras da mesa de refeições rápidas, ela transforma esse mesmo móvel numa peça ondulada que parece nascer no chão e subir sinuosamente até o teto, onde finalmente encontra uma linha de força que a faz percorrer o mesmo caminho de volta seu lugar de origem, num processo contínuo de sensualidade e leveza projetual.

Teto em ondas de luz

As peças de mobiliário não são os únicos elementos curvos dos projetos de Iara. Pedindo licença para Niemeyer e suas curvas, ela dá novo sentido a elas e as emprega no teto, formando uma sanca onde a luz proveniente delas toma a forma ondulada e faz parecer que ali, como mágica, a luz se curva perante a forma e molda o aparador da televisão logo abaixo. Sensualidade do chão ao teto.

A loja mais doce do mundo

Loja de doces gourmet: Pavimentos  por Adriana Scartaris design e interiores

Esta doceria parece ter açúcar em cada canto de seu projeto.Adriana Scartaris soube, com precisão e bom senso, equilibrar os volumes vazados dos mostruários dos doces com as superfícies brancas como açúcar dos balcões e paredes. Os pequenos vasos, também brancos, transbordam com poucas porém lindas flores, dando um colorido estrategicamente colocado no ambiente alvo desta doceria que respira limpeza e gostos.

Emoldurando os reflexos

Loja de doces gourmet: Paredes  por Adriana Scartaris design e interiores

Contra o papel de parede com toque dourados, o espelho em estilo barroco emoldura as prateleiras que ficam em seu lado oposto, servindo de decoração oportuna para um ambiente que quer ser visto dos mais variados ângulos, tamanha é sua confiança naquilo que pode oferecer. Afinal este não é o caráter que esperamos dos produtos deste estabelecimento projetado por Adriana, esta sensível arquiteta?

Para mais alguns projetos de arquitetas, porém agora na área de paisagismo, clique aqui e continua a descobrir esse mundo feminino fantástico da arquitetura!

Sentiu inspiração após ver os projetos dessas incríveis arquitetas? Conte-nos sobre outras arquitetas que você admira.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!