8 passos para ter uma sala de jantar moderna

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

As salas de jantar que seguem estilos modernos possibilitam a realização de refeições em um ambiente de elegante, marcado pelo estilo e pelo conforto. Chegou o momento de transformar sua sala de estar básica em um ambiente com personalidade e que exala charme! Elementos decorativos podem ser adicionados e mesclados com artigos básicos e coringas em sua sala de jantar.

É indispensável que a sala de janta moderna transmita a ideia de que se trata de um ambiente agradável e convidativo. Este espaço é conhecido por ser um local acolhedor por proporcionar momentos em família e a interação com visitas e convidados. Dessa maneira, é interessante investir em uma mesa que marque presença e fale por si própria.

A mistura que acontece entre a paleta cromática definida e as texturas é uma maneira bem interessante de enriquecer a sala de jantar, principalmente, se as texturas forem mais inusitadas, enfatizando o efeito visual. Enfim, as os passos para ter uma sala de jantar bela e moderna são demasiados. Aqui, você poderá ficar por dentro de alguns modelos para se inspirar a criar.

1. Paredes descoladas

As paredes que ficam a volta da mesa de jantar são detalhes muito importantes em uma sala de jantar moderna. As paredes podem ser decoradas com cores marcantes, com papéis de paredes com grafismos ou com texturas de tijolos. A última opção faz parte da composição da sala de jantar moderna projetada pelo arquiteto e designer de interiores Lucio NocitoReserve pelo menos uma parede para investir em um revestimento interessante e assim, transformar a sala de jantar em um local mais moderno. A parede de tijolos faz um jogo visual com o piso claro e com as cadeiras que ficam a volta da mesa de jantar.

2. Piso adequado

Para garantir que se terá uma decoração refinada e linda na sala de jantar moderna, é necessário prestar atenção quanto ao piso. Afinal, ele também fará jogo com os outros elementos do ambiente e vai auxiliar na harmonia da composição de uma atmosfera mais sofisticada e aconchegante. Em muitos dos casos, os pisos em madeira são os melhores amigos dos ambientes internos. É muito raro errar com o uso deles. Estes pisos são neutros e são capazes de deixar este cômodo mais agradável, convidativo e cheio de personalidade. Para salas mais rústicas ou urbanas, eles são altamente indicados.

3. Artigos decorativos

A adição de artigos decorativos, como obras de arte e móveis com design arrojado podem contribuir drasticamente para a sala de jantar ter um aspecto mais moderno. O uso de espelhos em tamanho maior pode ser um bom artifício para dar um ar glamoroso à sala, principalmente, se apresentar algum detalhe sutil. 

Entretanto, ele pode ser substituído por um quadros ou outras peças que marquem presença nas paredes ou que possam decorar o aparador. Caso a sala de jantar seja integrada a sala de estar, as possibilidades aumentam. É válido investir em poltronas com desenhos charmosos ou sofás que façam harmonia com a mesa de jantar. Vasos também podem ser grandes aliados nesta história.

4. Cor

Cadeira Opzione (diversas cores): Sala de jantar  por Sun House Móveis e Decorações
Sun House Móveis e Decorações

Cadeira Opzione (diversas cores)

Sun House Móveis e Decorações

Um ambiente moderno e descontraído pede cores marcantes e tragam harmonia para o local. Na hora de escolher a paleta cromática da sala de jantar moderna, avalie a cor do mobiliário ou de artigos decorativos que ficarão dispostos nela. Caso a maioria dos itens seja sóbria,  dê preferência às cores vivas, que funcionam muito bem com bege, marrom e com a textura de madeira, por exemplo. Uma mistura de cores assim pode gerar um jogo visual interessante e agradável aos olhos. Além disso, torna o espaço mais divertido e charmoso. A cor branca tende a abrir o ambiente, dando uma cara mais arejada, adicione-a em alguns detalhes para trazer maior leveza ao cômodo.

5. Mesa e cadeira

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva: Sala de jantar  por Bruschini Arquitetura
Bruschini Arquitetura

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva

Bruschini Arquitetura

A mesa de jantar, assim, como as cadeiras são o conjunto protagonista para uma sala de jantar moderna, por isso, devem ser escolhidas com todo a atenção. No entanto, não é necessário que a mesa e cadeira sigam o mesmo modelo na hora de compor uma sala de jantar moderna. Aliás, optar por cadeiras inusitadas e em cores diferentes, pode ser um caminho interessante de trazer modernidade e um ar descontraído ao ambiente. No caso deste ambiente ao lado, que é basicamente composto por madeira, vale apostar em uma cadeiras na cor preta, tanto no assento quanto no encosto.

6. Aparador

O aparador é conhecido por ser um móvel que oferece uma presença muito marcante na decoração de uma sala de estar moderna. Esta peça tem a capacidade de trazer charme e beleza aos ambientes. Ele pode atuar de forma a preencher espaços e delimitar áreas. Este elemento é muito usada para finalizar a composição da sala de jantar, mas também pode estar presente em outros ambientes da casa, como sala de estar e hall.

O aparador não precisa necessariamente seguir o modelo da mesa e das cadeiras. Se ele tiver um estilo diferente do resto do mobiliário, é interessante para que crie um contraste na decoração do ambiente.

7. Cortinas

Para tornar a sala de jantar moderna em um ambiente aconchegante e tranquilo, não podemos esquecer da presença das cortinas. Este é um elemento indispensável que irá valorizar não apenas a sala de jantar, como também o próprio ambiente ao redor dela. Principalmente, se ela for integrada com a sala de estar ou cozinha. Escolha de um modelo mais imponente ou discreto, vai guiar o caminho que a composição da sala de jantar vai seguir. Entre os modelos recomendados está o voil em bege ou branco, mas você pode se optar por outro que apresente uma cor ou grafismo mais marcante, dependendo do restante de sua decoração.

8. Iluminação

Após escolher a paleta cromática que dará vida e charme para a sua sala de jantar moderna, comece a trabalhar com a iluminação. Dessa maneira, esta sala de jantar moderna se tornará um ambiente recheado de efeitos inesquecíveis. Sendo assim, brinque com os lustres, pendentes, luminárias e adicione uma iluminação indireta nas bordas do local. Se as janelas tiverem um tamanho generoso, invista em cortinas que permitam que a iluminação externa invada o ambiente. Assim, o ambiente terá um clima íntimo e passará uma sensação de paz e aconchego. Para mais dicas sobre iluminação, confira 7 tipos de lustres arrojados.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!