Salas de estar clássicas por homify

15 sofás lindos para ver antes de comprar o seu

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala de estar, como todo mundo sabe, é o lugar da convivência social em uma casa. Familiares, amigos e outros visitantes são aí recebidos e, portanto, conforto e beleza são requisitos necessários à decoração desse espaço.

Os modelos de sofá são os mais variados, desde os tradicionais e os clássicos até os móveis em L ou com chaise. Também podem ser de variados tamanhos, com dois, três ou mais lugares. Já os materiais são muito diversificados, indo da estrutura em madeira ou fibra natural à estrutura em metal e do couro aos tecidos de todos os tipos, como o suede, por exemplo.

As cores também podem variar, embora os tons neutros, o branco e o preto sejam muito usados. Atualmente, os tons de azul e de cinza têm agradado muito os compradores. Mesmo assim, a personalidade do comprador e o estilo de sua casa podem autorizar cores mais vibrantes, como, o amarelo, o vermelho e o rosa. Geralmente, os sofás são mais fáceis de compor na decoração quando são lisos, mas tecidos estampados também podem fazer bonito.

É preciso lembrar que o tamanho da sala é o que determina o tamanho do sofá. O ideal é que a peça tenha 70 cm livres em torno de si para permitir a circulação. E, se o sofá for separar ambientes, aconselha-se dispor um aparador atrás dele. 

Outro detalhe importante é o tapete que deverá compor com o sofá. Ele deve ser escolhido depois de se escolher o móvel, pois deve ser harmonioso com ele e ter tamanho suficiente para cobrir o piso e se estender 15 cm para dentro do sofá. Nada de tapetes grandes demais ou pequenos demais: eles desequilibram a decoração.

A seleção a seguir apresenta 15 sofás lindos que você deveria ver antes de comprar o seu. Divirta-se!

Estilo clássico

Salas de estar clássicas por homify
homify

Classic View of Contemporised Victorian Living Room

homify

É preciso reconhecer: os sofás em estilo clássico são eternos. Com formas sinuosas ou arredondadas, estrutura em madeira e tecidos discretos, que podem ir das listras e do xadrez aos florais, geralmente em cores neutras ou pastéis, esses sofás exalam conforto e elegância. Capriche nas almofadas e no tapete e terá uma sala de estar muito aconchegante.

Com chaise

O sofá de dois lugares é perfeito para salas pequenas. Em cores claras, como o branco, ajudam a ampliar o espaço. Apenas prefira couro, pois fica mais fácil de limpar. O modelo da imagem acima é aquele com chaise, que é um assento mais longo, perfeito para se esticar, espreguiçar e assistir à TV com todo o conforto. Ele é bastante útil também para delimitar a área de estar de outros ambientes.

Tradicional

Salas de estar industriais por ESTUDIO DELIER
ESTUDIO DELIER

cuadro coca cola

ESTUDIO DELIER

O modelo tradicional de sofá é espaçoso, confortável e sólido, ancorando a decoração. As almofadas do encosto e dos apoios laterais também são sólidas, fixadas na estrutura, embora variações desse modelo apresentem almofadas soltas que permitem uma melhor limpeza. A base do móvel costuma descer até o chão, formando um todo compacto. Em cores neutras ou frias, esse modelo combina com qualquer estilo.

Vintage

Salas de estar modernas por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Sundown, Widemouth Bay, Cornwall

The Bazeley Partnership

O sofá em estilo vintage resgata estéticas de outras épocas. No sofá da imagem acima, as formas arredondadas e os pés de palito fazem toda a diferença, assim como o recurso ao capitonê no encosto da peça. O banquinho com pés de palito, mas em cor vibrante, complementa o conjunto, ao mesmo tempo que o moderniza. O projeto da imagem acima é de Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores.

Moderno

O sofá em estilo moderno tem, por sua vez, o destaque na estrutura em metal e nas linhas retas, além do fato de estar desprovido de apoios laterais. Um elemento interessante na imagem acima é a presença de rodinhas na base do sofá, que facilitam no caso de deslocamento da peça. 

Em plataforma

Uma versão bem contemporânea de sofá é a mostrada na imagem acima, em que as almofadas estão dispostas sobre uma plataforma baixa em madeira, remetendo a uma estética oriental ou minimalista. O sofá também tem formato em L, que é adequado para a recepção de várias pessoas.

Em módulos

Com linhas retas e firmes e cor ousada, o modelo de sofá da imagem acima não tem apoios laterais, que dão lugar a uma peça em L encaixada no móvel, como em módulo. A extensão do sofá permite a acomodação mais relaxada das pessoas ou serve de assento auxiliar. É indicada, portanto, para salas maiores que podem abrigar o conjunto de maneira confortável.

Estampado

Salas de estar ecléticas por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Living Room and Music room

Gullaksen Architects

Nesta sala de estar eclética, o sofá de três lugares é aconchegante e delicado, graças ao tecido estampado com base em cor de rosa. O sofá serve de contraponto à poltrona em couro escuro. Um tapete também em rosa complementa o sofá, que recebe almofadas em cores vibrantes. Um sofá deste tamanho só pode ser acomodado em salas espaçosas, portanto meça cuidadosamente a sua sala antes de se decidir por um sofá de três lugares. 

Em plataforma com chaise

MM apartment: Salas de estar industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Nesta sala de estar pequena e moderna, o sofá rosa também é instalado sobre uma plataforma de madeira e tem uma chaise em uma das extremidades. Os assentos são espessos para garantir o conforto e o encosto é guarnecido com almofadas soltas, que deixam o móvel mais aconchegante. 

Baixo com futon

Outra possibilidade simpática é um sofá feito com futons, colchonetes firmes e reforçados em cores variadas. Na imagem acima, esses colchonetes compõem o assento do sofá, que é baixo, ao nível do chão. O sofá tem ainda um apoio lateral. As almofadas lisas e estampadas se harmonizam com as cores dos assentos. 

Em fibra natural

Forro com esteira trançada de Bambu: Salas de estar rústicas por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Forro com esteira trançada de Bambu

BAMBU CARBONO ZERO

Para casas de campo ou praia ou, ainda, em estilo mais rústico ou campestre, os sofás com estrutura em fibras naturais podem proporcionar leveza e delicadeza. Palha, vime, juta e bambu, por exemplo, têm características diferentes, que podem se harmonizar perfeitamente com uma decoração clara e suave. As fibras naturais também vão bem com cores mais vivas, desde que em proporções equilibradas.

Estilo rústico

Casa ReFit: Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

O estilo rústico, aliás, pode ser bastante simples – e não menos bonito. Na imagem acima, a sala de estar de uma casa totalmente sustentável recebeu um sofá que se destaca por sua simplicidade: um colchão sobre uma plataforma de madeira, adornado por muitas pequenas almofadas. O lugar pode servir de cama para um eventual hóspede.

Em couro

O sofá em couro, por sua vez, é extremamente elegante e vai muito bem em um ambiente rústico, quanto em um ambiente mais sofisticado. Material durável que envelhece bem, o couro dá um ar de solidez, conforto e aconchego aos sofás. Os modelos podem ser muito diferentes, mas o que permanece é a certeza de um material nobre e sempre atual.

Embutido

Salas de estar modernas por PATH Architecture
PATH Architecture

Laurelhurst Carriage House

PATH Architecture

Uma outra possibilidade que pode ficar perfeita em uma sala pequena ou em um quarto é o sofá embutido, criado durante o planejamento do mobiliário. Na imagem acima, o sofá de dois lugares fica bem encaixado entre uma bancada e a mesa de trabalho ou refeições. Na base, ele conta com um gavetão para guardar coisas que não devem ficar à vista.

Em madeira

Para alguns, este sofá é um banco. Para outros, é um sofá mesmo. Independentemente do nome que se dê a ela, a peça é belíssima e pode ficar maravilhosa como sofá de apoio em uma sala em estilo rústico ou, então, em uma varanda ajardinada. De qualquer modo, o sofá em madeira pode receber almofadas confortáveis e ficar apto a acomodar as pessoas. Para outras dicas sobre sofás, leia este artigo.

Qual é o sofá dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!