Decoração em P&B

Decoração em P&B

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Para quem não conhece, existe uma linha de pensamento filosófica e religiosa asiática chamada de Taoísmo. É dele que se deriva um símbolo e um conceito muito conhecidos também no mundo ocidental: o Yin-Yang. Para os que não se recordam, o Yin-Yang é simbolizado por um círculo metade preto e metade branco, que engloba também uma intersecção de cores entre as duas metades. O que os taoístas estão tentando dizer é que existem basicamente duas forças, complementares e opostas, e que estão presentes em todas as coisas: o Yin é o princípio feminino, a água, a passividade, escuridão e absorção. O Yang é o princípio masculino, o fogo, a luz e a atividade. Partindo dessa filosofia e trazendo essa inspiração para o universo da decoração, a combinação do preto com o branco pode deixar um cômodo com uma cara bastante especial. Pode parecer uma forma simples de decorar um espaço, mas a proporção com que se utiliza as duas cores e os elementos que designamos para cada uma delas, é o que vai fazer toda a diferença no resultado final. Nós selecionamos alguns exemplos de espaços que mesclam o preto e o branco de uma maneira que resulta em harmonia e elegância. Confira!

Exemplo I

Neste primeiro exemplo, a ponderação entre o preto e o branco é muito bem executada, trazendo equilíbrio e harmonia para a sala de estar. O piso todo em preto esmaltado serve de base para receber as paredes e o teto brancos, e o restante dos elementos carrega uma variação entre as duas cores. Aqui, a elegância sublinha a paz, dando vida à um ambiente de extremo bom gosto e sofisticação (além de moderno).

Exemplo II

Já aqui, a energia que predomina é a Yang, a luz, que sustenta a escuridão do Yin. A base branca é o suporte para os elementos em preto. Uma quebra com outras cores em detalhes mínimos pode até funcionar, como também pode causar confusão na harmonia do espaço.

Exemplo III

Na foto, a supremacia do preto e do branco são quebradas pelo chão de madeira, que suporta as duas. Os designers responsáveis por esse projeto decidiram utilizar as duas cores apenas no mobiliário, o que pode ser mais simples, caso você queira adotar essa estética, porém não quer modificar as bases sólidas da sua casa, como piso e teto.

Exemplo IV

Muito bem equilibrado, esse quarto faz uso das duas cores em questão e deixa o espaço super elegante e clean. Utilizar o preto e o branco na decoração pode causar também um efeito minimalista na decoração.

Exemplo V

Partindo para a cozinha, se você olhar de relance para esse foto, consegue quase enxergar o símbolo do Yin-Yang de maneira rápida. O jogo de claro e escuro funciona bem em praticamente todas as peças da casa, e manter esse tipo de decoração em todos os cômodos pode ser uma atitude elegante.

Exemplo VI

Um caso parecido com o da foto anterior, porém com inversão de cores, aqui os balcões são na cor preta e os eletrodomésticos e o piso na cor clara. Nesse caso, uma boa iluminação é importante para que não se tenha problemas de claridade em horários noturnos.

Exemplo VII

Como dissemos no exemplo anterior, qualquer cômodo pode comportar essa escolha de contraste. O preto aparece aqui em menor proporção, o que é ideal para esse tipo de espaço onde queremos sempre passar a impressão de limpeza e higiene, fortemente evocadas pela cor branca.

Exemplo VIII

Uma sala de jantar simples, mas com boa proporção entre as duas cores. As cadeiras conversam com a cortina e as luminárias, deixando o branco servir de base para sustentar o restante do ambiente.

Utilizar apenas o branco na decoração também é um recurso que pode deixar um cômodo com uma cara ótima, como você pode conferir neste Livro de Ideias que utiliza exemplos de salas de estar brancas.

Qual das duas cores você prefere?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!