5 maravilhosos arquitetos e arquitetas de Curitiba

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

A arquitetura costuma aflorar de maneira exuberante nos mais diversos lugares do Brasil. Entretanto, a jovem cena da arquitetura de Curitiba, cidade de Paulo Leminski, da Ópera de Arame e de seu famoso Jardim Botânico, vem chamando atenção nos último anos.

A capacidade de sua arquitetura, com certo destaque para a arquitetura de interiores, de absorver as demandas dos mais diversos segmentos de renda e as exigências formais dentro de estilos canônicos ou mais diversificados dá destaque à produção que vem ocorrendo na última década.

Mostramos aqui cinco escritórios da cidade de Curitiba que merecem destaque, sejam eles já estabelecidos no mercado ou ainda promissores. Sua versatilidade parece incorporar um dos versos de Leminski: Não discuto com o destino / O que pintar eu assino. Este ilustre poeta de Curitiba agora divide as luzes com a poesia do espaço destes arquitetos e arquitetas.

Entrada sucinta e elegante

Residência Estilo Europeu: Sala de estar  por Saly Gignon
Saly Gignon

Residência Estilo Europeu

Saly Gignon

Elaborado pelo escritório curitibano Saly Gignon, este hall de entrada aposta na presença dos dois lances de escadas que convergem ao centro e descarregam suas linhas de força no tapete pouco adornado presente no primeiro plano. A mesa redonda e chata se verticaliza com a presença de castiçais e vasos sobre ela, num movimento interessante para os olhos que por ali entram.

Lareira separando salas de jantar e estar

A Casa GM, residência projetada pelos arquitetos do Roesler e Kredens Arquitetura, se desenvolve ao redor de um núcleo constituído pela sala de estar e pela sala de jantar. Estas, entretanto, são separadas uma da outra por uma lareira de pedra polida. Esta lareira não constitui uma barreira intransponível de vedação na passagem dos ambientes, mas sim um elemento que os limita visualmente e ainda é funcional, trazendo praticidade e elegância em uma única solução.

Treliças tornando o ambiente mais leve e rústico

Os tetos retos e, normalmente, de alvenaria aos quais estamos acostumados, tem por hábito causar uma sensação de claustrofobia quando o ambiente é amplo e possui pé direito baixo. Observando esta questão no amplo ambiente da sala de estar, os arquitetos da RKA acabaram por não usar a alvenaria para o teto, mas sim treliças de madeira, as quais ampliam o ambiente com seus espaços vazados e conferem charme rústico à sala.

Estilo europeu e minimalismo

Residência Estilo Europeu: Sala de estar  por Saly Gignon
Saly Gignon

Residência Estilo Europeu

Saly Gignon

A tentativa perigosa de combinar dois estilos diferentes (e por vezes divergentes) em um único ambiente, em uma única tomada de vista, foi extremamente feliz nesta tentativa do escritório de arquitetura de interiores Saly Gignon. O sofá de quatro lugares à direita, em estilo europeu clássico, se contrasta com a parede branca lisa ao fundo e às luminárias de vermelho minimalista. Um contraste que terminou em harmonia.

Tons pastéis e elegância

As arquitetas curitibanas do Rolim e Moura Arquitetura de Interiores desenvolveram esta sala de estar para a Casa Cor Paraná 2012 e abusaram de tons pastéis embebidos em fina elegância. Do tapete para o painel da televisão, das formas iluminadas da parede para a mesinha central, esta sala é um excelente exemplo de como a escolha da palheta de cores pode conferir um caráter sóbrio a um ambiente que normalmente é extremamente informal.

Pequeno camarote para a televisão

Atrás de um dos braços do sofá em éle, uma pequena mesa faz o duplo papel de aparador e mesinha de refeições rápidas. Essa flexibilidade possibilita a rápida transformação do ambiente, formal e estático, num lugar onde um filme ou novela podem ser apreciados durante um drinque ou um encontro entre amigos enquanto comem alguns petiscos.

Pequena jóia preciosa

Neste loft de apenas 30m², a arquiteta atuante em Curitiba Renata Mueller dá uma lição de como aproveitar bem um espaço reduzido. Carinhosamente apelidado de Loft da Advogada, este pequeno espaço apresenta de maneira compacta, porém bem servida, todos os recursos que uma verdadeira casa necessita. A integração visual entre os ambientes só interrompida pela estação de preparação dos alimentos na cozinha, que separa esta última do banheiro, permitindo que o resto do loft seja completamente integrado e aconchegante em seus tons amadeirados.

Luz, madeira, ação!

Mesmo com a intencional integração de tudo que a vista alcança dentro do loft, o comportamento humano está acostumado com a divisão dos ambientes. De maneira a preservar essa divisão sem perder espaço, Renata Mueller criou um portal de madeira iluminado de seu interior dividindo a sala de estar/quarto de dormir do resto do loft, fazendo com que a divisão interna passe a existir sem perder o sentido de unidade do ambiente como um todo.

Televisão pivotante

Reunir a família para um filme ou programa de domingo à tarde pode ser algo muito gostoso e confortável, mas, na correria do dia-a-dia, a vontade de ver aquele programa favorito da hora do almoço pode atrapalhar a limpeza do ambiente ou alguma outra atividade. Pensando nisso, o Graf Arquitetura & Interiores, escritório fundado em Curitiba no ano de 2006, projetou um suporte de televisão pivotante, podendo virá-la para todas as direções do amplo cômodo, proporcionando conforto e praticidade.

Amplo ambiente, funções integradas

Um ambiente grande pode ser um problema para aqueles que não sabem dominá-lo projetualmente da mesma maneira que um espaço de pequenas dimensões. Neste caso, a arquiteta soube distribuir as funções de maneira sábia, compreendendo muito bem que a rotina agitada dos tempos modernos as vezes exige improvisos e a realização de tarefas quase que simultâneas, como jantar enquanto se usa o computador, limpa a casa e etc. Este ambiente, assim arranjado, permite o desfrute total destas possibilidades.

Confira aqui um dos projetos do Estúdio Ark.It, outro promissor escritório de Curitiba!

Conhece mais algum interessante escritório de arquitetura de Curitiba? Compartilhe conosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!