Salas de estar pequenas

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Não é novidade para ninguém que, em algumas cidades, o preço do metro quadrado anda aumentando e o tamanho dos espaços vêm diminuindo. Devido à fatores como a gentrificação e o aumento populacional, é cada vez mais complicado adquirir novos imóveis, principalmente quando nosso orçamento é um pouco mais limitado. Ao adquirir algum desses imóveis, um novo obstáculo se põe no caminho: saber utilizar de maneira inteligente o espaço disponível a fim de saciar todas as nossas necessidades de convivência nele. Algumas grandes redes de lojas de móveis já estão antenadas nesse fato, e por isso mesmo cresce a oferta de móveis compactos, feitos especialmente para consumidores que buscam reduzir superfícies para ganhar espaço. Outra alternativa continua sendo a escolha de encomendar móveis sob medida, mas muitas vezes isso acaba sendo uma escolha um pouco mais cara, dependendo da cidade e do fornecedor.

Para te mostrar que nem tudo está perdido e que existe uma variedade grande de móveis que não perdem na qualidade do design em função de seu tamanho reduzido, vamos ilustrar aqui neste Livro de Ideias alguns exemplos para você se inspirar a projetar a sua sala de estar nova com todo a atenção que ela merece! Além do mobiliário, confira algumas salas prontas que conseguem se adequar super bem à espaços mais limitados!

Cubos

Essas peças são muito funcionais e se encaixam muito bem em qualquer estilo de decoração. O exemplo da foto mostra um cubo com superfície de concreto, algo bem moderno nos dias de hoje, em função do estilo industrial que vêm invadindo ambientes residenciais e comerciais. São muitas as opções disponíveis no mercado, desde modelos simples e coloridos até os mais conceituais e elaborados. O que importa aqui é o fato de que você poderá ter diversos assentos disponíveis para as suas visitar com um uso mínimo de espaço!

Pratelerias

Se você é uma daquelas pessoas que vai guardando ao longo da vida  todos os livros, objetos, presentes e lembranças, então você não pode abrir mão dela! Em uma só peça, você pode concentrar todo o acúmulo de anos de vida, sem precisar se desfazer das coisas que te trazem boas lembranças. Então, não deixe de instalar prateleiras ou estantes compactas se a sua sala de estar for reduzida!

Pequenos bancos

Sala de estar  por vV Design

Seguindo o exemplo dos cubos, esses pequenos banquinhos, além de modernos, são extremamente funcionais, pois se acoplam uns dentro dos outros para minimizar ainda mais o uso de espaço quando não estiver sendo usados! Cores fortes como o vermelho podem gerar quebras interessantes em decorações mais monocromáticas ou neutras.

Aproveitar as superfícies

Esse arquivo antigo foi reformado para ficar com uma cara super contemporânea. Além de seus compartimentos serem super úteis na hora de guardar objetos de todos os tipos, sua superfície superior pode se transformar em um rack, servindo de suporto para os aparelhos multimídia.

Mesa compacta

Esse mesinha é um charme! Com design minimalista e futurista, pode ser usada como mesa de centro, mesa de canto ou até suporte para refeições mais informais ou momentos de concentração e estudos. Por ser fácil de ser armazenada, também acaba sendo uma dica bastante funcional.

Exemplo I

Sala íntima: Sala de estar  por Andréa Gonzaga
Andréa Gonzaga

Sala íntima

Andréa Gonzaga

Entrando na parte dos exemplos, essa sala de estar compacta não abre mão de um sofá, mas utiliza um de dois lugares, o que é suficiente para casais ou jovens que moram juntos. Os artigos de decoração são vários, mas foram dispostos de uma maneira tão organizada que nos remete à uma estética mais minimalista.

Inovações ecológicas

Sala de estar  por Dellarche
Dellarche

Cardboard Seat

Dellarche

Como esse é o momento de refletir sobre o futuro do planeta, uma opção como essa também não pode faltar! A estrutura é mais firme do que pode parecer, e funciona como um assento com mesa para escora, ou o que for que sua imaginação permitir fazer com ela.

Exemplo II

Sala de estar  por Vloerkledenwinkel
Vloerkledenwinkel

Arte Espina Vloerkleed

Vloerkledenwinkel

Aqui, foi utilizado apenas o básico: sofás, mesa de centro, tapete e rack. No fim, é tudo o que precisamos, não? As cores vibrantes em contraste com as escuras deixam a decoração descontraída e elegante.

Exemplo III

Sala de estar  por Michele Oberdieck Textile Design
Michele Oberdieck Textile Design

Curtain & Cushion commission for residential home in Norway.

Michele Oberdieck Textile Design

Outro exemplo de sala compacta, aqui existe abundância de assentos, talvez porque os proprietários não fazem uso de aparelhos multimídia, que acabam por tirar muito espaço. A luminária que pende sobre o centro da sala é um dos destaques do cômodo!

Continue navegando por nosso Livros de Ideias e encontre referências para tudo o que você precisa na hora de projetar um espaço!

Qual a sua dica de solução para espaços reduzidos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!