Apartamento Jaú:   por Zemel+ ARQUITETOS

10 dicas geniais para montar um bar na sala

Marcio L Santos Marcio L Santos

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Depois de um dia cansativo de trabalho, nada melhor do que relaxar em casa com a família ou com os amigos. Nessas horas, ter um barzinho na sala de estar é uma grande pedida. Ainda assim, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher um modelo de barzinho para aplicar de forma integrada no ambiente, aproveitando o décor e as peças do mobiliário, quando necessário.

O fato é que o barzinho pode funcionar de duas maneiras bem distintas. Uma delas é como uma peça específica da decoração. A outra é como um aproveitamento funcional de um aparador ou de uma cômoda. Tudo depende do design do projeto e da disponibilidade de espaço dentro da sala.

Então, para auxiliar você a fazer a melhor escolha de barzinho para sala de estar, veja a seguir 10 ideias bem interessantes com exemplos de projetos realizados pelos designers de interiores da homify. Veja como pode criar ambientes aconchegantes e cheios de estilo, mesmo quando tiver um espaço reduzido e quiser readequar móveis que já tem em casa, mas com outros usos.

1. Aproveitando espaços

Pode-se ver nesse exemplo que a estrutura principal do bar de sala trabalha com elementos de canjiquinha e camurça nas paredes, criando uma ambientação. Aproveitando o espaço de forma inteligente, o bar se estabelece como um balcão único, com o móvel organizado em uma mini adega eletrônica e portas de correr para o armazenamento de copos e taças.

Simples e funcional, esse bar conta ainda com a bela paisagem que é vista pelas janelas, criando um clima de arejamento e amplitude. Completando o conjunto, quadros retratando arquiteturas antigas ocupam uma das paredes, enquanto as rolhas são meticulosamente guardadas em cilindros de vidro.

2. Sala com barzinho moderno

Nesse projeto das arquitetas Claudia Albertini & Chris Silveira, o bar que está localizado sob um imponente pórtico, peça esta que também funciona como divisória entre a cozinha e o restante do apartamento.

Trabalhando com eficiência elementos como o vidro – com destaque para o belíssimo expositor de bebidas – e a madeira, o espaço imponente é mais que um simples bar de sala: é um espaço de convivência integrado a um ambiente sofisticado e elegante.

3. Barzinho de madeira e pedra

Temos aqui mais um exemplo de como criar um bar na sala aproveitando estruturas já existentes. O projeto tem todo um estilo mais tradicional e rústico, mas nem por isso deixa de ser sofisticado. A ideia foi de aproveitar a estrutura de cozinha americana, fazendo com que o balcão se tornasse o ponto de encontro de amigos e familiares.

O toque regional fica por conta das banquetas em madeira e das luminárias. O conjunto se completa pelo acabamento em pedra do bar, que cria uma sensação de um fim de semana na beira da praia.

4. Aparador bar para sala com mármore e espelho

Apartamento Jaú: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Jaú

Zemel+ ARQUITETOS

Com foto de Maíra Acayaba, esse projeto de um apartamento no bairro Jardins, em São Paulo, traz uma proposta de bar para sala das mais interessantes. Foi utilizada uma bancada revestida em mármore com quatro banquetas metálicas que trazem um inegável ar contemporâneo à essa bela peça.

A bancada é espelhada, o que amplia o ambiente com elegância e sofisticação. O design da peça é dos mais inusitados, transformando esse bar para sala em uma verdadeira obra de arte.

5. Como montar um bar com balcões e módulos

Bem diferente dos anteriores, esse bar para sala possui uma estrutura simples em sua concepção, mas que cria uma peça absolutamente sofisticada. O bar trabalha com elementos modulados nos dois painéis laterais, mas o ponto focal mesmo é o belo e elegante balcão em madeira vermelha.

Os módulos laterais se estruturam para receber algumas bebidas, elemento de decoração e duas mini adegas. Observe como o efeito de uma iluminação planejada faz toda a diferença para um resultado ainda mais agradável. Lembre-se desse ponto em especial quando for planejar o seu barzinho para sala.

Para finalizar, um grande espelho central amplia o espaço, transformando a pequena sala em um típico ambiente de degustação, perfeito para uma taça de vinho ao cair da noite.

6. Bar completo com balcão em L

A sala desse belo apartamento é uma peça das mais interessantes em todo o portfólio da homify, a começar pela exuberante estante que pode ser vista ao canto esquerdo e pela obra de arte em espiral vermelha próxima ao bar.

Este, por sua vez, é amplo, claro e elegante, com um balcão de mármore em forma de L e tampo em laca branca – isso sem contar com o primoroso projeto de iluminação. Esse bar para sala tem ainda dois longos nichos de vidro na parede que abrigam copos, taças e canecas.

O tapete de estampa tradicional abriga três banquetas de design sofisticado e moderno, concebendo um bar completo para receber convidados em diferentes tipos de eventos em casa.

7. Decoração de bar simples com aparador funcional

Mesmo depois de conferir o modelo anterior, com muito espaço e elementos dos mais sofisticados, sabe-se que muitas vezes não há espaço na sala para um bar completo. Portanto, sempre há boas ideias para improvisar e aproveitar pequenos espaços de forma criativa e com todo acolhimento que deseja.

Nesse exemplo você pode ver o uso funcional de um aparador como barzinho para sala. Essa é uma das ideias mais comuns dentro de um décor tradicional: repensar a funcionalidade de uma peça usual para um novo formato.

No caso em questão, bebidas e taças dividem espaço no aparador com vasos transparentes e o abajur da sala, numa composição harmônica e elegante, com soluções simples que você pode aplicar com baixo custo.

8. Aparador funcional em perspectiva aberta

Nessa foto pode-se observar outro ângulo do mesmo aparador bar para sala, permitindo perceber melhor a proposta do projeto de decoração. O design neutro – investindo principalmente no branco e na madeira – faz um curioso contraste com as peças mais tradicionais do mobiliário, como o aparador, com os elementos mais modernos, como os quadros e a poltrona.

A boa localização do aparador/bar na sala é outro ponto de destaque, privilegiando a mobilidade e a funcionalidade de peça.

9. Decoração para barzinho com balcão aparador e frigobar

Mais um exemplo de como é possível reinventar funcionalidades dentro de um décor tradicional sem perder a essência e a elegância. A sala de jantar e a sala de estar são integradas de forma aconchegante, tendo o aparador como peça de apoio fundamental na mobilidade do ambiente.

A decoração investe em tons pretos e brancos, que são quebrados por elementos em vermelho, como o frigobar vintage, que funciona também como barzinho de sala. Dessa forma, não é preciso determinar um espaço específico para o bar – basta saber aproveitar as peças do mobiliário com inteligência.

Por exemplo, observe como a composição de bebidas sobre o frigobar harmonizou com a composição de quadros, criando um contorno na parede e fazendo com que tudo ocupe seu lugar oferecendo muito conforto visual.

10. Barzinho para sala pequena de jantar

Os tons leves da decoração trazem um ar de aconchego e familiaridade ao ambiente. O aparador em madeira com tampa em laca é uma peça que traduz essa sensação com eficiência.

Aqui, mais uma vez, há uma peça tradicional acomodando um pequeno e simpático bar que fica bem próximo à mesa de jantar. Essa elegante peça ainda é complementada por duas prateleiras superiores que abrigam vasos, potes e vasilhas – elementos decorativos tradicionais que funcionam à perfeição nesse ambiente tão interessante.

Por ser um espaço reduzido, logo a ideia de utilização de um grande espelho na parede cria a sensação de amplitude, parecendo que o bar tem o dobro do seu tamanho real. Se tem uma sala de jantar ou estar pequena, lembre-se dessa solução muito funcional, que contribui também conferindo um visual mais elegante ao ambiente.

Um barzinho na sala sempre traz boas ideias. O que você achou das nossas sugestões?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!