ELITE HOUSE: Cozinhas modernas por ARQ Ana Lore Burliga Miranda

19 dicas para deixar a cozinha mais prática

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Existem muitas maneiras de se tornar a cozinha mais prática e, consequentemente, mais fácil de lidar na hora de trabalhar. Algumas delas envolvem a instalação de equipamentos, como coifas e torres de fornos, que facilitam a limpeza e aumentam o conforto.

Outra coisa que é essencial para deixar a cozinha mais prática é organizar corretamente a despensa, a geladeira, o freezer, as gavetas, as louças, as panelas, os utensílios e os pequenos eletrodomésticos. Dessa forma, tudo fica mais fácil de se visualizar e não se perde tempo ao procurar algum item.

Ter uma bancada de apoio e lançar mão de prateleiras, nichos e cestos ajudam a tornar o ambiente mais confortável e otimizado, além de facilitar a preparação dos alimentos. Já ter os temperos e as facas de trabalho à mão economizam tempo precioso.

Outras ideias são o cultivo de uma horta, a adequação da luz, a instalação de um relógio de parede, o uso de uma parede de lousa, a manutenção de uma mini-adega e a criação de um cantinho para livros, revistas e cadernos de receitas.

Fique por dentro das 19 dicas para deixar a cozinha mais prática e facilite a sua vida! 

Deixe o café-da-manhã preparado

Cozinhas ecléticas por LEIVARS
LEIVARS

Porthleven

LEIVARS

A última dica é para o dia-a-dia. Como o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia e, ao mesmo tempo, a mais corrida por conta dos horários de escola e trabalho, o jeito é deixar tudo preparado desde a noite anterior. Organize os produtos (açúcar, adoçante, mel, geleias, achocolatado em pó, café instantâneo, cereais, frutas etc) em uma bandeja sobre a mesa de refeições. Organize outra dentro da geladeira com produtos perecíveis (manteiga, margarina, requeijão, patês, queijo branco, frios, etc). Pela manhã, é só levá-la à mesa, com os sucos, o leite e café feito na hora.

Organize os utensílios e outros itens

Utensílios como escumadeiras, espátulas, conchas, abridores de latas e garrafas, batedores de claras, entre outros, podem ser organizados sobre a bancada do fogão ou da pia para que fiquem ao alcance sempre que necessário. Também é um bom lugar para se instalar o papel absorvente, o filme culinário e o papel alumínio. Havendo espaço na bancada, pode-se reunir os pequenos eletrodomésticos aí. Uma alternativa é guardá-los em um só armário, junto com seus acessórios.

Organize as panelas

As panelas e frigideiras também devem ser guardadas por tipos e na ordem de tamanho, de preferência penduradas em suportes sobre uma ilha ou bancada ou, ainda, dentro de gavetas fundas. As tampas, se possível, devem ser encaixadas pelos pegadores nos cabos das panelas. As panelas e frigideiras mais usadas devem ficar na frente. As formas, por sua vez, devem ser empilhadas umas dentro das outras. Já as chaleiras, leiteiras e bules devem ser organizados em prateleiras debaixo da bancada da pia.

Instale uma torre de fornos

Casa Manacás: Cozinhas modernas por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

A torre de fornos reúne em uma mesma parede, geralmente no sentido vertical, todos os fornos utilizados na cozinha, como o forno convencional, o forno elétrico e o forno de micro-ondas. Ela tem vários aspectos práticos, como por exemplo evitar que a pessoa se abaixe para abrir ou fechar o forno. E fica bem visível, podendo-se acompanhar a assadura com facilidade.

Organize as louças

As louças geralmente são condicionadas em armários ou estantes, fechados ou abertos. Para facilitar a vida, o ideal é que se organize as louças por tipos, sendo que as que se usa menos devem ficar no fundo. Pratos devem ser empilhados na seguinte ordem: rasos, fundos e de sobremesa. As xícaras não devem ser empilhadas, pois correr o risco de cair e quebrar. Os copos devem ser guardados por tipos e por ordem de tamanho, sendo que os menores ficam na frente e os maiores atrás. Uma forma de armazenar os pratos é colocá-los em prateleiras apropriadas, com divisões para que eles fiquem em pé. 

Organize as gavetas

As gavetas principais devem estar perto das bancadas da pia e do fogão. As primeiras devem guardar talheres e utensílios menores, enquanto que aquelas imediatamente abaixo devem reunir os utensílios maiores, como colheres de arroz, conchas, espátulas, escumadeiras e batedores de claras. Nas seguintes, panos de prato e rolos de papel absorvente, alumínio e outros. Nas últimas, tábuas de picar. Lembre-se de secá-las bem antes de guardar.

Organize a despensa

A despensa merce total atenção se o objetivo é facilitar o trabalho. Os produtos devem ser organizados por tipos e, dentro deles, por prazo de validade. Os que vencem antes, ficam na frente e os que vencem mais tarde, no fundo. Faça um inventário do que tem e vá riscando os produtos à medida que for usando. Assim, você terá ideia do que é preciso comprar logo e do que está com o prazo de validade prestes a vencer, devendo ser utilizado o quanto antes.

Organize a geladeira e o freezer

Cozinhas minimalistas por Fisher & Paykel
Fisher & Paykel

Lifestyle and Product images

Fisher & Paykel

A geladeira e o freezer também exigem organização para um consumo adequado. Na geladeira, legumes, frutas e verduras ficam na parte mais baixa, enquanto leites, produtos lácteos, frios e ovos devem ficar em áreas mais elevadas. As sobras de comida devem ser acondicionadas em potes com tampa com etiquetas com a data do preparo e prazo de validade. Dependendo do produto e da quantidade, é melhor guardá-lo no freezer, com o mesmo esquema de etiqueta. No freezer, as carnes e os pratos a serem congelados também devem ser etiquetados para facilitar na hora do consumo.

Deixe os temperos à mão

Na hora de cozinhar, o mais prático é ter os temperos e condimentos à mão, seja em um armarinho próprio, em uma bandeja na bancada de trabalho ou em uma prateleira ao lado ou acima da pia ou do fogão. Desse jeito, também fica fácil encontrar os temperos que vão para a mesa da copa ou da sala de jantar. 

Deixe as facas de trabalho à mão

Um utensílio que é muito utilizado na cozinha são as facas para cortar, picar e destrinchar, entre outras ações. É uma boa ideia reuni-las todas em um suporte de imã sobre a bancada da pia ou do fogão. Assim, elas sempre estarão à disposição quando se preparar uma receita.

Instale uma coifa

Cozinhas rústicas por homify
homify

Country Tobacco, Visón, Beige, Ivory, Mist Green

homify

Renda-se: instale uma coifa na sua cozinha. Além de sugar a fumaça do ambiente, a coifa coleta as partículas de gordura que ficam suspensas no ar. Com isso, fica muito mais fácil limpar a cozinha, já que as camadas de gordura serão bem menores.

Tenha uma bancada de apoio

Cozinhas campestres por FABRI

Essencial é ter uma bancada de apoio onde trabalhar na cozinha com mais espaço e conforto. Nas cozinhas maiores, pode-se optar por uma ilha central, com ou sem cooktop ou pia. Outra possibilidade é uma mesa que sirva de suporte para o serviço e que, ainda, pode ser utilizada para as refeições. Já as cozinhas menores saem ganhando com bancadas que cubram toda a parede, com áreas próprias para o fogão, para a pia e para o pré-preparo e preparo dos alimentos.

Use prateleiras, nichos e cestos

A cozinha ganha muito mais espaço de armazenamento se forem utilizados também prateleiras, nichos e cestos para receber os produtos, potes, utensílios e demais objetos. Em algumas cozinhas, eles substituem perfeitamente armários, gavetas e estantes, com um estilo suave e rústico. É sempre um jeito de se fazer espaço.

Capriche na iluminação

A iluminação da cozinha não deve ser negligenciada. As áreas de trabalho, como pia e fogão, devem receber iluminação própria a fim de facilitar a visibilidade na hora do preparo dos alimentos. A iluminação adequada torna muito mais confortável a realização das tarefas.

Reúna os livros e cadernos de receitas

Encontre um cantinho na sua cozinha para reunir os livros, revistas e cadernos de receitas. Pode ser uma estante, uma prateleira ou uma ponta da bancada de trabalho. Isso vai facilitar enormemente a sua vida na hora de conferir algum detalhe quando já começou a colocar a mão na massa.

Instale um relógio de parede

Cozinhas modernas por CuisiShop
CuisiShop

​Une petite cuisine sur-mesure à Paris

CuisiShop

Nos dias de hoje, com smartphones e relógios no micro-ondas, parece inútil manter um relógio de parede na cozinha. Mas não é: ele permite que você controle o tempo de cozimento de algum prato de qualquer ponto da cozinha, enquanto está fazendo outras coisas e não pode ir até o micro-ondas e muito menos pegar o smartphone com as mãos cheias de óleo ou de massa. 

Tenha uma parede de lousa

Uma parede de lousa, além de divertida, pode ser bastante útil para anotar recados, listar os produtos a comprar e até para escrever uma receita nova que você acabou de inventar. Outra utilidade dela é que pode ser usada para anotar o cardápio do dia ou do final de semana, ajudando a ter ideia do que é preciso separar ou comprar.

Tenha uma hortinha

Muito prática é a hortinha que você pode cultivar na sua cozinha. Não é preciso muito espaço: alguns vasinhos sobre a bancada ou então uma horta vertical com várias ervas aromáticas são suficientes. Com isso, você vai ter temperos frescos para os seus pratos e muito mais sabor à mesa.

Tenha uma mini-adega

Cozinhas modernas por MOB ARCHITECTS
MOB ARCHITECTS

CAMILLUCCIA

MOB ARCHITECTS

Uma mini-adega pode ser muito prática para armazenar vinhos e não ser pego de surpresa sem bebidas por um visitante de última hora. As cozinhas maiores podem contar com armários e até refrigerados apropriados, mas as pequenas podem se contentar muito bem com uma pequena área destinada à bebida. De preferência, longe do fogão, para não sofrer com o calor, que altera as propriedades do vinho. O local, que pode ser em um armário ou acima da geladeira, deve ser razoavelmente livre de iluminação e não sujeito a trepidações.

Qual é a dica que é perfeita para a sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!