Terraços  por homify

19 Ideias para deixar o seu quintal espetacular

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você gostaria de fazer uma mudança no quintal ou jardim, mas não sabe por onde começar, aqui no homify daremos 19 ideias que irão encantar você. Seja grande, médio ou pequeno, você pode conseguir criar um espaço único incorporando desníveis, plantas originais, uma área de descanso com um riacho ou uma pequena fonte. As ideias são simples, e podem ser posta em prática sem dar muitas voltas para conseguir um ambiente espetacular.

1. Diferentes níveis

Terraços  por homify

Incorporar diferentes níveis no jardim permite otimiza o uso do espaço e, simultaneamente, criar setores para diferentes atividades. Você pode usar um material distinto em cada área para marcar bem a diferença. Na imagem, por exemplo, canteiros de alvenaria foram revestidos com azulejos cinza escuro. No muro lateral foi utilizado madeira, pedra partida no nível superior e mosaicos travertilit no setor inferior, onde também foi instalada uma franja de água.

2. Um longo caminho, mas não sinuoso

Este espaço tem um grande corredor e estreito que aporta o toque de verde inevitável em todo o jardim. Está contido por um piso de paralelepípedos e remata contra o muro perimetral com um canteiro por pedras negras. Este último está estofado de pedra bola branca que cria um bom contraste, desde as quais emergem arbustos baixos de intenso roxo e palmeiras que enchem a parede de movimento quando sopra o vento.

3. A nobre madeira

A superfície de um jardim é muito mais agradável de transitar se está revestida com madeira como a proposta do Grupo Arsciniesti. Dá uma ideia de aquecimento e suavidade, e embora requer certa manutenção, é uma tarefa simples que deve ser executada uma vez por ano. Você pode cobrir todo o espaço, uma única área ou um setor misto, com mesas apoiadas sobre a grama ou em uma camada de pedra. As possibilidades são infinitas!

4. Um espaço perfumado para relaxar

Neste jardim criou uma área em desnível com confortáveis poltronas, onde pode desfrutar do ar livre com a família ou amigos. Em um dos lados foi armado um nível de respaldo de uma das cadeiras, e é lugar ideal para plantar algumas flores aromáticas ou flores perfumadas. Estas espécies nos dão as melhores fragrâncias ajudando a tornar mais agradável a cada momento que ali passamos.

5. Uma fonte moderna

Terraços  por homify

A água é um elemento que combina muito bem em um jardim, especialmente quando em movimento e seu som convida para um puro relaxamento. Para evitar o desperdício de água e ser gentil com o meio ambiente, você pode instalar uma bomba de recirculação, semelhante a que se utiliza em tanques de peixes para arejar e evitar o desperdício.

6. Uma pérgula ideal

Projeto: Jardins modernos por Hungaro Decor

Uma pérgula no jardim é ideal porque você pode desfrutar do ar livre e ambos têm a proteção do sol e do vento. Também dá um quadro recipiente e define o espaço visualmente sem dar sensação de confinamento. Você pode fazer de diferentes materiais: cana, madeira, alumínio, aço, ou o que diz sua imaginação, pois, claro, que depende do gosto e bolso de cada usuário.

7. Um espaço para descansar

Embora o quintal ou jardim sejam pequenos, sempre se pode construir um lugar de descanso. A imagem, por exemplo, é fácil de conseguir e tem um custo relativamente moderado. Conta com um deck de madeira rodeado de um canteiro de pedras brancas com arbustos. Neste canto, colocou uma poltrona estofada com tecido náutico, uma mesa de fibra para apoiar o material de leitura e uma bebida. O que mais se pode pedir?

8. Muitas flores

Jardins modernos por homify

Um espaço com flores sempre dá uma sensação de alegria e vida. E você pode ter um canteiro diretamente na terra, ou em vasos de diferentes materiais, como o concreto, a pedra, a cerâmica ou plástico, e até mesmo experimentar um novo revestimento com placas de azulejos ou porcelanato elegante. Você também pode escolher entre diferentes alturas para dar uma sensação de movimento, e apoiar diretamente na parede para não sacrificar o espaço de circulação. Convém alterar o tipo de flor duas vezes por ano, para ter sempre a mais belas e chamativas.

9. O poder da iluminação

A iluminação é um elemento essencial em qualquer quintal ou jardim, porque ajuda a criar um ambiente agradável e mágico, ideal para desfrutar de uma noite com amigos ou família. Há uma variedade de artefatos e fonte de iluminação. Sem dúvida que mais destacam o espaço são aqueles localizados no chão e cantos, já que enchem as paredes de interessantes jogos de luzes e sombras.

10. Bambu como decoração

Jardins modernos por GF ARQUITECTOS
GF ARQUITECTOS

Detalle Areas Verdes

GF ARQUITECTOS

O bambu é uma espécie muito usada nos jardins modernos, já que não requer nenhum cuidado especial, e garante um toque verde durante todo o ano. É uma variedade esbelta, elegante e harmoniosa, o que é muito bom quando se combina um vaso baixo e grande. Você pode cobrir toda uma parede, para criar uma interessante cortina natural, embora geralmente seja uma planta bastante invasiva. Isto pode ser evitado se você optar pela variedade chamada Fargesia, que não prolifera, não cresce sem controle.

11. Um pequeno espaço zen

Se o seu quintal ou jardim é pequeno, não é um motivo para não ter um toque de design zen. Na foto você pode ver como é linda esta proposta no canto de uma plataforma de madeira. O canto foi delimitado por tirantes e preenchido com terra coberta com pedra branca. Não vivem várias plantas como o bambu, buxo e arbustos silvestres. Há também pedras, uma fonte com água e uma simpática lâmpada que ilumina o caminho e enche de charme este maravilhoso espaço zen.

12. Parede verde

Quando não sobra espaço, também é possível ter um pequeno jardim no quintal. Neste caso foi construído um jardim vertical em um quadro montado na parede onde convivem suculentas em vasos e plantas vivas penduradas quadro. No chão do pequeno quintal colocou vasos com variedades de plantas e até mesmo uma pequena conífera.

13. Um detalhe encantador

Este jardim tem um detalhe original, que o faz ideal para pequenos espaços. Se trata de uma grande pedra com um buraco em que se colocou terra e algumas variedades de plantas. É também uma proposta viável no quintal de um escritório, varanda e até mesmo no hall de entrada de um edifício.

14. Revestimento de pedra

O quintal ou jardim pode ter vários tipos de revestimento. Neste caso, o protagonista é um muro de pedra naturais cortada em retângulos. Sobre o destaque dos grandes vasos pintados de um azul elétrico vibrante que dão muita identidade ao lugar. Os vasos foram instalados dentro de um retângulo com revestimento de pedra negra, que delimita muito bem a área que em pouco tempo estará cheia de verde e frescor.

15. Uma fonte de fogo

Campinas Decor: Jardins modernos por Lightinox
Lightinox

Campinas Decor

Lightinox

Este encantador fonte de fogo traz calor para este jardim, e não apenas porque reduz o frio, mas também porque torna o ambiente convidativo para sentar e apreciar uma noite fria. Sobre uma proteção de pedras brancas uma caixa de chapa retangular com duas chamas que dançam hipnotizantes. Por detrás assume um canteiro de agapantos que preenche toda parede de verde. A iluminação é sublime, pois tem artefatos que decoram a parede com feixes de luz para cima e para baixo, criando um efeito atraente.

16. Camas reales

Estos magníficos camastros dan al jardín un encanto sofisticado, sin necesidad de gastar demasiado. Son de madera rústica con doseles del mismo material, almohadones lisos y estampados y cortinas de gasa traslúcida para darle un marco de contención a esta zona de descanso. A este sector se accede por un camino de grandes lajas blancas diseminadas por el césped. 

17. Um espaço acolhedor

Este pátio convida-o a sentar-se bater um papo descontraído e descansar nestas cadeiras confortáveis de madeira com almofadas estofadas de tecido naval. Na frente, uma mesa de bloco de pedra, dentro da qual foi instalada uma linda lareira para aquecer do frio e o encanto da dança das chamas.

Uma outra ideia para quem deseja ter um espaço lindo é o telhado verde, pois é uma ótima alternativa, afinal, às vezes, não temos espaço para um jardim. 

18. Pedra, grama e madeira

Este jardim tem três áreas bem delimitadas que dão uma função específica. Há dois decks de madeira que convidam sentar-se e comer com a família ou amigos, além disso, tomar sol em uma cadeira de repouso. Foi colocado neste setor um caminho de pedra que serpenteia ao redor, que tem  pisos de pedra onde você pode andar e explorar o espaço. No canteiro, e ao longo da parede do perímetro existe uma área verde e algumas árvores jovens que no futuro preencherão de sombra e cor todo o jardim.

19. Um caminho natural

Corredores e halls de entrada  por FGO Arquitectura
FGO Arquitectura

Acceso Peatonal

FGO Arquitectura

Se o jardim tem um bonito acesso livre para o visitante entrar – é em um lugar especial. Na imagem parece uma estrada de cimento liso em cores claras, paredes de cana e uma pérgula coberta de plantas que se prolonga em uma galeria revestida em madeira. É apoiada por colunas finas de ferro preto, que se apoiam em um canteiro de plantas verdes em movimento livre.

Esperamos que essas imagens e ideias tenha servido de inspiração, e que você possa implementar e colocar em prática, pois se pode realizar com pouco dinheiro e esforço.

E aí?! Gostou das ideias para renovar o seu quintal? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!