6 dicas para refrescar a casa no verão

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Viver em uma cidade como São Paulo pode ser um desafio no verão. Por conta da alta concentração de concreto devido aos prédios e grandes construções, a cidade está repleta das famosas ilhas de calor, que esquentam a cidade e não são nada amigáveis com o meio ambiente. No entanto, alguns truques e mudanças podem ser feitos para auxiliar a deixar o ambiente mais refrescante e agradável. Principalmente para os próximos meses, que é quando o verão chegará de vez aquecendo todos os cantos.

As mudanças freqüentes e inesperadas nos níveis de temperatura e umidade pedem algumas adaptações no estilo de vida de uma família. Embora pareça impossível sobreviver a um verão em uma metrópole sem um aparelho de ar-condicionador, há muitas soluções disponíveis para esfriar sua casa naturalmente.

As chuvas de verão ajudam a diminuir a intensidade da sensação de calor, mas no dia seguinte, pela manhã, o sol volta a aquecer todas as regiões e cômodos das residências. 

Selecionamos 6 dicas simples que vão te ajudar mudar essa situação, te proporcionando momentos mais agradáveis no verão, assim como uma casa bem decorada e cheia de vida. Confira aqui!

Jardins naturais

A adição de pontos verdes em uma casa pode aparecer por meio das varandas e quintais. Os terraços com campos de grama natural são capazes de filtrar o ar, trazendo um clima fresco ao ar que passa ao redor da residência. Nesta casa projetada pela Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris, encontramos uma generosa área verde, marcada por pequenas árvores e cores claras.

O uso das pedras entre as plantas permite um jogo visual e traz textura para o ambiente. As plantas mais altas proporcionam sombra no local, oferecendo um espaço mais fresco e com temperatura mais agradável.

Cores refrescantes no décor

Nesta sala de estar marcada pelas paredes brancas e pelo piso em madeira clara, temos um clima suave e marcado pela leveza. O mobiliário e os detalhes em azul aparecem junto com plantas de verde intenso, que unidos ao branco oferecem todas as qualidades de frescor. Esses matizes são calmantes e o fato de não serem cores tão químicas é bom para a nossa casa atmosfera. É por isso que os tons frescos são tendências populares para casas durante os meses quentes de verão. As cores frescas são são mais utilizados em salas privadas onde a concentração, calma e descanso são as intenções mais importantes a serem atingidas.

Venezianas

Jardim enquadrado (Instalação 2014): Jardim  por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

Jardim enquadrado (Instalação 2014)

Luiza Soares - Paisagismo

Para manter a casa fresca no verão,  uma simples solução é a instalação de persianas em madeira ou um toldo acima das janelas ou de tetos em vidro a para evitar o calor aparecendo no ambiente. Com a adição de uma peça simples como esta, é fácil manter a casa leve enquanto as cortinas interiores estão completamente fechadas quando o sol está brilhando. Quando o sol se move para o oeste, é indicado abrir as cortinas para permitir que a luz entre. Itens como o quebra sol estão disponíveis em vários formatos, tamanhos e texturas que podem contribuir com um clima íntimo e confortável para um quarto ou uma sala de estar.

Piso laminado de madeira

O piso de madeira laminado é conhecido por sua resistência e pela capacidade de ser semelhante à madeira natural e a outros pisos, como os feitos em pedras. Sem sombra de dúvidas, este piso é uma das melhores maneiras de manter sua casa fresca e bem arejada. Geralmente, este tipo de material não absorve calor, como outros pisos mais rústicos ou carpetes. O piso laminado também é muito simples de ser instalado, eliminando custos de mão de obra. Um dos pontos altos, é que ele não requer cuidados especiais como o piso em pedra natural ou o piso de madeira, por isso, é uma ótima opção para se adotar. Caso se interesse por mais dicas de pisos laminados em madeira, confira Escolhendo o piso laminado perfeito.

Fonte

Jardim  por Primrose
Primrose

Eclipse Stainless Steel Sphere Water Feature

Primrose

A presença do som de água corrente no interior ou exterior de uma casa pode ser um detalhe que faz toda a diferença. Este som pode deixar o clima relaxante, pacífico e perfeito para descansar após um dia de estresse. Além de ser um item que embeleza qualquer ambiente, as fontes são capazes de baixar o nível de mercúrio e assim, resfriando o ambiente. As fontes podem seguir diversos formatos e diferentes estilos. A dica é procurar algum que faça sentido com a decoração do ambiente em que ela ficará exposta. Pedras e plantas podem ser adicionadas ao redor da fonte.

Ventilação em cruz

Uma maneira de resfriar a casa de forma eficiente e prática é ventilação em cruz. Esta, na verdade, é uma técnica antiquíssima para manter a casa fresca durante os meses quentes de verão. Essa técnica se dá devido ao controle de fluxo do ar em toda a residência. Esta ventilação exige janelas e portas posicionadas de forma lógica, a fim de facilitar um ambiente propício para deixar a casa mais arejada. Pequenas mudanças na disposição das janelas e portas podem ajudar drasticamente na redução de custos e podem deixar o ar dentro casa relativamente mais saudável. Uma casa mais arejada e fresca tem diversos benefícios e adotar algumas dessas dicas certamente pode melhorar sua qualidade de vida.

O verão está chegando e as chances de sua casa virar um forno também. Que tal fazer algumas mudanças para refrescar seu lar de forma natural?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!