Corredores e halls de entrada  por GRUPO VOLTA

19 maneiras de decorar a parede de sua casa com nichos

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Sempre que nós queremos dar um toque original a nossas paredes, aparece diante de nossos olhos milhões de opções, desde transformar a cor em protagonista até optar por um papel de parede que será a estrela do ambiente. Outras ideias apelam para as texturas e algumas decorações usam objetos pendurados nas paredes.

Mas as alternativas não param por aí. Com certeza, você nunca pensou que deixar alguns espaços vazios na parede poderia ser uma boa ideia. Esta técnica também é conhecida como nichos na parede, que são meramente buracos decorativos que podem dar um toque muito interessante e são fáceis de fazer. Vamos mostrar exemplos de nichos que podem ser seu aliado na hora da decoração. Venha com a gente!

1. Nichos com revestimento em pedra e iluminação perfeita para uma entrada dramática

Corredores e halls de entrada  por GRUPO VOLTA

Você pode aplicar esta ideia de buracos revestidos nas áreas em que você quer colocar itens decorativos que se destacam ou apenas quer mudar um pouco as paredes de sua moradia. Nós garantimos que as pedras vão dar uma textura tão única que vai mudar toda a aparência do cômodo. Tudo graças ao contraste.

2. Nichos feita de gesso. Uma opção muito moderna para a sala de estar ou sala de jantar

Esta decoração é muito moderna, isso porque você não precisa ter muitos ornamentos para realçar o espaço. A estrutura geométrica e a textura do gesso liso e limpo e de cor mais neutra possível são mais do que suficientes para dar vida ao ambiente. Depois disso, você pode colocar nos nichos qualquer item que você deseja ter um acesso fácil.

3. Nichos de diferentes tamanhos em todas as paredes

Quartos  por ACABADOMATE

Se você quer dar utilidade a esses buracos na parede para que eles não sejam apenas decorativos, apelar pela diversidade é ideal. Isso porque as diferentes dimensões permitem que você jogue com o armazenamento de vários itens. Por exemplo, se você tem espaço para todos os seus livros, utilize a técnica de nichos para instalar sua biblioteca, assim como foi feito neste projeto.

4. Nichos em uma parede para dividir ambientes

Esta técnica, como discutimos, se baseia em destacar a parede como protagonista do ambiente. E uma das melhores maneiras para se fazer isso é deixar a parte ser a divisora dos espaços. Além disso, quando os nichos são totalmente abertos, eles podem ser usados tanto em um cômodo como no outro e, ainda, permitem uma ligação visual.

5. Nichos decorativos em ambos os lados da televisão

Prateleiras perto da TV são sempre de grande ajuda tanto para colocar os aparelhos eletrônicos como para colocar alguma decoração ou outros itens que são essenciais em uma sala. O problema surge quando não há espaço ou  quando adicionar prateleiras podem estragar a composição do lugar. A solução é criar dois grandes buracos na parede, um de cada lado da TV, ou vários nichos menores que permitem armazenar mais coisas.

6. Coloque nichos em cantos esquecidos

A ideia dos nichos na parede também é perfeita para unificar toda a decoração da casa. Se você colocar na parede principal da sala, você também pode aplicar novamente a técnica para corredores e escadas que têm cantos difíceis de incluir, e portanto, muitas vezes esquecidos.

7. Transforme os nichos em espaços decorativos ou de armazenamento

A técnica de perfuração de uma parede dentro da casa é tão eficaz que ela pode ser parte da ordem e decoração do seu lar. Hoje em dia, ela é tão popular que há projetos que fazem com que os nichos pareçam prateleiras sobrepostas.

8. Nichos decorativos e com formas originais

Salas de estar campestres por ZERO9
ZERO9

Living Room

ZERO9

Depois de criar seus buracos na parede, você precisa decidir como eles vão se parecer, já que o simples fato de você criar um nicho na parede não vai dar o destaque que você deseja. Há muitas maneiras de deixá-los originais, por exemplo, escolha formas diferentes. Ao invés de optar pelo típico quadrado, crie círculos, triângulos ou outros formatos.

9. Nichos com textura e cor que se combinem com sua casa

Sala de Banho Diferente: Banheiros rústicos por Régua Arquitetura
Régua Arquitetura

Sala de Banho Diferente

Régua Arquitetura

Na imagem anterior, nós dissemos que a originalidade é a chave para que os nichos sejam verdadeiros participantes da decoração de uma casa e que a autenticidade também é importante. Entretanto, não se esqueça, o fundamental é que eles combinem com o estilo de sua casa. 

10. Nichos que se parecem com janelas

Janelas   por homify
homify

Kupuri

homify

Esta técnica de criar buracos na parede para decorar, sempre pode ir mais além. Como? O nicho também pode ser o buraco que se conecta com o exterior e que permite a presença de uma janela. Nós garantimos que a quantidade de luz que entra é suficiente e que o design é muito interessante.

11. Os nichos na parede também podem ser criados nos quartos

Quartos  por homify

Se você quer dar um destaque ainda maior para os nichos, coloque uma iluminação interna. Você pode incorporar pequenas luzes que ao mesmo tempo que iluminam, destaca os objetos que você colocou dentro deles.

Nichos: um item curinga para sua decoração!

12. Nichos na cabeceira da cama

Como já foi mencionado antes, você pode colocar nos nichos alguns objetos de decoração, artigos que precisam estar em ordem  e até mesmo instalar uma janela. Mas você também pode dar uma outra função para ele e transformá-lo em um espaço decorativo na cabeceira de sua cama.

13. Nichos coloridos

Se você já fez buracos em suas paredes e até mesmo você sabe quais os itens que você colocar dentro deles, mas quando você olha, sente que ainda falta alguma coisa, não hesite em pintar com cores vibrantes. No entanto, use as cores apenas dentro dos buracos. 

14. Nichos que abrem espaço para a natureza

Corredores e halls de entrada  por Spazio3Design
Spazio3Design

Últimos trabajos

Spazio3Design

A presença da natureza dentro de casa é um ponto a favor para deixá-la mais fresca e com uma conexão com o exterior. Ela permite alcançar total harmonia em qualquer habitação. O problema é que, muitas vezes, não há espaço para esse fim, mas se você instalar buracos em suas paredes, você pode ter o lugar ideal. Um elemento que não rouba espaço da sua casa e que você ainda pode colocar algumas plantas, pedras ou mesmo uma pequena fonte.

15. Coloque nichos que se adaptem às suas necessidades

Os nichos são perfeitos pois eles podem se adaptá-los ao que você quer. Por exemplo, você pode fazer nichos de vários tamanhos diferentes e espalhados na área da sala. Se você preferir, você também pode colocar um nicho ao lado do outro formando um padrão; ou apenas um horizontalmente no meio da parede para adicionar acessórios delicados e simples que contribuem para o design do ambiente.

​16. Nichos nos banheiros

Detalhe nichos no box : Banheiros modernos por Triple Arquitetura
Triple Arquitetura

Detalhe nichos no box

Triple Arquitetura

Um dos problemas de alguns banheiros é que eles são pequenos. Uma possível solução é essa: nichos nas paredes! Você pode colocar algum adorno sobre eles ou acomodar os seus produtos.

​17. Nichos para colocar obras de arte

Eles não só adornam as paredes de uma casa, mas dão um toque de sofisticação, e até mesmo a capacidade de comunicar os gostos e personalidade de quem vive lá. Os buracos nas paredes servem perfeitamente para obras de arte e vai exibi-las com tanta grandeza como em um museu.

​18. Como espaço de armazenamento

Escritórios  por PLUS ULTRA studio
PLUS ULTRA studio

La nicchia guardaroba

PLUS ULTRA studio

Um truque estratégico na hora de renovar ou decorar casas pequenas é usar nichos práticos nas paredes. O que você acha que essa opção de armazenamento? E eles podem ser feitos com até 30 cm de profundidade!

​19. Nichos na entrada de sua casa

Esta tendência de criar nichos nas paredes é decorativa, mas também uma maneira de deixar a sua casa mais organizada. Buracos nas paredes de seu lobby são um claro exemplo de beleza e ordem.

Você já pensou na ideia de criar nichos nas paredes de sua casa? Qual ideia mais combina com você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!