19 maneiras de decorar a parede de sua casa com nichos

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

19 maneiras de decorar a parede de sua casa com nichos

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Projeto Comercial: Clínicas  por ADRIANA MELLO ARQUITETURA
Loading admin actions …

Sempre que você pensa em dar um toque original às paredes de casa, basta uma curta pesquisa para descobrir milhares de opções. Desde transformar a cor em protagonista até optar por um papel de parede que será a estrela do ambiente. Enquanto algumas ideias apostam em texturas, outros tipos de decorações usam objetos pendurados nas paredes.

Mas as alternativas não param por aí. Talvez você nunca tenha pensado que deixar alguns espaços vazios na parede pudesse ser uma boa ideia. Esses espaços podem ser ocupados por nichos de parede, que são objetos decorativos instalados como prateleiras, porém com todos os lados fechados e apenas a frente aberta, ou podem ser embutidos usando acabamentos de diversos materiais.

Os nichos são uma ótima proposta, pois os tamanhos são muito variados, com como os formatos, cores e materiais. Você pode fazê-los em casa, pode planejá-los desde a construção ou reforma, pode comprá-los prontos ou mandar fazer em marcenaria. Com tantas opções, nada melhor do que ver modelos aplicados em projetos dos designers de interiores da homify.

1. Nichos decorativos no hall de entrada

Corredores e halls de entrada  por GRUPO VOLTA

Esses belíssimos nichos retangulares são embutidos e possuem um fundo com revestimento em pedra e iluminação perfeita para uma entrada dramática. Você pode aplicar essa ideia nas áreas em que quer colocar itens decorativos que se destacam ou apenas se quiser mudar um pouco as paredes de sua casa. As pedras vão dar uma textura tão única que vai mudar toda a aparência do cômodo. Tudo graças ao contraste.

2. Decoração com nichos em parede inteira

Nesse projeto os nichos são desenhados em uma parede de gesso. Uma opção muito moderna para a sala de estar ou sala de jantar. Perceba que, embora haja vários nichos, você não precisa ter muitos ornamentos para realçar o espaço. A estrutura geométrica e a textura do gesso liso e bem iluminado são mais do que suficientes para dar vida ao ambiente.

3. Nichos na parede com profundidade

Essa é uma ideia semelhante à anterior, porém com uma proposta de estilo diferente, mais minimalista. As diferentes dimensões dos nichos permitem que você jogue com o armazenamento de vários itens. Por exemplo, se você tem espaço para todos os seus livros, utilize a técnica de nichos para instalar sua biblioteca, assim como foi feito em parte desse projeto.

4. Nichos para sala de estar e jantar como divisória de ambientes

Existem mais formas de aplicar os nichos na sua casa. Uma ótima ideia é usar um aparador para ser a divisória dos espaços. Além disso, quando os nichos são totalmente abertos, eles podem ser usados tanto em um cômodo como no outro e, ainda, permitem uma ligação visual.

5. Nichos para sala de estar

Quando a sua sala de estar pede uma parede decorativa, mas sem excessos, os nichos entram em cena com perfeição. Note que nos projetos mais sofisticados, cada nicho recebe um ponto de luz para que o objeto decorativo no seu interior ganhe destaque. Essa decoração ficou sóbria e requintada.

6. Nicho decorativo em ponto estratégico

A ideia dos nichos na parede também é perfeita para unificar toda a decoração da casa. Ou seja, você pode aplicar nichos em corredores e escadas que possuem cantos muitas vezes esquecidos, oferecendo uma função decorativa bem interessante a eles.

7. Nichos que contrastam com a parede

Para uma decoração com volumes e mescla de cores, aposte em contrastar os nichos com a parede onde forem instalados, criando o mesmo contraste também com os objetos decorativos. Veja nesse projeto como cada detalhe ganhou o merecido destaque, mas tudo em perfeita harmonia.

8. Nichos decorativos embutidos com formas originais

Salas de estar  por ZERO9

Quando optar por fazer nichos embutidos na parede, você precisa decidir qual será o formato deles. Há muitas maneiras de deixá-los originais, por exemplo, escolhendo formatos incomuns. Ao invés de optar pelo típico quadrado, crie círculos, triângulos e o que mais achar que vai transmitir a essência da sua decoração.

9. Nichos para criar molduras na janela e espelho

Sala de Banho Diferente: Banheiros  por Régua Arquitetura
Régua Arquitetura

Sala de Banho Diferente

Régua Arquitetura

Esta técnica de criar espaços embutidos na parede para decorar, sempre pode ir mais além. Veja como fica original utilizar uma parede na qual os nichos servem de moldura para a janela, espelho, para objetos decorativos e para armazenamento de outros pertences. Tudo vai depender da proposta da decoração.

10. Nicho de parede com jogo de dimensões

Janelas   por homify

Ao observar esse grande nicho, precisa olhar com calma para perceber suas dimensões e ter certeza de que não se trata apenas de um jogo de luzes. É uma ideia muito original que certamente não vai ver em qualquer residência.

11. Nichos de parede para quarto

Quartos  por homify

Quando planejar as paredes divisórias para o quarto, inclua os recortes para os nichos. Assim já servem como pontos decorativos que complementam o ambiente. Veja como fica ainda mais bonito com a iluminação interna.

Nichos: um item coringa para sua decoração!

12. Nicho na cabeceira da cama

Nem sempre o nicho precisa ser feito para receber objetos decorativos. Ele pode ser o próprio objeto ao receber um revestimento e iluminação que complemente o visual do ambiente, como feito nessa cabeceira.

13. Nichos coloridos

Em um home office ou quarto, a atmosfera deve ser de total harmonia com a personalidade de quem vai utilizar o ambiente. A escolha de cores e objetos decorativos faz toda a diferença para que os nichos cumpram sua função de emoldurar e embelezar ao mesmo tempo.

14. Parede com recuo e fundo de pedras

Corredores e halls de entrada  por Spazio3Design
Spazio3Design

Últimos trabajos

Spazio3Design

Nesse projeto o formato de um nicho foi dado a um recuo na parede que também pode ser aplicado quando deseja fechar a passagem de um cômodo para o outro, como ocorre em salas de estar e jantar. É uma ótima maneira de criar um ambiente mais agradável do que simplesmente fechar a parede e deixá-la sem uso.

15. Nicho simples para complementar a parede com discrição

Os nichos são perfeitos, pois eles podem se adaptar a todos os estilos de decoração. Por exemplo nesse projeto foi feito apenas um horizontal no meio da parede para adicionar acessórios delicados e simples que contribuem para o design do ambiente.

​16. Nichos decorativos no banheiro

Banheiros  por homify
homify

Detalhe nichos no box

homify

Nos banheiros pode fazer nichos meramente decorativos ou dar-lhes a função de armazenamento de cosméticos e itens de banho. Os acabamentos favoritos são em pedras e pastilhas.

​17. Nichos para colocar obras de arte

Eles não só adornam as paredes de uma casa, mas dão um toque de sofisticação e têm, até mesmo, a capacidade de comunicar os gostos e personalidade dos residentes. Eles servem perfeitamente para emoldurar e destacar obras de arte, como nesse belo projeto com iluminação especial e cores neutras, valorizando os quadros.

18. Armários embutidos com formato de nichos

Um truque estratégico na hora de renovar ou decorar casas pequenas é usar nichos práticos nas paredes. O que você acha dessa opção de armazenamento? Eles podem ser feitos com até 30 cm de profundidade, ocupando menos espaço e oferecendo uma função decorativa.

​19. Nichos na estante para o hall

Esta tendência de criar nichos nas paredes é decorativa, mas também uma maneira de deixar a sua casa mais organizada. Os nichos são comuns nas estantes, mas conforme sua variação de formatos, ganham mais destaque no design do ambiente.

Como fazer nicho de papelão artesanal

Além dos nichos de madeira, metal e embutidos na própria estrutura da parede, você pode fazer versões menores e mais simples para decorar gastando pouco, por exemplo, os quartos das crianças ou o home office. A dica é fazer nichos de papelão de forma artesanal.

Para confeccionar esses nichos, você vai precisar de:

  • Caixas de papelão;
  • Fita métrica;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Cola quente;
  • Tinta spray;
  • Tecido estampado (opcional).


Modo de fazer:

  1. Comece desenhando no verso da caixa de papelão qual será o tamanho e o formato do fundo do seu nicho. Depois desenhe também as laterais e recorte cada uma das partes separadamente.
  2. Com as partes do fundo e todas as laterais recortadas, cole umas nas outras usando a cola quente para dar o formato ao seu nicho. Deixe secar.
  3. Se for utilizar um tecido estampado para cobrir o fundo do nicho, recorte-o do tamanho do fundo e cole-o com a cola quente. Espere secar.
  4. Por fim, cubra essa parte do tecido colado para não manchar e pinte todo o nicho com a tinta spray. Se for preciso, espere uma demão secar e aplique outra por cima.
  5. Quando estiver totalmente seco é só pendurar seu nicho na parede e utilizá-lo para colocar objetos decorativos que o nicho possa suportar o peso. Como é de papelão, o ideal é que sejam objetos leves, como pequenos livros ou brinquedos. Certamente suas paredes vão ganhar um novo visual e você não vai gastar quase nada para isso.


Quais modelos de nichos você gostaria de ter em casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!