Pérgolas modernas: 10 modelos que darão muita personalidade ao seu terraço

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
The Multi Level House, Ansari Architects Ansari Architects Jardins modernos
Loading admin actions …

Desfrutar de uma tarde agradável ao ar livre com boa companhia e conforto é algo que, certamente, muitas pessoas gostam. E para que isto aconteça, nada melhor do que contar com uma boa pérgola no quintal. 

As pérgolas são estruturas formadas por colunas que sustentam uma cobertura para proporcionar sombras. Seu desenho é feito, geralmente, por uma cobertura com elementos vazados que proporcionam ótima presença da iluminação natural. Podem ser fabricadas com vigas, lonas, madeira ou, ainda, serem cobertas com plantas. 

Para ajudar você a escolher a melhor pérgola para o seu lar e ter à disposição um novo e agradável espaço, trouxemos abaixo 10 ideias de pérgolas lindíssimas que farão toda a diferença. 

Siga conosco e inspire-se!

1. Para uma varanda impecável

Neste projeto, o cenário natural em torno da casa foi muito bem aproveitado. Com uma grande varanda de grandes vãos e a estrutura da pérgola com cobertura de vidro, iluminação natural e plantas somam um cenário perfeito para relaxar. 

2. Com cobertura de vidro

Antigamente as pérgolas eram utilizadas como uma extensão do teto. Desta maneira, eram colocadas em um nível diferente quanto à cobertura, tendo sua cobertura levemente inclinada – o que auxiliava a drenagem da chuva. Agora, no entanto, as pérgolas são voltadas para compor o desenho arquitetônico, oferecendo acabamentos mais estéticos. 

Um ótimo exemplo do quanto as pérgolas podem contribuir perfeitamente para o desenho da casa, é este projeto onde o marrom escuro da madeira compõe um lindo conjunto com a cobertura de vidro e a fachada.

3. Para cobrir a entrada de casa

Neste projeto, a utilização da pérgola como parte da entrada principal trouxe acolhimento e elegância ao espaço. A escolha por uma estrutura de cor mais escura para contrastar com o branco das paredes ficou simplesmente incrível.

4. Uma pérgola metálica

As pérgolas tradicionais contam com pilares ou paredes para sustentar o telhado. Neste sentido, o desenho preferido para muitas pessoas é o moderno. 

Neste exemplo da imagem, a estrutura metálica é fixada às paredes. As vantagens das pérgolas construídas com este tipo de material é a resistência às grandes mudanças climáticas, o que a torna perfeita para regiões tropicais.

5. Na cor branca

Se normalmente notamos as pérgolas construídas com o tom natural da madeira, ou ainda com acabamento de verniz em tom mais escuro, a ideia de pintar a estrutura com cores claras pode proporcionar elegância e acolhimento. 

6. Em estilo rústico

homify Casas modernas

Quando falamos em madeira, naturalmente, nos vêm a beleza e elegância do estilo rústico em mente. Para compor um espaço perfeito, a combinação de pérgola e piso em madeira ficará belíssima. Complementando o espaço, opte por um delicado jardim que marcará a recepção aos convidados. 

7. Para os românticos

A cobertura das pérgolas não necessariamente precisa contar apenas com vidro ou outro material transparente. Neste projeto, podemos notar o quanto a cobertura com flores trouxe um efeito visual romântico e incrivelmente lindo ao lar. 

8. Um toque grego

Se você desejar dar um toque clássico à sua casa, nada melhor do que contar com colunas em estilo grego para marcar a entrada. Na imagem, esta ideia foi muito bem complementada com a presença de cortinas em tom claro. Os detalhes frisados nas laterais foram perfeitos para finalizar o projeto com perfeição.

9. Estilo campestre

Ótimas para oferecer a sensação de acolhimento, as pérgolas são perfeitas para marcar a fachada principal da casa. Caso a ideia seja reforçar o desenho no estilo campestre do espaço, uma ótima ideia é a opção por uma cobertura de bambus e plantas trepadeiras para marcar a estrutura.

10. Com desenho irregular

Por fim, trouxemos este belíssimo projeto com cobertura de linhas curvas que somaram um toque moderno ao lindo lar de pedras. A boa soma entre a estrutura na cor preta e as paredes brancas trouxe um resultado sensível e elegante ao lar.

De qual ideia você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista