10 dicas para a compra de tapetes sem erro!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

O momento da escolha ou da compra de tapetes para quem está finalizando a decoração de um cômodo é uma hora decisiva e que exige atenção redobrada. As dúvidas sobre a escolha e sobre a decisão da peça correta para ser adicionada a determinado ambiente perseguem muitos.

Os tapetes são elementos de extrema importância, principalmente na hora de completar ou finalizar a decoração de um quarto ou uma sala de estar. Estes belos artigos decorativos são capazes de delimitar espaços e transformam espaços básicos em lugares mais interessantes e agradáveis. Adicionar um tapete em um cômodo pode ter um efeito muito funcional. Além da função visual, eles atuam de forma a aquecer o lar e também são responsáveis por isolar barulhos no piso.

A compra do tapete selecionado deve acontecer quando o conceito da decoração já está mais afinado e os artigos decorativos de grande impacto já foram definidos. Desta maneira, fica mais fácil de escolher uma peça que case perfeitamente com o clima e com o aspecto visual do ambiente. O formato, o tamanho, o estilo e as cores devem ser levadas em consideração para acentuar a harmonia no local.

Aqui, você ficará por dentro de algumas dicas que podem te ajudar na busca e na compra do tapete perfeito para ser adicionado no seu ambiente. Confira!

Elementos ao redor

Sala de estar  por Ysk Dekorasyon
Ysk Dekorasyon

OTURMA ODASI TASARIMLARI

Ysk Dekorasyon

Preste atenção nos mínimos detalhes do visual dos elementos decorativos que ficarão dispostos ao redor do tapete. Vale considerar na hora da compra que as cores dos tapetes devem estar de acordo com o resto da decoração. Além disso, a mistura entre matizes pode ser usado para reforçar a base de outras cores cores. Inclusive, se elas forem nos mesmos tons dos sofás e de móveis parecidos. Outra dica é o uso do contraste com os elementos principais. Desta forma, pode se dar cor e alegria, através do uso de cores marcantes ou estampas cheias de detalhes.

Dimensões

Se optar por comprar um tapete pronto que tenha uma medida única, é necessário se atentar e checar com cautela as dimensões dos móveis e ambientes em si. Tomando este cuidado, se evita que a chance de não ter uma peça adequada para o cômodo em questão. A grande vantagem do uso dos tapetes modernos,  e que são fabricados sob medida, é que eles podem ser planejados de acordo com as dimensões disponíveis no espaço onde serão usados. Assim, o resultado do projeto é uma decoração mais harmônica e aconchegante na residência.

Avaliar o espaço

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva: Sala de estar  por Bruschini Arquitetura
Bruschini Arquitetura

Apartamento Gabriel Monteiro da Silva

Bruschini Arquitetura

Em casas pequenas e ambientes integrados é importante primeiro avaliar se realmente é necessário adicionar um tapete neste local e qual seria o resultado dessa adição. É válido que a medida seja levada em consideração. Em muitos ambientes que contam com mesas de centro, é interessante que o tapete tenha uma borda a mais do que a área ocupada pela mesa. Em decorações modernas que contam com paredes brancas e com elementos que conversam entre si, uma opção é adicionar uma dupla de tapetes em duas cores. O jogo de sobreposições e da mistura cromática pode contribuir para um ambiente divertido e jovem.

Peças pequenas para os corredores

Residência Estilo Europeu: Sala de estar  por Saly Gignon
Saly Gignon

Residência Estilo Europeu

Saly Gignon

Um fator interessante para se pensar na hora da compra é sobre os tapetes pequenos. Se a decoração for em um corredor ou em um ambiente mais retangular, o uso de mais de um item em um tamanho reduzido pode causar um efeito visual bonito e harmônico. Esta é uma maneira prática de integrar os espaços e espalhar texturas pelo ambiente. O resultado é um cômodo recheado de texturas e cores, marcado por jogos visuais de movimento e ritmo.

Medida do sofá

Na hora da compra do tapete, é válido medir as dimensões do sofá que ficará próximo. Para o tapete ficar proporcional na sala de estar é importante usar a medida do sofá como ponto de partida. É indicado que o tapete se prolongue por debaixo do sofá um mínimo 20cm e no máximo até a metade da profundidade. Nas laterais, pode se usar uma medida semelhante para poltronas ou cadeiras que ficarão a volta, como nesta sala de estar projetada pelo escritório Juliana Muchon Arquitetura e Interiores.

Animal print

Os tapetes de pele de animais ou em estampas de animal print podem contribuir para cômodos com décor moderno ou minimalista. Na hora da compra ou da escolha do tapete, tente verificar se os formatos dos tapetes em pele animal funcionam bem com o tipo de piso presente na sua casa. O ideal é não dispor os móveis sobre ele. Os formatos mais soltos e orgânicos funcionam bem em salas grandes e com piso em madeira clara em muitas das vezes.

Estampados

Na hora da compra de um tapete para um cômodo moderno e monocromático, é interessante pensar em uma peça que conte grafismos e padrões. Desta forma, o ambiente pode ficar mais descontraído e divertido. Os padrões e estampas são capazes de quebrar a seriedade de ambientes acinzentados ou decorados em cores mais sóbrias. O uso mais interessante desse formato é em salas de estar ou em salas de TV, já que dão um efeito mais confortável e conseguem expandir um pouco do espaço.

Cores

Sala de estar  por Trabcelona Design
Trabcelona Design

münih corner

Trabcelona Design

A paleta cromática da decoração já deve estar decidida quando for a hora da compra do tapete. Para ambientes sóbrios, onde cores neutras e leves dominam, pode se usar tapetes com cores marcantes e fortes. A peça trará um clima agradável e descolado para o local. 

Para salas de estar onde a paleta cromática da maioria dos elementos for forte e chamativa, é indicado usar tapetes com tons semelhantes ou então, em matizes neutros.

Uma dica para a disposição é não encostar o tapete nas paredes. Eles devem funcionar como peças soltas e emolduradas pelo piso.  As peças também não devem avançar pelas passagens, desta forma não provocam problemas de escorregar.

O piso

Sala de estar  por MADE IN DESIGN
MADE IN DESIGN

Sofa Mags – hay

MADE IN DESIGN

Preste atenção no piso do ambiente onde o tapete ficará disposto antes do momento da compra. O tapete deve estar em harmonia com o piso sobre o qual vai ficar. No caso de revestimentos mais pesados e marcantes, como o granito, o ideal são tapetes mais lisos. Vale observar a tonalidade: se o piso for bege, branco ou cinza, é importante escolher cores que façam sentido com essas. Para pisos texturizados ou com desenhos clássicos, é indicado comprar tapetes lisos e com cores sóbrias.

Peças mais artesanais

Sala de estar  por NEST
NEST

Sala de té

NEST

Os tapetes artesanais são atemporais e muitos são dotados de um aspecto delicado e inteiramente feito à mão. São peças indicadas para a compra para vários estilos de decorações. Combinam com quase qualquer tipo de ambiente. Estes tapetes atuam de forma harmônica com estéticas mais clássicas, contemporâneas e também conseguem proporcionar contraste em lugares com décor moderno. Para mais dicas sobre tapetes e decoração, confira 10 ideias de tapetes para sala.

Você está em busca de um tapete para finalizar a decoração de sua casa? Qual destes modelos você compraria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!