CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO: Casas  por spbr arquitetos

7 passos para ter um quintal dos sonhos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma das principais razões pelas quais as pessoas ainda preferem morar em casa é poder desfrutar de um quintal como área livre e privativa para a curtir a família e os amigos. Mas não basta apenas ter um espaço livre. Sem os cuidados necessários, o quintal pode se tornar um transtorno.  

Hoje apresentamos sete dicas para você ter um quintal dos sonhos e poder desfrutar da área externa da casa com mais conforto e requinte. Confira a seguir sete dicas de como aproveitar melhor a área externa da casa e torná-la mais funcional, convidativa e bonita.

1. ​Crie um espaço para receber os amigos

Espaço Gourmet - Ville Bosquée: Salas de jantar modernas por Aonze Arquitetura
Aonze Arquitetura

Espaço Gourmet – Ville Bosquée

Aonze Arquitetura

A área externa da casa pode ser um espaço de convívio tão agradável e confortável para receber os amigos quanto à área interna, desde que dotada da infraestrutura adequada. Se você adora receber os amigos e adora cozinhar, inspire-se neste projeto e transforme uma parte do quintal em um espaço gourmet. Neste projeto, o espaço gourmet se integra ao living room e conta com uma cobertura de vidro e uma pérgola de madeira, proporcionando conforto e o contato prazeroso com a natureza.

2. Reserve uma ampla área livre para o quintal

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO: Casas  por spbr arquitetos
spbr arquitetos

CASA DE FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO

spbr arquitetos

O projeto do quintal dos sonhos começa na prancheta do arquiteto. É durante a elaboração do projeto arquitetônico que se define a ocupação do lote. O modo como o edifício será implantado no terreno definirá a configuração e a dimensão do seu quintal. Se você deseja um quintal mais amplo para aproveitar como área livre, como área verde ou como área de lazer opte por uma casa de dois pavimentos ou sobre pilotis, de modo a liberar mais espaço no terreno, ou por uma planta em forma de L, que gera um pátio para ser aproveitado como área livre.

​3. Priorize a limpeza e a organização do quintal

Varanda, alpendre e terraço  por homify

Uma aparência desleixada causa uma péssima impressão. Portanto, o quintal necessita de certos cuidados. Procure sempre manter o quintal limpo e organizado. Quem tem crianças ou bichos de estimação em casa, sabe o quanto eles apreciam um gramado para correr e brincar. Um quintal organizado e limpo garante não só uma boa aparência, mas garante também a segurança dos familiares e dos pets.

4. Construa um spa privativo

Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

A vantagem de ter um quintal é poder transformar este espaço livre em uma área de lazer privativa, para curtir os dias de folga com a família sem sair de casa. O quintal é o lugar ideal para a área de lazer. Inspire-se neste projeto e converta uma parte do seu quintal em um pequeno spa, com espreguiçadeiras e uma banheira jacuzzi ou uma pequena piscina, para você e sua família desfrutarem os dias de folga com mais comodidade.

​5. Torne o quintal mais convidativo

MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA 2014:   por Wolfgang Schlögel Paisagismo
Wolfgang Schlögel Paisagismo

MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA 2014

Wolfgang Schlögel Paisagismo

A área externa da residência é um espaço ideal para desfrutar os dias de calor e para receber os amigos em um ambiente mais informal e descontraído. Mas é preciso garantir a proteção contra o sol e o conforto do ambiente de modo a tornar o espaço mais convidativo as atividades ao ar livre. Inspire-se neste projeto e crie um espaço lounge, com deck e móveis de madeira, guarda-sol e um jardim vertical, que deixará a área externa mais convidativa e bonita.

​6. Invista no paisagismo

Um quintal dos sonhos é aquele que satisfaz as necessidades dos moradores e que proporciona a interação com a natureza e experiências sensoriais, explorando a visão, o olfato, o tato e, principalmente, a sensibilidade (ou a intuição). O projeto de paisagismo é uma ferramenta essencial para quem deseja ter um quintal com qualidades ambientais e estéticas diferenciadas. É o projeto paisagístico que definirá as áreas de estar, as áreas de contemplação, o espaço de circulação (os caminhos) e os tipos de plantas e materiais de acabamento.

​7. Invista na iluminação do jardim

Além do projeto paisagístico, invista também no projeto luminotécnico do jardim. A iluminação da área externa tem diversas funções: iluminar os caminhos, garantir a segurança dos moradores e da propriedade, destacar a vegetação do jardim e também realçar a volumetria e as texturas da residência. A iluminação criará efeitos de sombras e valorizará ainda mais o edifício.

O que você gostaria de ter em seu quintal: um espaço lounge, gourmet ou um spa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!