Casa super compacta e estilosa!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Com quantas tábuas de madeira se faz uma casa linda, funcional e confortável? Nos dias de hoje, em que a ordem é a sustentabilidade, a madeira, originária de áreas de reflorestamento, é o material mais indicado como elemento construtivo, porque demanda baixo consumo de energia para sua produção e ainda contribui para a absorção de dióxido de carbono da atmosfera, capturado pela mata em constante desenvolvimento. Por esta razão e pela sua durabilidade e qualidades estéticas, a madeira tem sido cada vez mais valorizada na arquitetura e no design, em construções tradicionais ou modernas.  

Este projeto compacto e autêntico, de autoria do estúdio Hofgut Hafnerleiten, situado no estado da Bavária na Alemanha, responderá com quantas tábuas de madeira se faz uma residência única e encantadora! O projeto é composto de três cabanas compactas de madeira, denominadas Casa no Lago, Casa no Campo, Casa no Bosque, todas revestidas com tábuas verticais pintadas de preto e com a forma tradicional de telhado de duas águas. O que as diferenciam é justamente a localização, as aberturas que exploram as vistas do entorno e a decoração do ambiente. 

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto de forma tradicional que explora o potencial e as qualidades estéticas da madeira e busca a integração com seu entorno imediato, marcado pelas beleza e exuberância da paisagem natural.

Fachada lateral

A madeira é empregada como único material de revestimento, revestindo todas as superfícies externas, as quatro paredes e também as superfícies da cobertura, criando um único bloco monolítico de cor preta. Apesar do aspecto sóbrio e fechado, as casas possuem painéis de madeira móveis, que permitem aos usuários controlar a entrada de luz e o nível de privacidade, e generosas aberturas de vidro, fixas e móveis, que promovem a integração dos espaços internos com a paisagem natural circundante.

A escolha do material da casa é uma das mais importantes. Se você tiver interesse em conhecer uma casa feita de concreto aparente, leia este artigo.

Fachada frontal

Todas as três cabanas de madeira são caracterizadas pela tradicional, marcada pela cobertura inclinada de duas águas, porém a ausência de beiral e a predominância do revestimento de madeira, na cor preta, realçam o purismo formal e o estilo contemporâneo das edificações. A cor preta predominante das superfícies externas contrasta com a paisagem natural e também com o aspecto natural da madeira nos ambientes internos. Neste projeto, da Casa de Campo, uma passarela elevada de madeira conduz o usuário até entrada principal, marcada pela marquise e fechamento de madeira, que também podem ser vistos na versão miniatura da casa, situada no início da passarela.

Cozinha estilo americana

Devido à questões de ordem prática, de otimização espacial, o projeto optou pela cozinha em estilo americano. A maior vantagem deste estilo de cozinha linear é a possibilidade de otimizar espaços, como corredores e ambientes de largura reduzida. Neste projeto, a cozinha ocupa um nicho e o espaço de circulação (do corredor) serve como área de trabalho. O painel em forma de quadro negro serve de mural de recados e agrega funcionalidade e simpatia ao ambiente. As cores claras contribuem para a difusão da luz natural que invade o ambiente desde a abertura do final do corredor.

Sala de estar

Apesar do aspecto sóbrio das superfícies escuras das cabanas, no interior somos surpreendidos pela luminosidade abundante e pelo aspecto natural e rústico dos painéis de madeira que revestem as paredes internas. O living room da Casa de Campo é caracterizada pelas aberturas generosas, que descortinam a paisagem campestre que serve de ornamentação do ambiente. A abertura lateral se projeta para o exterior, servindo como nicho e sala de estar e acomodando um sofá. O mobiliário de madeira de design contemporâneo e cor preta combina com o piso de concreto pintado, realçando a sofisticação e a sensação de acolhimento do ambiente. 

Living room

O living room da Casa do Lago privilegia o espaço de estar. Um nicho lateral abriga a sala de jantar, compacta, enquanto o espaço mais amplo é reservado à função de estar. Um sofá embutido em forma de L otimiza o uso do espaço, liberando espaço para circulação e para uma lareira a lenha, situada no centro do ambiente. A decoração é simples e valoriza as texturas e cores naturais da madeira que reveste todas as paredes e as superfícies do teto, de duas águas.

Terraço

O difícil é escolher qual a casa mais agradável e aconchegante para se hospedar. O living room da Casa do Lago se integra ao terraço, que se inicia na sala de estar e se estende para o espaço exterior, onde é possível intensificar o contato com a natureza e contemplar a paisagem natural e o sol, tão importante para os Europeus, principalmente nos longos e lúgubres meses de inverno. As cadeiras de design arrojado e cor vibrante contrastam com a rusticidade da madeira e dá um toque de cor e sofisticação ao ambiente.

Dormitório

Do que precisamos nas noites de férias? De um quarto e cama confortáveis e de muita tranquilidade. Pois este dormitório oferece tudo isto. Além da cama confortável, a vista espetacular para o bosque, emoldurada pela ampla janela, traz a natureza para o ambiente e luz natural abundante. As superfícies de madeira tornam o ambiente ainda mais aconchegante.

Quarto principal

A combinação de tons contrastantes da madeira é parte conceitual do projeto. Neste dormitório, além das superfícies de madeira, um forro rebaixado de madeira, na cor preta, torna o ambiente mais sofisticado e intimista. A janela saliente, que se projeta para o exterior, traz a natureza para ornamentar o ambiente e serve ainda como espaço de estar, acomodando um pequeno sofá. Um lugar perfeito para ler um livro e contemplar a paisagem natural. 

Banheiro

No banheiro, além da combinação de cores neutras, da madeira e do mármore, o destaque são as aberturas. A abertura zenital permite a entrada abundante de luz natural sem prejudicar a privacidade dos usuários, enquanto uma abertura linear discreta permite o contato visual com o living room. A banheira é um convite para relaxar e curtir um momento de paz contemplando o céu estrelado.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Estas cabanas são para hóspedes, mas você se mudaria para uma delas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!