7 formas incríveis para guardar sapatos

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Organizar sapatos em espaços com pouca área costuma ser um problema. Muitas vezes, eles ficam amontoados em um canto, dificultando a circulação no ambiente e transformando o quarto em um espaço sem ordem. As alternativas existem e é preciso usar a criatividade para mudar esta situação. Uma boa ideia é usar outros espaços da casa para armazenar seus calçados ou até mesmo usá-los como parte da decoração do quarto.

Nos apartamentos pequenos é muito comum não ter espaço o suficiente para organizar tudo o que é preciso. Em relação a organização do quarto, é mais complicado ainda. Principalmente, quando o assunto é sapato. Esses itens do vestuário ocupam espaço, mas podem contribuir com o décor do ambiente, se forem organizados de uma maneira interessante.

Para começar, é necessário remover todos os sapatos do armário ou do closet. Faça doações e desapegue dos modelos que não pretende usar. Em seguida, separe os pares de acordo com a frequência que são normalmente usados. Os modelos também podem ser separados de formas agrupadas, como sandálias com sandálias e tênis com tênis.

Os sapatos podem ser armazenados em diferentes locais, como closet, armários, sapateiros, araras e outras formas alternativas que podem ser muito divertidas. Aqui, você ficará por dentro de algumas dicas para te ajudar nesta tarefa.

6. Sapatos no closet

Reservas do Vale: Closets clássicos por Projecta Arquitetura
Projecta Arquitetura

Reservas do Vale

Projecta Arquitetura

Neste closet projetado pelo escritório Projecta Arquitetura, temos um ambiente dividido pelas roupas, acessórios e sapatos. Esta é uma ideia super simples e que pode facilitar muito a vida de quem sofre para arrumar as áreas para deixar os sapatos separados por estilo ou cor. O que se precisa é, basicamente, uma parede livre no closet ou em um cômodo especial para acessórios do vestuário. Uma das paredes pode ter a função de organizar as sandálias, outra pode organizar as botas e assim por diante. Tudo depende do volume de sapatos que se tem no ambiente. O resultado é um cômodo que facilita a vida na hora de escolher a roupa pela manhã e com uma estética em harmonia.

1. Armazenamento com ganchos

Sapateira suspensa: Quarto  por Masutti Copat
Masutti Copat

Sapateira suspensa

Masutti Copat

Os ganchos para sapatos podem ser elementos muito úteis na organização do espaço de um quarto. A parede menos usada do quarto ou até mesmo os mastros encontrados dentro dos armários que não estão sendo utilizados podem ser usados para receber os ganchos. Para os sapatos que ficam nas paredes, será preciso dedicar atenção especial à limpeza para que os pares não acumulem poeira. Outra opção é guardá-los embrulhados em plásticos transparentes nos ganchos.

2. Sapatos na arara

Quarto  por &New
&New

'A' Clothes Rail

&New

As araras para roupa e cabideiros que contam com um suporte em suas bases podem receber os sapatos no quarto. Este espaço pode proporcionar organização, bem como deixar o ambiente interessante exibindo sapatos coloridos. Além disso, suportes especiais podem ser adicionados em determinados modelos de arara. Caso a arara seja confeccionada em um modelo onde não haja espaço para adicionar os suportes, o sapatos podem ser colocados na parte inferior deste móvel. Eles podem ficar dispostos em fileiras e organizados por cores ou estilos.

3. Escadinha para sapatos

Quarto de crianças  por marengo espacios y formas
marengo espacios y formas

Zapatero-perchero infantil a pared

marengo espacios y formas

Os sapateiros para crianças em formatos divertidos podem ser ótimas soluções a serem adicionadas nos quartos dos pequenos. Seguindo modelos de escadinhas, as bandejas destes sapateiros otimizam o espaço e são capazes de gerarem disciplina no ambiente. Estes organizadores de sapato têm um design arrojado em formatos de árvores estilizadas e quase geométricas. As cores utilizadas, vermelho e o amarelo, aparecem na peça trazendo alegria e energia para este ambiente. A altura da peça pode ser interessante, pois o móvel não precisa ser trocado tão cedo com o crescimento da criança. O resultado é um quarto de criança bonito, disciplinado e com estilo

4. Gabinete para sapatos

mmagalhães estúdio_Sapateira: Quarto  por mmagalhães estúdio
mmagalhães estúdio

mmagalhães estúdio_Sapateira

mmagalhães estúdio

Alguns armários contam com setores dedicados para armazenar os sapatos. Muitas vezes, eles seguem o formato de prateleiras inclinadas que acabam por não ocupar espaço e não afetam a circulação do ambiente. Caso se tenha alguma gaveta sobrando, os calçados podem ficar dispostos da mesma forma que ficam em uma estante. O ponto alto desta maneira de guardar os sapatos é a maneira como eles ficam dispostos, o que facilita no momento da escolha e na ordem por cores. A porta do armário pode ficar fechada, não expondo os pares de sapato. 

7. Alternativa

Sala de estar  por Herman Cph
Herman Cph

PULK –

Herman Cph

Algumas artefatos para armazenar sapatos seguindo formatos inusitados podem trazer um ar muito mais moderno e interessante para um quarto. Este, por exemplo, é um elemento decorativo e funcional que segue um formato de trenó. Esta peça vintage confeccionada em tiras de madeira oferece um design interessante e espaço o suficiente para os sapatos serem armazenados. Os pares podem ficar organizados no interior deste elemento ou podem também ficar apoiados no seu topo, seguindo fileiras. Este móvel pode receber outros elementos em seu topo para acentuar a decoração e a personalidade do quarto.

5. Otimizando espaço

Sapateira porta-botas: Quarto  por Masutti Copat
Masutti Copat

Sapateira porta-botas

Masutti Copat

Uma maneira funcional para se otimizar ambientes, se as roupas não ocupam todo o espaço do armário, pode ser o organizador de botas. Estes calçados podem ser grandes empecilhos devido ao tamanho dos seus canos ou dos seus saltos. Estes suportes podem ser adicionados a nichos vazios dos armários ou compartimentos dos closets. As botas podem ficar guardadas com disciplina e até mesmo podem ficar protegidas de poeira. Além disso, as botas de cano mole podem ficar mais interessantes expostas desta maneira. Caso queira mais dicas de sapateiros belos e funcionais, confira Não sabe onde guardar os sapatos? Conheça esses sapateiros!.

Você usaria alguma dessas maneiras para guardar seus sapatos? Qual delas funcionaria melhor em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!