Grandes ideias para pequenos jardins!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Quem não sonha em ter em casa um lindo jardim? Mas quem acha que só pode realizar o desejo em uma casa grande espaçosa e com um imenso quintal, está completamente enganado! Um pequeno espaço da sua casa pode se tornar um lindo jardim. Um caminho florido ou com plantas selvagens ou simples folhagens, pode ser muito agradável para relaxar, descansar e respirar um pouco de ar puro. É sempre uma ótima ideia decorativa para valorizar espaços pequenos, pois além de trazerem mais vida pra dentro da sua casa, e ainda vai nos proporcionar um cantinho muito aconchegante para momentos de relaxamento e paz.

Muitas casas e apartamentos contam com apenas pequenas varandas, sacadas ou terraços e com isso, cada vez mais os jardins pequenos vêm tomado espaço na área de decoração e paisagismo. Para construir uma belo jardim na sua casa, não é preciso muitos gastos, o necessário é organizar os itens necessários e claro ter bom gosto e sabedoria para escolher as plantas e flores certas para compor esse ambiente tão  especial para o lar. 

A disposição das plantas pode ser feitas em diversas maneiras. Vasos de vários tamanhos espalhados pelo jardim, canteiros ao redor da casa ou entre o hall e corredor do apartamento e também os jardins verticais, que é a grande tendência, além de serem bem práticos e servirem com uma perfeita alternativa para varandas de apartamentos ou ambientes menores da casa. O uso de piso e estruturas de madeira, também é bastante apreciado na decoração de jardins caseiros, e seu uso irá lhe proporcionar um ambiente tranquilo para apreciar a natureza, além de trazer um charme a mais ao ambiente.

 A homify preparou este artigo com algumas dicas pra você aproveitar seu pequeno espaço da melhor maneira possível e idealizar um belo jardim! 

Um cantinho oriental

Crie um ponto de foco no seu pequeno jardim. Pode ser uma cadeira ou banco colorido,  como neste cômodo, que possui um  mobiliário com  estilo oriental, que se destaca no ambiente e valoriza o espaço, criando um ambiente equilibrado em cores e com uma gostosa sensação relaxante e calma. 

O jardim subiu

Quem não tem muito espaço em casa ou mora em apartamento, também pode ter um jardim! A dica de é apostar em painéis verticais, como estes feitos com tiras de madeiras presas a parede, onde você pode colocar suas plantas ou flores favoritas. Esta solução é prática e muito fácil de fazer, garantindo um visual verde para sua residência num piscar de olhos.

Jardim na varanda

Um projeto de paisagismo transformou esta varanda em espaço, alegre, relaxante e cheio de vida. Aqui cada cantinho tem um detalhe especial, as plantas espalhadas pelo ambiente, estão expostas em vasos que compõem uma decoração mais acolhedora. A decoração é cheia de elementos com estilo rústico e coloniais, com móveis que lembram uma deliciosa casa de campo. As paredes possuem cor quente que iluminam o espaço, junto a , a estrutura de madeira aplicada ao teto, recebe um delicado e nobre tecido branco que cobre o ambiente, aproximando ainda mais o espaço para um clima acolhedor e confortável.

Jardim inteligente

Neste ambiente com móveis assinados pelo estúdio Amélia Tarozzo, o espaço horizontal é limitado. Uma boa alternativa é construir um jardim vertical, usando um painel em madeira para suspender alguns vasos de plantas. Decore todo o espaço com vaso com plantas maiores e também adicione uma cadeira, transformando este pequeno jardim em um retiro atraente, onde se pode descansar ou ler.

Verde dentro de casa

Exponha sua plantas e faça um  lindo jardim na sua sala de estar! Este criativo projeto assinado pelo arquiteto de interiores Lucio Nocito, fez da estante na sala, um ótimo ambiente para exibir plantas e e flores, e criar um área verde bem agradável no seu apartamento. é preciso atentar-se para a seleção de espécies que se conseguem se desenvolver bem em ambientes internos e que permanecem bonitas por mais tempo.

Espaço para relaxar

Para transformar um canto do seu cômodo em um pequenos jardim com espaço destinado a descanso e leitura, posicione vasos de diversos tamanhos próximos na lateral do ambiente juntamente com móveis como espreguiçadeiras ou um futon largo e confortável, posicione itens de cores mais suaves e menores (folhas e flores) mais afastados. Isto ajuda a proporcionar a ilusão de um espaço maior.

Jardim de inverno

Neste ambiente projetado pelo estúdio polonês  Autorski Studio,jardim de inverno ganha o ponto central da casa, com estrutura em vidro que divide a área da casa e do jardim, se tornando um ambiente protegido para abrigar varias especies de plantas e flores em vasos, trazendo uma bela harmonia. O chão de pedras, contribui para um ara mais rustico no ambiente, criando uma ambientação mais próxima do natural. A iluminação neste local é muito importante, pois ajuda no cuidado com as plantas e garante que esse ambiente tenha sempre a temperatura adequada, além de ser um espaço especial da casa, perfeitos para para relaxar e estar com a familia.

Na entrada da casa

Um iluminado jardim pode encantar ainda mais sua residência. Nesse projeto dos espanhóis Egue Y Seta, o corredor de entrada do loft ganha um  requintado espaço verde nas laterais. O ambiente tem estrutura com piso e cobertura em madeira, e ainda conta a com a iluminação natural no espaço aberto, ajudando no cuidado com as plantas e garantindo um clima charmoso e bem receptivo.

Jardim entre as escadas

Os ambientes internos como, halls de entrada, corredores e embaixo das escadas, também são locais perfeitos para s construir um jardim e dar a este ambiente um pouco mais de leveza e um contato com a natureza. Neste projeto para uma cobertura, o arquiteto, utilizou o vão embaixo da escada e transformou este espaço em uma bela área verde, com folhagens e plantas maiores, que impõem no espaço e se destacam. A parede de vidro localizada no fundo do jardim disposta estrategicamente, para aproveitar a luz natural. 

Um lindo canteiro

Nesta residência, uma forma simples para obter um cantinho com mais verde em sua casa e suavizar o aspecto frio de uma parede, é construir um jardim, ou até uma horta, com temperos e ervas para seu uso, e ainda garantir um visual natural no pequeno espaço na lateral da casa. Este charmoso canteiro, é um projeto do arquiteto de interiores Aquiles Nicolas Kiláris.

Gostou das ideias de jardins pequenos mostradas neste artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!