​APARTAMENTO APINAGÉS: Quartos  por Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

13 dicas para decorar quartos pequenos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Os quartos pequenos sempre parecem fadados a uma decoração simples voltada ao absolutamente necessários. No entanto, existem várias maneiras de otimizar esses ambientes para que haja não apenas mais espaço para as coisas, mas também mais beleza e personalidade.

Lançar mão da decoração planejada é uma excelente maneira de se conseguir isso. Uma das práticas mais comuns é embutir as coisas. Assim, pode-se embutir o armário, a TV, as gavetas, entre outros itens, e se ganhar muito espaço. Pode-se também criar alternativas para o armário, a estante de livros ou a mesa de cabeceira utilizando nichos, prateleiras, armários suspensos e displays ou, então, dando a um móvel uma dupla função.

As nossas 12 soluções para quartos pequenos vão ajudá-lo a encontrar novas possibilidades para o seu espaço! 

Instalar poucos móveis: a cama com poucos adornos

Terraços  por cs
cs

Perfecto para dos

cs
cs
cs

Apostar em poucos móveis facilita a decoração do quarto e deixa-o com ar clean. Nesse caso, capriche nas roupas de cama e na  cabeceira. 

TV embutida

Muita gente ainda gosta de assistir a filmes e séries no conforto do quarto de dormir. Quando o quarto é pequeno, uma solução pode ser embutir a TV na parede, o que deixa ainda o espaço com aparência mais clean e leve, já que os fios e tudo mais desaparecem atrás da estrutura. .

Cama de solteiro

Um quarto pequeno muitas vezes só comporta mesmo uma cama de solteiro, permitindo assim uma melhor circulação e também a disposição de uma pequena poltrona, se for o caso. Para crianças, a cama de solteiro é perfeita. Já para jovens estudantes, pode não ser a ideal, mas é a solução mais confortável. Isso porque o sofá-cama não costuma primar por esse aspecto. O segredo é cobrir a cama com muitas almofadas de forma a improvisar um sofá para o caso da recepção de amigos. 

Beliche

Outra alternativa para quartos de crianças ou para quando se tem dois ou mais irmãos dividindo o quarto é o beliche. Existem inúmeros modelos nos mais variados estilos, portanto só é preciso escolher. Além de melhorar a circulação no quarto pequeno, o beliche deixa espaço para que se instale uma bancada de estudos, vital para crianças em idade escolar.

Estantes embutidas na cama

Suíte Bailarina: Quartos  por fpr Studio
fpr Studio

Suíte Bailarina

fpr Studio

Planejar o quarto também pode otimizar o espaço. Um exemplo é a cama cuja estrutura abriga ainda estantes em toda a sua volta, ajudando a organizar livros, revistas e muitas outras coisas, e também tem uma escadinha de acesso ao colchão. Pode ser muito prático e, ainda, divertido para crianças e adolescentes que gostam de novidades como essa.  

Gavetões embutidos na cama

Apartamento AF: Quartos  por Passo3 Arquitetura
Passo3 Arquitetura

Apartamento AF

Passo3 Arquitetura

Outra forma de economizar espaço em um quarto pequeno é ter uma cama com gavetões embutidos, que podem guardar roupas de cama, calçados e outras coisas. Tudo fica bem escondidinho e o quarto fica mais limpo e arrumado, com um ar de leveza e organização. 

Cama extra

A cama de solteiro de um quarto pequeno pode também ter algo que já é bem tradicional: uma cama extra embutida na parte inferior, pronta para receber um parente ou amigo em visita. Para as crianças, isso é bastante conveniente, já que elas adoram receber amiguinhos para passar a noite. 

Armário embutido

O armário embutido é um grande aliado do quarto pequeno, pois permite organizar e guardar não só as roupas pessoais, mas também roupas de cama e outros itens em um único espaço. Isso libera as demais paredes do quarto para a decoração e o mobiliário obrigatório, como a cama e a mesinha de cabeceira, e opcional, como uma cômoda ou uma poltrona.

Cômoda como mesa de cabeceira

Quando a quarto pequeno não comporta ao mesmo tempo uma cômoda e uma mesinha de cabeceira, a solução é simples: substitua a mesinha de cabeceira pela cômoda. Tendo a altura certa, a cômoda continua sendo cômoda, mas também serve de mesinha de cabeceira com o auxílio de uma bela luminária de mesa. Isso serve em todos os quartos, seja o de casal, o do jovem, o do adolescente ou o da criança ou bebê. Prático, o artifício dá um ar elegante ao espaço.

Prateleiras

APARTAMENTO ALTO PADRÃO: Quartos  por RB ARCHDESIGN
RB ARCHDESIGN

APARTAMENTO ALTO PADRÃO

RB ARCHDESIGN

Um quarto pequeno precisa ter todos os seus espaços aproveitados. É o caso das paredes, que podem receber prateleiras que ajudem a organizar e exibir os mais diversos objetos. Elas se adaptam aos mais diferentes cantinhos do quarto e não atrapalham em nada a circulação. Só é recomendável não exagerar na quantidade de prateleiras para não poluir visualmente o ambiente.

Nichos

Os nichos são como as prateleiras: práticos e decorativos. Eles podem ter os mais diversos formatos, como recipientes ou tipo prateleira, com ou sem portas. Podem ainda ser embutidos na parede ou sobreposto a ela. Como na imagem acima, pode-se usar nichos na parede acima da área de estudo para guardar materiais de papelaria, desenho e pintura. Ou então para guardar livros, objetos decorativos, esculturas, coleções as mais variadas, bonecos, jogos e brinquedos, entre outras coisas.

Display para livros e revistas

Em um quarto pequeno, pode-se substituir a estante de livros por displays estreitos que abrigam em pé as publicações. Além de resolver o problema do armazenamento de livros e revistas, o display facilita a busca dos itens e até estimula a leitura, já que fica com as publicações bem à vista. 

Armários suspensos e espelho

Quartos  por homify

Armários suspensos podem ficar muito bonitos em um quarto de casal pequeno. Na imagem acima, o quarto conta com armários suspensos com portas que ajudam a ocultar as coisas. Além disso, a mesa e a cadeira transparentes dão leveza ao quarto e servem tanto de mesa de trabalho quanto de mesinha de cabeceira. Para finalizar, o espelho amplia o espaço e confere brilho e sofisticação ao espaço.  

Qual é a sua solução favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!