Cozinhas ecléticas por ATELIER TAMA

6 dicas para construir uma casa pequena, mas especial

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos no Japão, para apresentar uma casa pequena com uma área social incrível, com espaços integrados e uma decoração simples e harmoniosa. A residência, projetada pelo estúdio Atelier Tama, se destaca pelo estilo tradicional, pelo uso inteligente da luz natural e pela organização espacial da área social, que privilegia a convivência familiar e a integração com o espaço exterior.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casa japonesa tradicional por fora e surpreendente por dentro? Então confira a seguir mais imagens e mais detalhes desta casa simples e encantadora, que traz uma ótima solução de layout para a área social.

1. Reserve espaço para uma varanda ou terraço

A residência conta ainda com um pequeno terraço, totalmente integrado ao living room através de portas-janelas de correr, que permitem o melhor aproveitamento da luz e da ventilação naturais.

O terraço funciona como uma extensão do living room, onde os moradores podem relaxar enquanto contemplam a vista para a paisagem natural circundante.

2. Crie uma entrada principal acolhedora, marcando a transição entre dentro e fora

A residência está organizada em dois pavimentos. A fachada principal é marcada pela forma tradicional, pelos generosos telhados de estilo japonês e pela combinação de materiais naturais, como madeira e pedra.

As casas japonesas costumam valorizar a entrada principal, marcando a transição do espaço público da rua para o espaço íntimo da casa. Nesta casa, a entrada principal foi concebida como um portal, com acesso elevado, colunas de madeira e um amplo telhado protegendo o espaço.

3. Espaços integrados na sala e cozinha fazem os ambientes parecerem maiores

O living room da residência é caracterizado pela integração dos espaços de convivência e pelo pé-direito duplo. Sala de estar, sala de jantar e cozinha formam um espaço único. Esta distribuição espacial buscou valorizar a convivência familiar e aproveitar melhor os espaços sem divisórias, tornando-os mais amplos.

sala de estar se destaca pelo pé-direito duplo, que permite a entrada de luz natural abundante através das janelas situadas na parte superior, que funcionam também como um exaustor natural, permitindo a saída do ar quente.

4. Cores neutras também reforçam a sensação de amplitude

No interior da residência predominam as superfícies neutras, paredes e forro pintados de branco e piso de madeira, que realça a sensação de aconchego dos ambientes. O mobiliário também se destaca pelo design simples e pelas cores neutras.

5. Se integrar sala de jantar e cozinha, lembre-se de coordenar a decoração

Outro destaque do projeto é a integração entre a cozinha e a sala de jantar, situadas lado a lado. A cozinha se destaca pela bancada em forma de ilha revestida de aço inox e pelos armários em marcenaria, com amplas portas de correr pintadas de branco.

A sala de jantar é composta de mesa de jantar de madeira, de cadeiras de cor preta, de dois pendentes e de um aparador de marcenaria. A parede de fundo pintada de lilás dá um toque de cor e mais personalidade ao ambiente.

6. Grandes esquadrias de vidro permitem que os ambientes pareçam ainda maiores

Esta imagem ilustra perfeitamente a vantagem da organização da área social como um espaço único. Este layout permite que os moradores estejam sempre em contato uns com os outros. Quem está na sala de jantar pode bater papo com quem está na sala de estar e quem cozinha pode ver Tv ou contemplar a vista para o exterior.

A coifa industrial é um acessório indispensável quando se opta por este tipo de distribuição espacial, com espaços sem divisórias, pois evita que a fumaça e o cheiro de comida se propague por todos os ambientes.

Mais informações sobre projetos e decoração de cozinhas, você encontra aqui.

Você gostaria de ver mais projetos com soluções de layout e organização espacial?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!