6 dicas de limpeza que o ajudará na próxima lida

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Con il Lavavetro VG100 di Folletto diamo il benvenuto alla primavera, Vorwerk Vorwerk Portas e janelas modernas
Loading admin actions …

Não há milagres (infelizmente)! Era tão bom se num estalar de dedos conseguíssemos ter a casa um brinco. Se era!! De facto, limpar a casa não é uma tarefa fácil e nada motivadora. Requer (muita) paciência, assiduidade e tempo. A realidade do nosso dia a dia é tão exaustiva, que ficamos sem tempo e nenhuma vontade para tratar destas tarefas, mas também não queremos viver numa desordem. Temos mesmo de contrariar esta falta de vontade e fazê-lo, que remédio! O nosso conselho é que consiga executá-la num dia de folga/ fim de semana ou então que reparta as tarefas por vários dias da semana. Por outro lado, quando maior for a manutenção diária, menor será o trabalho na hora da limpeza.

Para o ajudar a poupar tempo e a deixar a sua casa mais brilhante e desinfetada, partilhamos consigo os nossos 6 segredos mais bem guardados. Não se esqueça uma casa limpa é uma mente tranquila. Afinal, não há nada melhor do que chegar a casa e ver tudo em ordem. Quando está caótica, ficamos logo em pánico e assustados. 

Ora leia são apenas 6 espaços para a sua casa ganhar uma nova imagem…

1. Na sala: os sofás, os tapetes e almofadas

Casa PN, ZD+A ZD+A Salas de estar ecléticas

Inevitavelmente temos objetos ou artigos que se sujam, apanham nódoas, estragam-se com o tempo e ficam com pó. Por isso, é fundamental limpá-los e proceder a uma manutenção para vivermos num ambiente limpo, mas também para recebermos os nossos amigos, sem ter o stress de saber que tudo está caótico.

Pelo menos, uma vez por semana precisa de aspirar os tapetes, os mais pequenos e leves poderão ser arejados. Numa limpeza mais profunda lave o seu tapete, que poderá ser feita por profissionais, como numa lavandaria ou então por si, com bicarbonato de sódio ou vinagre ou ainda sabão líquido.

As almofadas devem ser sacudidas. Quando estiverem sujas pode lavá-las na máquina de lavar roupa. Leia na etiqueta o tipo de lavagem recomendada, pois algumas só poderão ser limpas a seco. 

A limpeza do sofá dependerá do material, mas todos podem ser aspirados ou limpos com um pano seco. Os de tecido podem ser limpos com uma escova e um alguidar de água com um pouco de vinagre branco. Os sofás em pele ou em camurça, apenas pode passar um pano ligeiramente húmido com um detergente neutro.

Nota: se andar em casa com chinelos, invés de sapatos, irá poupar trabalho. A casa ficará menos suja. 

2. Arejar áreas

Arejar todos os dias a nossa casa é FUNDAMENTAL, permite renovar o ar e remover cheiros. O quarto é uma das divisões que deve arejar mesmo, para não se esquecer abra a janela quando sai da cama, para o ar circular e manter a qualidade do mesmo. O ambiente fica mais fresco. 

Relativamente ao quarto, aconselhamos aos nossos leitores para aspirar o colchão da sua casa, de 15 em 15 dias. Como sabe, os ácaros e outros micróbios acumulam-se nos colchões e são responsáveis por grande parte das alergias.

3. Limpar e desinfetar a cozinha: frigorífico, fogão, bancada…

Beleza monocromática, FABRI FABRI Cozinhas minimalistas

Se for limpando a cozinha um pouco todos os dias e sempre depois de cozinhar, vai ver que no dia da limpeza, não precisará de perder grande tempo nela. Além disso, é importante manter este espaço higienizado, uma vez que cozinhamos lá e arrumamos os nossos bens alimentares. 

Depois da refeição, tenha a rotina de limpar o forno, o fogão ou o microondas, conforme o electrodoméstico que usou nesse dia. Os ótimos aliados de limpeza são os mais naturais e económicos, como o limão, o vinagre branco ou o bicarbonato de sódio, além de que estes ingredientes não são abrasivos para a saúde. 

Por outro lado, mantenha sempre tudo no devido lugar, depois de usar. Coloque diretamente no lixo o que não vai usar mais, invés de estar no frigorífico a ganhar bolor. Não deixe coisas espalhadas e verá que a cozinha parecerá sempre limpa e organizada.

Truque: Coloque um limão ou uma cebola cortada numa prateleira do frigorífico, para eliminar os odores e controlar a proliferação de bactérias. 

4. Lavar a casa de banho

Dizemos muitas vezes que para saber se uma casa ou um apartamento está limpo, é preciso verificar que a casa de banho esteja bem limpa! No fundo é lá que se tem a prova dos nove.

Com pequenos hábitos do quotidiano conseguimos manter uma casa de banho limpa. Por exemplo, depois de cada duche, pode usar uma raclete para vidros ou uma esponja, para evitar que as gotas de água acumulem-se e que a cabine de duche fique com manchas devido ao calcário da água. 

Depois de cada utilização, passe uma escova na sanita, com um produto de limpeza ou vinagre. 

Dica: o bicarbonato é um ótimo aliado para limpar o bolor, que provém da humidade.

5. Lavar vidros

Quando se fala em limpar vidros torcemos o nariz, parece uma tarefa sem fim e difícil. No entanto, se o fizermos com regularidade, por exemplo todos os meses, será mais fácil do que de 6 em 6 meses. 

O nosso conselho para esta dica é que primeiro limpe as janelas com uma esponja húmida (água e vinagre) e depois aplique o limpa-vidros e seque para finalizar.

Dica: se polir as janelas com umas folhas de jornal é uma forma de ter os vidros super brilhantes, pois o papel deixa uma película que é resistente à sujidade. 

6. Ser organizado

Onde é que deixa a roupa suja? No chão do quarto? No chão da casa de banho? Numa cadeira? Ok, nenhuma destas hipóteses são eficazes e dignas de uma casa arrumada. Bastará esforçar-se duas ou três vezes para ficar em piloto automático e guardar a sua roupa suja sempre no devido lugar. 

O truque é ter um cesto para roupa suja no quarto ou na casa de banho, assim acaba com a roupa espalhada por todo o lado. Será não só mais fácil na hora de pôr roupa a lavar, como também a sua casa terá de imediato um aspeto limpo e organizado. 

São pequenas coisas, que fazem grande diferença, na hora da faxina!!

Mais dicas de limpeza, neste livro de ideias: 6 dicas para limpar profundamente a sua casa.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista