Iluminação de ambientes

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Hofhaus 1890, Lichters Living Lichters Living Cozinhas campestres
Loading admin actions …

Não existe nada mais importante na hora de finalizar o projeto de um espaço do que pensar em sua iluminação. Todo o tempo gasto pensando em detalhes e planejando toda a decoração pode ir por água abaixo se o cômodo não receber iluminação apropriada. A luz não serve apenas para iluminar um ambiente de maneira geral, mas também para estabelecer focos de atenção e criar um jogo de luz e sombra, através do qual o clima do espaço é alterado. Possuir diversos pontos de iluminação e controle sobre eles é uma tática bastante inteligente, já que através disso você pode ter diferentes ambientes, sempre propícios ao momento que está vivendo. São infinitas as opções disponíveis no mercado quando se trata de recursos de iluminação. Luminárias, lustres, pontos isolados, barras de iluminação e velas, escolher o que vai combinar mais com o que você busca acaba não sendo uma tarefa tão simples. Justamente por isso, é cada vez mais comum no mercado a carreira de designer de luz, profissional especializado em desenhar a iluminação perfeita para a sua casa. 

Antes de você buscar um profissional preparado para te dar as melhores coordenadas, nós resolvemos juntar algumas referências para você ao menos ter idéia do que vai funcionar ou não em sua casa. Através dessas fotos, esperamos que você comece a imaginar o resultado que gostaria de causar em termos de iluminação. Confira esse Livro de Ideias e inspire-se!

Diferentes fontes

Essa sala de estar é um exemplo belíssimo do que é possível criar através da iluminação. Se você parar para pensar, não existe nada de excepcional ou complexo nessa sala da foto, porém ela ganha uma nova dimensão no momento em que as luzes começam a se acender. Os três focos principais são peças nada convencionais: sobre a mesa de centro, luz branca vinda de uma luminária super moderna. À direita, lustre também moderno, cheio de círculos que se derramam sobre a lâmpada. E à esquerda, é como se raios azuis saíssem da mesa em direção ao teto. Um belo exemplo de composição simples que gera um efeito super aconchegante!

Sobre a mesa

Essa peça é formada por dezenas de micro pontos, que se iluminam para deixar a mesa com uma iluminação bem irreverente. O lustre sustenta a iluminação do cômodo inteiro, fazendo com que não seja necessária a colocação de muitos pontos diferentes.

Multi foco

Um recurso bastante utilizado é a de instalar vários micro lustres ao redor de todo o cômodo. Essas miniaturas de lâmpada, unidas, cumprem a função de uma peça de grande potência, e ainda ajudam a brincar com a luz e sombra por conta dos diferentes pontos de emissão de luz. Escolher lâmpadas quentes traz aconchego e conforto a qualquer cômodo.

Triplo

homify Salas de jantar modernas Iluminação

Esse lustre super moderno, possui design minimalista e futurista. Suas três placas são super potentes e a grande vantagem dessa peça é que elas podem ser direcionadas para três focos diferentes, fazendo com que o ambiente se torne outro a cada remanejada. 

Instalação

A parede da foto, que já era o ponto central da sala por conta de sua cor e textura, ganhou ainda mais destaque com o lustre de parede/instalação que ali foi colocado. A luz explode no centro da peça e gradualmente vai escorrendo para o resto da parede, e termina antes de seu limite. O projeto como um todo é simples, mas o efeito que gera é surpreendente, e com o uso dele, o restante do cômodo pode ter estética minimalista e ainda assim ser super preenchido com vida.

Romântico

Não é só a sala de estar que pode receber iluminação especial! Essa cozinha também faz uso de diferentes pontos para criar um ambiente mais romântico. Que tal cozinhar num clima desses? O espaço ganha ainda mais charme através das lâmpadas quentes, que criam um clima nostálgico e poético. A iluminação indireta é a mais propícia para momentos em que se quer relaxar.

Debaixo d'água

Para finalizar, esse espaço amplo que inclui uma super cozinha, utilizou lustres de efeito para dar o tom certo à decoração. Os círculos projetados no teto nos lembram a expansão da água, e isso faz com que o ambiente reine em elegância e relaxamento. Clima ideal para encontros descontraídos com amigos!

Esperamos ter te ajudado a encontrar o padrão de iluminação que mais combina com sua casa! Até breve!

Qual o tipo de iluminação que você prefere?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista