Cozinhas clássicas por INNEN LEBEN

9 motivos para construir sua cozinha com concreto

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

O cimento é um recurso versátil, um material clássico e indispensável para arquitetos e designers de interior por conta de sua expressividade e calor. Quando usado em paredes e pisos, o microcimento polido os ambientes mais moderno. Já a sua versatilidade e maleabilidade fizeram dele uma opção tentadora na hora de construir de estruturas e bancadas para cozinhas, permitindo a integração deste elemento na tríplice brutalista de  concreto, ferro e vidro .

A seguir, homify vai mostrar ideias e vai dar dicas sobre como usar e combinar o microcemento corretamente nas superfícies de trabalho das cozinhas. 

1. ​Para deixar os ambientes conectados com homogeneidade

Manoel Guedes: Cozinhas industriais por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

O cimento mantém uma aparência neutra e é capaz de conectar os outros elementos do ambiente. Neste caso, vemos como o cinza do balcão e das paredes vai muito bem com o mobiliário azul e com o piso de madeira.

​2. Bancada brutalista

Cozinhas minimalistas por Eldridge London
Eldridge London

Kitchen with sliding rooflight to create open-air court

Eldridge London

Quando o microcimento é bem aplicado, ele não se quebra e é resistente à abrasão. Ele também não apodrece, como pode acontecer com a madeira e não risca facilmente como o aço inoxidável. É uma tendência em cozinhas modernas revestimentos de pouca espessura e o microcimento requer apenas uma espessura mínima de 2 mm. 

3. Recurso econômico

Cozinhas escandinavas por stabrawa.pl
stabrawa.pl

Kuchnia otwarta

stabrawa.pl

É uma alternativa econômica na hora de pensar na renovação das bancadas em comparação com granito ou quartzo.

Há materiais existentes no mercado, com a aparência de bancadas de cimento, no entanto, eles têm um custo elevado.

Um caso de amor com concreto exposto! 

4. Detalhes para a construção e proteção de bancadas em microcimento

Cozinhas modernas por Diane Berry Kitchens
Diane Berry Kitchens

Debbie & Danny's Kitchen

Diane Berry Kitchens

Para evitar rachaduras no futuro, o microcimento deve ser aplicado sobre uma malha de fibra de vidro para endurecer a superfície.

Para manter a superfície protegida deve ser utilizado cera acrílica. Outra opção é aplicar uma camada de verniz de poliuretano, além de cuidar da superfície, dá um brilho acetinado.

5. Superfície lisa e de qualquer tamanho

O resultado final é uma superfície lisa, contínua, que não pode não é possível conseguir com outros materiais, tais como o granito, quartzo ou aço inoxidável. Estes, muitas vezes, são limitadores por conta do tamanho ou manuseamento na hora de serem instalados.

6. Estrutura, suporte e design

Cozinhas modernas por Gruff Limited
Gruff Limited

Chalsey Road

Gruff Limited

As paredes laterais de cimento ou de tijolo servem para sustentar a bancada. Ela tem a característica de ser auto-niveladora, isto significa que o mesmo material cobre as irregularidades que possam existir sobre a base.

Você pode criar uma estrutura de superfície contínua, com divisões verticais e prateleiras à vista ou com portas, dependendo do estilo de cozinha que você deseja.

7. Cores no cimento

Garanta uma superfície lisa, fácil de limpar, impermeável, sem juntas e com uma infinidade de cores.

Nesta imagem, você vê o exemplo de um ambiente de cozinha industrial. A ilha de microcimento revestido imprime personalidade ao ambiente. A largura dupla integra a pia e a bancada de mesmo material. A cor combina com os objetos de aço inoxidável.

8. Combinações e possibilidades

O cimento tem a vantagem de combinar com vários materiais: azulejos de cerâmica, mármore, granito e madeira. A maleabilidade do cimento pode integrar pias e outros elementos na bancada de mesmo material.

​9. Diversidade de estilos

Você pode optar por vários acabamentos: mate, acetinado ou brilhante. Este material também pode ser usado em cozinhas antigas ou modernas – as combinações são inúmeras.

O que você achou da proposta de usar concreto em sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!