Salas de estar  por Rachele Biancalani Studio

6 dicas simples para deixar sua casa pequena mais estilosa

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Se você tem uma casa pequena e quer que ela tenha todas as comodidades de uma habitação espaçosa, é importante aprender a maximizar o espaço para evitar que a moradia pareça ainda menor e pouco harmoniosa.

Uma pequena residência, bem organizada, dará a impressão de ser maior. Quando o espaço é reduzido, a organização é um ponto importante e basta pequenos ajustes para que você consiga fazê-la parecer maior.

A cor da parede é um fator importante. Opte por cores neutras e uniformes nas áreas principais e que estejam ligadas. Já nos ambientes mais privados, como o banheiro e o quarto, você pode escolher outras cores.

Em relação ao mobiliário, escolha materiais e cores uniformes. Você poderá dar um toque mais personalizado com alguns complementos na hora decorar.

Neste livro de ideias, vamos mostrar algumas sugestões para você decorar uma casa de tamanho pequeno.

1. Pequenos truques para a entrada de sua casa

A entrada é uma parte muito importante moradia, por isso deve ser confortável e funcional. Se o espaço é pequeno e estreito, evite colocar muitos acessórios ou móveis. Sendo assim, foque em um projeto bacana de iluminação e use cores claras e brilhantes. Para dar uma sensação de maior amplitude, abuse dos espelhos. Eles podem ser colocados em diferentes alturas para dar ainda mais profundidade ao ambiente.

​2. Crie formas geométricas na sua sala de estar

Escolher um mobiliário simples e leve, é uma boa maneira de decorar um cômodo pequeno. Os móveis multifuncionais podem ajudá-lo a manter a ordem, tal como uma gaveta escondida debaixo do sofá.

Embora as dimensões sejam importantes, evite grandes elementos que vão ocupar muito espaço e prefira materiais leves e transparentes, tais como vidro ou plástico. A sala vai parecer mais espaçosa se você criar um espaço em triângulo entre o sofá, a mesa de centro e uma poltrona.

​3. Aposte em ambientes organizados

Em casas com poucos metros quadrados, é fundamental que as áreas sociais e funcionais estejam em ordem e sejam práticas, de modo que sejam imediatamente identificáveis pelo seu esquema de cores.

Neste projeto, ao lado da parede da cozinha que está totalmente equipada, você pode colocar uma mesa com cadeiras ou uma ilha com bancos para comer e também onde você pode trabalhar. Outra ideia é colocar um sofá com almofadas para momentos de relaxamento. Tudo em harmonia com a homogeneidade de estilos e cores.

​4. Mobiliário básico para um ambiente personalizado

O banheiro deve ser um lugar confortável e oferecer um momento de descanso. Para conseguir que ele fique organizado, escolha complementos que trabalhem ergonomicamente e que sejam práticos, sem muitos elementos. Além do mobiliário básico, como vaso sanitário e pia, você pode explorar as paredes e colocar prateleiras, armários ou estantes para seus itens de higiene pessoal. Isso vai ajudar na percepção do espaço e deixará o ambiente com uma decoração mais personalizada e criativa.

Torne maior a sua casa pequena!

​5. Crie um espaço sob a cama

Se o seu quarto permitir, você pode tirar vantagem da altura. Como? Crie um deck alto  para colocar a cama, as mesas laterais com as luminárias. Na espaço inferior, você vai montar um armário que pode ser usado para guardar suas roupas ou seus livros. Esta escolha, sem dúvida, ajudar a maximizar o espaço sem perder nenhum ângulo.

​6. Aproveite o sótão de sua casa

Se a sua casa tem um sótão, você deve explorá-lo!. É um desperdício manter um espaço deste tipo apenas como espaço de armazenamento. O que você pode fazer é criar um ambiente para relaxar ou até mesmo uma sala de jogos. O importante é ter as suas ideias claras para aclimatar o espaço com mobiliário e acessórios que sejam úteis, práticos e bonitos, adaptando-se às dimensões do espaço. Dessa forma você obtém um ambiente organizado e funcional.

O que você achou destas sugestões? Conte pra gente nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!