Fachadas incríveis

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Residência Premiê, MarchettiBonetti+ MarchettiBonetti+ Casas
Loading admin actions …

Todo mundo conhece a expressão que diz que a primeira impressão é a que conta. Apesar de ela ser mais usada para pessoas, também pode ser aplicada em visitas à residências. No primeiro contato com algo, começamos a construir uma opinião sobre aquilo, e a primeira referência criada serve de base para essa construção. Quando chegamos em um local, a fachada do espaço já pode nos dizer sobre a pessoa que ali mora: se a casa possui jardim e se ele está bem cuidado, quais os elementos utilizados na frente da casa, se as janelas estão abertas ou fechadas, como é a iluminação frontal, etc. Por isso, é de extrema importância investir em uma fachada bonita e bem cuidada, para que você possa passar a melhor impressão possível aos seus convidados.

Nos dias de hoje, arquitetos e designers inovam cada vez mais na hora de desenhar a parte da frente de uma casa. Os traços utilizados estão cada vez mais modernos e precisos, o que faz com que certas ruas inteiras fiquem repletas de ângulos e designs incríveis.

Neste Livro de Ideias você irá conferir uma seleção de fachadas de casas que selecionamos para você se inspirar. Confira e depois nos conte sobre a que mais lhe chamou a atenção!

Mitológica

Para começar, esse exemplo da foto não esconde suas inspirações históricas: através dos pilares típicos das civilizações grega e romana, o arquiteto responsável pelo projeto tratou de misturar o antigo com o novo, e deu vida à uma fachada super moderna e elegante. O telhado elevado que está sobre o local da porta acaba por deixar a entrada monumental, digna de deuses e deusas da antiguidade. As luzes amareladas, bem dispostas sobre toda a fachada, dão o charme final, junto com o jardim bem cuidado.

Oásis

Pela foto, pode-se notar que essa casa está perdida em um mar de prédios altos. Por conta do crescente aumento do número de edifícios nos grandes centros, essa cena não é algo raro de se ver. Mesmo assim, o arquiteto responsável pela residência em questão utiliza muito bem o espaço que lhe é dado para construir um belo exemplo de casa moderna. Com seus ângulos quadrados e misturando madeira e concreto, a charmosa residência é um oásis em meio a um deserto de pedra.

Minimalista

Essa residência pode ser quase considerada como um arquétipo de mansão contemporânea. Como um bloco inteiro que é colocado no terreno, a casa, que une vidro e concreto, é um dos melhores exemplos de arquitetura minimalista. Tudo é tão limpo e direto, que a primeira impressão que você tem ao olhar uma fachada dessas não pode ser outra que não positiva. Menos é mais, e isso pode ser visto na prática aqui nesse exemplo.

Branco

Essa casa possui uma fachada que mistura ângulos retos na parte inferior com ângulos pontiagudos do telhado. Como falamos bastante nas últimas semanas, o branco é a cor mais básica, porém a que mais transmite clareza e serenidade. O uso da textura laranja com a madeira e o vidro também dão um efeito legal nessa fechada.

Casa verde

Com um clima de natureza, essa casa com inspiração ecológica é um belo exemplo do que está vindo por aí. Cada vez será mais comum ver o concreto se misturando ao verde, e o uso de painéis solares para captar energia também já está popular entre as casas modernas. O telhado de palha logo na entrada dá um tom tropical, trazendo o clima de férias o ano inteiro. 

Bloco

Para finalizar, essa casa-bloco com design minimalista mistura vários materiais para deixar a fachada um tanto quanto moderna. Seu jardim também é limpo de excessos, e por tudo ser simples, acaba chamando mais a atenção do que uma fachada repleta de elementos e detalhes.

E então, qual das fachadas mais lhe chamou a atenção?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista