A grande estética do minimalismo

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

O design minimalista nunca esteve tão em alta como hoje em dia. Por mais que possa parecer óbvio numa primeira impressão, os benefícios que o uso dessa estética na decoração de um ambiente trazem, não são pequenos. Menos é mais sempre foi o lema de muitos designers, ilustradores, decoradores, artistas e arquitetos. O excesso de informações carrega também um peso, que é notado principalmente no inconsciente, e o minimalismo se propõe a justamente exterminar esse peso e trazer leveza para o que quer que se aplique. Consideráveis melhoras na saúde e níveis de estresse estão sendo vivenciadas por aqueles que resolveram aderir ao movimento e trazer para a sua casa essa estética limpa e direta. Em um campo um pouco mais político, essa estética também questiona a real necessidade de todo o nosso consumismo exacerbado e a ânsia por adquirir o supérfluo. 

Existem muitas maneiras de aplicar essa estética em sua casa, seja através da escolha da paleta de cores, móveis com design clean e distribuição espacial, você pode conferir nesse Livro de Ideias algumas imagens que poderão te inspirar na hora de seguir em frente e aderir à essa tendência! 

Sala de jantar

Vamos começar com um exemplo que retrata bem o principal mote do minimalismo: simplicidade. Menos é mais. Compare você mesmo mentalmente esse espaço da foto com uma sala de jantar repleta de estantes com objetos inutilizados, quadros e fotos espalhados por todos os lugares, móveis com os quais ninguém sequer interage. Realmente, não há duvidas: o minimalismo é um espaço de paz que só pode ser atingido quando você resolve colocar fora tudo aquilo que não te serve!

Sala de estar

Em um mundo tão caótico e repleto de informações que são bombardeadas em nosso cérebro constantemente, nada melhor do que chegar em casa e encontrar paz e silêncio. Deixe o barulho correr solto nas ruas dos grandes centros, mas pense muito bem o tipo de ambiente que quer criar no templo pessoal que é a sua casa. Essa sala moderna e minimalista é um bom exemplo pra você se inspirar.

Silêncio

Seguindo o exemplo anterior, essa sala de estar também aposta no mínimo para sua decoração. Sofá, cadeira, mesa de centro, escultura e luminária: a única coisa que falta são seres humanos para preencherem e fazerem uso desse belo espaço!

Paleta de cores

Nessa sala de estar, você pode perceber que a cor principal do espaço foi escolhida de maneira inteligente e acabou por imperar em todos os detalhes da decoração! O cinza é uma cor elegante e que exala intelectualidade, e aqui o uso de diferentes tons dentro da estética minimalista resultou em um belo e agradável espaço.

Amplo e limpo

Um cômodo com decoração minimalista não apenas transparece elegância e inteligência, como possui uma lista longa de benefícios. Ao jogar fora todas as coisas que não precisamos, estamos praticando o desapego e com isso jogando fora também parte do nosso estresse. Com isso, temos altos ganhos no padrão de vida e na busca por um ambiente que nos traga serenidade e satisfação.

Escada

Corredores e halls de entrada  por Quirke McNamara
Quirke McNamara

Ice White House-Luxury home

Quirke McNamara

Utilizar o branco na decoração é um grande recurso utilizado pelos adeptos do minimalismo. Aqui, essa escada é poupada de muitos detalhes nos degraus e no corrimão, o que a deixa simples e artística, um belo exemplo de arquitetura moderna e de bom gosto.

Cozinha

Para finalizar, essa cozinha com sala de jantar da foto fez uso de móveis com design moderno e minimalista para criar todo um ambiente sereno e limpo. Por si só, a cozinha já deve ser um espaço onde a limpeza e a higiene transpareçam, e o design minimalista só vem a contribuir com essa proposta. O piso e a parede harmonizadas servem como base para que todos os outros elementos se encaixem, criando a simplicidade do ambiente.

Você é adepto do minimalismo em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!