MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura

4 dicas para criar a varanda dos sonhos em sua casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A varanda dos seus sonhos pode estar perto do que você imagina. Antes de tudo, é preciso que você se decida sobre o estilo que deseja para ela, pois dessa forma tem-se mais claro o tipo de material que será usado nas estruturas, assim como a decoração que vai iluminar o espaço.

Em uma varanda, é preciso pensar no piso que será utilizado. Na maioria dos estilos, a madeira costuma ser o material mais usado, já que é aconchegante e acolhedora – exatamente o que se deseja sentir no espaço. Em seguida, deve-se pensar na cobertura, o que é recomendável para se evitar as intempéries. 

Pode-se inclusive acrescentar paredes à estrutura da varanda, aumentando a proteção contra a chuva e o frio. Mas, de preferência, essas paredes devem ser de vidro, talvez combinado com madeira. Isso porque o objetivo é continuar permitindo a passagem do sol e da luz, como em um jardim de inverno.

Finalmente, a decoração deve ser confortável e é claro, bonita. Por isso, as poltronas e sofás com estofados macios, além de almofadas, são inevitáveis. Mas há quem prefira substitui-las por redes, o que pode ser bem indicados na praia ou no campo. Outros preferem ainda que a varanda abrigue uma área de refeições, com mesa e cadeiras.

Não importa: decidido o uso que se dará a varanda, seja área de estar ou de refeições, e mobiliado o espaço, atente agora para os detalhes. Os pequenos objetos que vão enfeitar o espaço, os banquinhos e mesinhas que vão servir de apoio, as cortinas que vão ajudar a quebrar o excesso de luminosidade. 

E, imprescindíveis, as plantas que vão trazer vida e frescor à varanda, como os jardins verticais, as folhagens verdes, as flores coloridas ou perfumadas. Elas atraem pássaros e borboletas e transformam o espaço em uma extensão do jardim, além de encantar os sentidos de todos.

Um exemplo de varanda dos sonhos foi projetado por Bender Arquitetura, de Curitiba, no Paraná. Conheça esta linda varanda e se inspire nela para transformar a sua em um lugar incrível e encantador!

1 – Cobertura de madeira e vidro

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Fundamental para proteger a varanda das intempéries, a cobertura pergolada, com estrutura em madeira e vidro, permite que se observe o céu e que se desfrute do sol e da claridade sem nenhum prejuízo. As vigas em madeira também serve de apoio para a iluminação artificial que se estende por toda a extensão, de modo a propiciar a luminosidade necessária para o espaço durante a noite. Já o vidro da cobertura também confere um toque mais moderno à toda estrutura, deixando-a mais limpa e leve.

2 – Mobiliário em fibra natural

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

O projeto desta varanda elegeu o estilo rústico, que se harmoniza perfeitamente com a sua vocação de extensão do jardim, no sentido de propiciar o contato com a natureza e seus elementos. Como não poderia deixar de ser, um mobiliário em fibra natural foi escolhido para equipar a varanda. As poltronas em vime são largas e confortáveis, permitindo o descanso confortável durante momentos de relaxamento ou conversas com amigos e familiares. As cortinas em tecido natural quebram um pouco a brisa ou o vento e dão alguma privacidade. Os tons neutros das poltronas e das cortinas suavizam ainda mais o espaço, que, no entanto, apresenta cores suaves como o lilás nas almofadas. 

3 – Piso em madeira

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

O piso em madeira que cobre toda a varanda lhe confere acolhimento e aconchego, além de se harmonizar plenamente com os demais materiais utilizados no espaço. As plantas sob a janela, delimitadas por pedras brancas, tornam o ambiente mais verde e estimulante, assim como os vasos em cerâmica com pequenas árvores ao fundo. Luminárias para velas enfeitam a bancada branca sob a janela, dando um ar ainda mais rústico à varanda.

4 – Bancada para copos e bebidas

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Um detalhe interessante é a bancada branca sob a janela, que serve de apoio para uma bandeja de copos coloridos e bebidas, conjunto inevitável nos dias de verão. Também se destaca a parede de tijolo que exibe uma estampa tipo renda, que dá personalidade à varanda. Para terminar, as flores – dispostas em vasos no chão ou penduradas nas vigas da cobertura – deixam tudo mais bonito e encantador. 

Do que você mais gosta nessa varanda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!