Piscinas modernas por Revah Arqs

7 passos para construir uma piscina em seu quintal

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma piscina no quintal é sinônimo de prestígio. Provavelmente, a casa dos seus sonhos conta com este espaço para o lazer de sua família. Neste espaço que compõe a área de lazer, os dias quentes são melhores aproveitados com mergulhos, diversão e até mesmo a prática de exercícios. 

Embora a presença de uma piscina figure como uma escolha ainda incomum, contar com uma é mais fácil do que se imagina. E é para trazer as informações básicas sobre esta escolha que hoje trouxemos um passo a passo sobre como construir uma piscina no espaço do seu quintal. 

Abaixo, você poderá navegar entre imagens e informações para que este sonho antigo seja realizado. As dicas podem ser utilizadas para piscinas de qualquer tamanho. Após ler todos os detalhes destes projetos, temos a certeza de que, ao final, a possibilidade contar com este espaço será mais real do que você imagina. Contudo, lembramos que as sugestões contemplam os passos básicos e a presença de profissionais qualificados serão fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

Siga conosco, aproveite as dicas e fique ainda mais perto de realizar o sonho da própria piscina! 

1. Meça o espaço e analise o terreno

Piscinas rústicas por CC|arquitectos
CC|arquitectos

Pileta Terminada desde el verde

CC|arquitectos

Medir o espaço disponível no seu quintal é o primeiro passo para a construção de sua piscina. Vale lembrar que estas medidas devem contemplar espaço para descanso e corredores laterais, bem como um deck, caso seja a opção. Lembre-se que contar com uma varanda com um pequeno chuveiro é muito importante para que as pessoas possam se enxaguar antes e depois de utilizarem a piscina.

Após definir o local para a piscina, bem como as medidas para escavação, vale fazer o teste com o tipo de solo presente no local. Procure a superfície mais regular e onde a terra esteja mais compacta para evitar que a estrutura se deforme com o tempo. Em terrenos irregulares, a principal dica é o uso de aterramento com o devido nivelamento.

2. Escolha o estilo de sua preferência e desenhe um esboço

Assim que as medidas forem tomadas e o terreno esteja perfeitamente regular, é hora de começar a pensar nos próximos passos para construir sua piscina. Neste ponto, consulte um profissional e crie planos que simulem a presença de diferentes formatos e estilos de piscinas que melhor se adequem ao seu quintal. Não esqueça de simular os complementos desejados, como hidromassagem, jardim lateral e espaços para as crianças. Cada detalhe deve ser atentado de acordo com as possibilidades do seu espaço.

3. Pesquise custos, permissões e todos os detalhes necessários

Piscinas modernas por Revah Arqs
Revah Arqs

Vista de la terraza

Revah Arqs

Em algumas localidades são necessárias permissões especiais para que uma piscina seja construída. Assegure-se de ter em mãos todas os documentos específicos para evitar quaisquer problemas futuros com o poder público. Outro detalhe especial é quanto as tarifas de água conforme a capacidade da piscina. Confira se existem valores especiais para casos específicos.

4. Mãos à obra: comece a escavação

Após realizar todas as etapas do planejamento, é hora de colocar a mão na massa e começar as escavações. A principal recomendação é que você conheça toda a estrutura hidráulica e elétrica de sua casa para evitar possíveis problemas. É recomendado ainda a contratação de profissionais especializados para que o processo seja seguro e, assim, evitar maiores danos a estrutura do seu lar.

5. Prepare a base para as instalações

Depois de ter o terreno devidamente preparado e escavado para a sua piscina, é hora de começar a dar forma real a ela. Para assegurar a estrutura de sua piscina, forre as paredes externas de sua piscina com uma estrutura metálica de ferro reforçado que, normalmente, vem em formato de rede. Uma cobertura de madeira no fundo poderá ser necessária para que a base tenha maior resistência.

Outro ponto específico para seguir com a construção de sua piscina, é instalar os encanamentos necessários para encher e esvaziar o interior da piscina. Você deve levar em conta, ainda, as instalações elétricas que poderão ser parte da área de lazer. Não deixe de contar com profissionais especializados para estas etapas.

6. Construa a estrutura final e a cobertura

Após garantir todas as instalações necessárias, é hora de seguir com a construção das paredes e da base. Esta etapa poderá ser feita com o uso de blocos e concreto. O acabamento com azulejos é o mais comum para piscinas decoradas. Lembre-se de verificar todo o nivelamento das paredes com relação ao solo para que a piscina tenha um acabamento perfeito. Após a construção das estruturas, será necessário esperar alguns dias para que tudo seque completamente.

7. Não deixe de contar com os detalhes adicionais

Agora que a piscina está praticamente construída, não deixe de levar em conta os detalhes adicionais, como o deck lateral, a iluminação complementar e o espaço para as espreguiçadeiras e até uma sauna

Seguindo todos estes passos e contando com a consultoria de bons profissionais, você, certamente, terá todos os motivos para realizar o ótimo sonho de ter sua própria piscina para desfrutar!

Qual destas seria a piscina perfeita para o seu quintal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!