APARTAMENTO KG: Terraços  por Raquel Junqueira Arquitetura

15 segredos para deixar seu quintal mais bonito

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Os segredos para se ter um quintal mais bonito nem são assim tão secretos. Vários deles todo mundo conhece, como por exemplo manter a área limpa e organizada, cuidar bem da pintura das paredes e iluminar satisfatoriamente o espaço.

Mas se tem algo que renova qualquer quintal é agregar a natureza a ele. Isso se faz de várias formas, desde manter um gramado bem cuidado até transformá-lo em um verdadeiro jardim, com uma profusão de vasos, floreiras, canteiros, muros verdes e mesmo hortinhas caseiras que dão um delicioso toque nas refeições do dia-a-dia.

O importante é que o quintal tenha uso efetivo e, para isso, é preciso torná-lo também um espaço de convivência. Portanto, mobiliá-lo com mesas, cadeiras, bancos de jardim, sofás e poltronas, além de decorar a área com os mais variados objetos, vai fazer com que o quintal tenha muito mais vida. Quem pode investir mais tem a opção de instalar uma pequena cozinha, com churrasqueira ou fornos.

Outras medidas vão favorecer as crianças, como uma pequena casa da árvore colorida no fundo do quintal. Já os comedouros naturais vão atrair os pássaros para cantar debaixo da janela. Também as pequenas fontes são bem-vindas, pois dão a sensação de tranquilidade. Por sua vez, um braseiro feito de pedras pode aquecer a todos nas conversas das noites mais frias. 

E, se a ideia de reciclagem for também um desejo, há várias maneiras de incorporá-la ao quintal-jardim, com muita beleza e personalidade. 

Conheça os 15 segredos para um quintal mais bonito e invista em uma repaginada certeira no espaço que você tem no fundo da sua casa!

  

Capriche no gramado

Uma das coisas que mais enfeiam o quintal é um gramado sem cuidados, com a relva crescida ou, pior ainda, desidratada, cheia de buracos e pontos queimados. Se o seu quintal tem gramado, mantenha-o impecável para que todos possam usufruir do toque verde dele. O gramado ajuda a resfriar um pouco a área, o que é muito bem-vindo nos dias de muito calor. 

Faça do quintal uma área de lazer

Um quintal abandonado à própria sorte, sem ter quem cuide dele e, menos ainda, que o visite, é um quintal triste. Ele precisa de gente – e, para ter gente, é preciso que você prepare o ambiente, torne-o acolhedor e agradável. Assim, mesas e cadeiras para as refeições ao ar livre ou para uma divertida partida de qualquer jogo de cartas são imprescindíveis. Bancos de jardim deixam o espaço mais romântico, enquanto pequenos sofás e poltronas acomodam confortavelmente as pessoas para um bate-papo animado.

Instale uma pequena cozinha

Um jeito infalível de revitalizar o quintal é instalar nele uma pequena cozinha com churrasqueira ou forno a lenha ou de pizza. Exige maior investimento, é claro, mas faz com que anfitriões e convidados possam conviver durante todo o tempo da reunião, sem idas e vindas à cozinha interna. A interação não se interrompe e ainda se tem a chance de variar o cardápio para comidas que agradam todo mundo. E o espaço também fica mais bonito.

Cubra a área do quintal com pedras

Uma alternativa ao gramado, especialmente em quintais pequenos, é cobri-lo com pedras brancas pequenas ou médias e instalar caminhos de madeira. Fica lindo se a área receber também vasos com plantas e flores e um romântico banco de jardim.

Instale um deck no quintal

Outra alternativa ao gramado é o deck de madeira que pode instalado inclusive sobre um quintal com outros tipos de revestimento. A madeira deixa o ambiente aconchegante e acolhedor, com um ar mais natural. Aliado às plantas e flores em vasos ou canteiros, o deck de madeira cria um clima perfeito para o relaxamento e a intimidade.

Transforme o quintal em um jardim

Este é o ponto alto da repaginada de um quintal: incorpore sem medo a natureza nele e ele sempre terá um ar de exuberância e de vida – desde que se cuide corretamente das plantas e flores, é claro. Tudo é válido, desde canteiros com arbustos até muros verdes, passando por vasos e floreiras com folhagens e flores. O importante é escolher espécies da sua região para que elas tenham boa adaptação e seja mais fácil de cuidar.

Abuse dos jardins verticais

Os jardins verticais são indicados para todos os tipos de quintal, especialmente os menores, pois otimizam o espaço ao verticalizar as plantas. Pode-se usar vasos de argila, floreiras, caixotes e paletes ou ainda, instalar treliças para plantas trepadeiras. A reciclagem de materiais combina maravilhosamente com os jardins verticais, podendo-se usar potes de vidro, garrafas de plástico e até pneus. A sua imaginação também pode criar coisas fantásticas com folhas de janelas velhas, por exemplo.

Crie uma horta no quintal

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Usando o mesmo princípio dos jardins verticais, caixotes e outros materiais podem servir de recipientes para ervas aromáticas e outros vegetais que você vai consumir fresquinhos no dia-a-dia. Muitas ervas são cheirosas e será um grande prazer para os sentidos vê-las crescer e depois fazer uso delas, economizando dinheiro e melhorando a saúde.

Aproveite materiais reciclados na decoração do quintal

A reciclagem também vem a serviço de um quintal mais bonito com o uso de objetos, recipientes e móveis usados. Caixotes de madeira podem ser pintados em diversas cores e servir de vasos para arbustos ao longo da parede. Móveis velhos, como cadeiras e aparadores, podem ser pintados e recuperados para serem usados no quintal em suas funções originais ou como suportes para vasos de plantas. Uma gaiola de ferro pode ser enfeitada e pendurada em uma árvore para receber velas ou lâmpadas. Enfim, as possibilidades são infinitas para quem for criativo.

Tenha um canteiro com cactos e suculentas

Para quem não tem muito tempo para cuidar de plantas, uma alternativa pode ser criar um canteiro com cactos ou suculentas, que tem menor necessidade de rega. São plantas lindas e muito variadas, com diversas cores e formatos. A sugestão também vale para pequenos quintais que só comportam plantas em vasos, floreiras e caixotes. 

Tenha um cantinho de jardinagem

Se você optou por ter um jardim no seu quintal, tenha um cantinho de jardinagem onde deixar as ferramentas, os vasos, a terra, o adubo, o regador e outros artigos necessários à atividade. Assim, fica mais fácil para cultivar e transplantar mudas, preparar a terra e cuidar de plantas doentes, entre outras coisas. É possível ter um cantinho como esse mesmo nos quintais pequenos, só vai ser mais enxuto.

Tenha uma fonte ou espelho d'água

Mesmo os quintais menores podem contar com uma fonte ou espelho d'água, pois existem muitas opções no mercado. O objetivo é criar um cantinho relaxante, onde se possa divagar ou meditar com toda a calma do mundo. A presença da água também atrai pássaros e borboletas, o que deixa qualquer quintal mais lindo ainda.

Tenha um braseiro no quintal

Quem não gosta de fogueira? É possível ter uma pequena fogueira no quintal com a instalação de um braseiro, de preferência em um nicho de pedra. É como uma lareira, mas ao ar livre, que nos brinda com o calor das brasas vermelhas e o cheiro da lenha. Com certeza, você e seus amigos vão gostar de sentar ao redor dele nas noites mais frias – mesmo estando na cidade.

Construa uma casa na árvore

Para as crianças, uma verdadeira alegria é ter uma casa na árvore no quintal. Não é preciso que seja, de fato, uma casa construída em uma árvore: ela pode ser uma pequena casa elevada, de preferência bem colorida. Nos quintais menores, onde não há espaço para uma casinha dessas, a opção é instalar um balanço em uma árvore ou, então, com suporte próprio. 

Instale um comedouro ecológico

Jardim  por Green & Blue
Green & Blue

Wire Frame Bird Feeders

Green & Blue

Se o seu quintal tem árvores, uma bela ideia é instalar um comedouro ecológico, ou seja, um suporte para frutas e outros vegetais ( e não água com açúcar, que mata os bichinhos) . Ele vai atrair os pássaros para o seu quintal e torná-lo mais animado com a cantoria deles. E também muito mais bonito, como só a natureza é.

Qual é o seu segredo para um quintal mais bonito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!