Casa em Guararema: Casas rústicas por Cabana Arquitetos

11 fachadas rústicas para fazer igual na sua casa pequena

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo rústico faz sempre sucesso, seja no campo, na cidade ou na praia. Materiais identificados com este estilo, como a madeira, o tijolo e a pedra, aparecem em muitas construções que buscam um ar mais natural e uma maior conexão com a natureza.

Paredes caiadas e cores fortes também são elementos que aparecem na fachadas de casas de pessoas igualmente interessadas na simplicidade, tanto de materiais quanto de formas. Mas há também quem faça releituras do estilo em casas com toques modernos ou contemporâneos.

Telhados simples, janelas largas de madeira, paredes de pedra ou tijolo e grandes varandas são algumas das características que atraem os apaixonados pelo estilo rústico, que é atemporal e combina com tudo.  

Conheça a fachada rústica de 11 casas encantadoras e inspire-se para lançar mão do estilo na sua!

1. Varandas rústicas para sítios com cobertura de palha

A rusticidade da fachada desta casa em estilo campestre aparece em vários detalhes de destaque. Um deles são as paredes caiadas em tom terroso, conferindo à fachada um ar ao mesmo tempo alegre e harmônico com o ambiente. Outro detalhe são os pilares redondos em madeira rústica que sustentam a área da varanda. E, por fim, a cobertura em palha natural que protege o terraço do piso superior.

Para quem acha que o design exterior de sua casa precisa apresentar apenas um tipo de material, ou um tipo de revestimento, se engana. Esta casa com fachada rústica, faz grande uso de tijolo, madeira e palha natural para criar uma aparência que tem profundidade, interesse e um estilo próprio.

2. Fachada de sítio com pergolado de pedra

Esta casa de um sítio em Ouro Preto procura fazer uma releitura da tradição mineira com um toque bem contemporâneo. A fachada da casa térrea de linhas retas, no entanto, tem muito do estilo rústico, como o lindo pergolado de pedras empilhadas da região em uma das entradas da construção. A madeira também faz sua aparição no deck de madeira na base do pergolado, assim como nas tábuas que o compõem e na porta larga. Nos dois casos, optou-se por um ambiente mais alegre graças às cores fortes que revestem a madeira.

Casas rústicas pequenas não são sinônimos de falta de estilo, como podemos ver. As cores claras e os detalhes arrojados desta casa de campo, fazem dela um projeto elegante e divertido e embora seja pequena, esses detalhes fazem com que pareçam maiores do que realmente são.

3. Casa pequena rústica com deck de madeira

As pessoas estão acostumadas a pensar que os designs de fachadas de casas rústicas são frias, estéreis e impessoais. Painéis de madeira mudam completamente essa percepção, enquanto ainda ajudam a manter uma aparência contemporânea como podemos ver nesta casa.

Chamada de Pocket House, a pequena casa criada em um container de aço tem uma proposta sustentável, na qual a madeira tem protagonismo: todas as paredes internas, assim como o forro e o telhado (onde se encontra uma área de convívio), são cobertos com esse material, proporcionando maior aconchego e aparência mais rústica. O destaque da fachada de linhas retas é, igualmente, o largo deck de madeira, onde se pode passar bons momentos, conjugado com o vidro das portas de acesso ao interior da casa e do guarda-corpo no telhado. Plantada em meio à natureza, a casa inovadora reúne modernidade e rusticidade na sua fachada clean.

4. Fachada de casa rústica com varanda ajardinada

Mais tradicional, esta casa com ar campestre reúne elementos como a madeira e o vidro, além da cor amarela, que ressalta a construção e ilumina toda a fachada. Com telhados em duas águas, a fachada da casa tem uma aparência rústica, especialmente por conta da varanda pergolada que avança para o jardim da entrada. A área é ajardinada, promovendo o equilíbrio com a natureza circundante. Esta varanda dá à casa um visual rústico e caseiro incrível!

5. Casa rústica com paredes de pedra

PROJETO CASA DA REPRESA: Casas campestres por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

Um dos elementos mais rústicos é a pedra, que nesta casa em estilo campestre constitui todas as paredes e dá a ela um aspecto sólido e – por que não dizer? – sóbrio. A fachada de pedra da casa também traz o uso da madeira nas janelas e alicerces da estrutura, assim como no piso da varanda. O telhado de meia água, no entanto, tem linhas retas e anteparo vazado que quebra um pouco com a frieza das linhas retas.

Revestimento de pedra realmente é ótimo para acabamentos exteriores, mas caso você queira levá-la para uma planície mais moderna, pense em um estilo de mosaico como esta. A aparência não uniforme realmente adicionará algo especial.

6. Cores fortes e tijolinho à vista

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Casas tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Em muitos lugares, em especial os tropicais, o rústico pode surgir revestido de cores fortes em alegre composição. Nesta casa de praia, a fachada da casa de linhas simples, com varanda à frente e madeira nas estruturas, é marcada pelas cores fortes e firmes, que dialogam entre si e brincam com o lúdico de cada um. Em parte da fachada, um elemento rústico é também agregado: o tijolinho à vista, que remete à terra.

Muitas pessoas associam uma fachada de tijolos a uma sensação fria e sem graça. Mas esta não é a definição desta casa, onde ricos revestimentos em cores contrastantes aquecem a fachada. A casa é rústica,, mas aconchegante, moderna e convidativa ao mesmo tempo.

7. Tipo palafita

Casa em Guararema: Casas rústicas por Cabana Arquitetos
Cabana Arquitetos

Casa em Guararema

Cabana Arquitetos

Toda em madeira e apoiada sobre estacas no alto de uma serra brasileira, esta casa lembra uma palafita, habitação rústica construída acima de regiões alagadas. Com um telhado pouco convencional em forma de asa, a fachada da casa tem linhas simples que contrastam com a grandiosidade da paisagem. O projeto é todo sustentável, com soluções próprias para o isolamento termo acústico, o tratamento dos esgotos e o aproveitamento da água.

Fachadas de casas com revestimento de madeira podem parecer excepcionalmente rústico, mas também pode funcionar como uma estética moderna, se você o contrastar com uma elegante tela branca e uma porta da frente contemporânea.

8. Portas voltadas ao jardim

A fachada desta casa rústica tem linhas retas e simples, com o uso de pedra nas paredes, o que lhe dá uma aparência de solidez. O que se destaca nesta fachada é a abertura das portas duplas em madeira para o jardim, que serve de área de lazer, graças ao pátio de pedra onde se distribuem poltronas, mesa e cadeiras, além de um fogo de chão. 

9. Projeto de casa rústica com tijolo, pedra e madeira

Na fachada desta casa térrea em estilo colonial estão presentes três materiais rústicos: o tijolo, a pedra e a madeira. A fachada de tijolo a vista harmoniza perfeitamente com as colunas em pedra e com as grandes janelas com esquadrias em madeira. O conjunto faz um contraponto suave à natureza do entorno, marcada tanto por gramados, quanto por vegetação espessa.

Junto com a pedra, madeira e o tijolo, esta casa também tem um apelo a detalhes de vidro, e o brilho contrastante desta mistura de textura, faz com que o exterior pareça  mais elegante e contemporâneo trazendo a este ambiente conforto e aconchego.

10. Casa de sítio feita em alvenaria e madeira

Embora seja em alvenaria, esta casa tem a fachada típica das habitações rústicas, com linhas simples e retas, varanda larga com teto apoiado em pilares e gramado à frente. A madeira, no entanto, aparece nas janelas e portas-janelas, assim como na mesa e cadeiras rústicas no gramado. Até as costumeiras redes para balanço surgem na varanda diante da casa.

Misturar e combinar materiais é sempre uma maneira fantástica de adicionar profundidade, textura e dimensão a qualquer design exterior de casa!

11. Fachada com tijolo aparente e detalhes em madeira

Bem rústica, a fachada desta casa de dois andares no campo revela uma utilização equilibrada de madeira e tijolo aparente. O andar superior conta com um terraço aberto que convida à contemplação da natureza, enquanto a entrada da casa dispõe de uma pequena varanda.

Esta casa quebra o molde com uma variedade de diferentes olhares e texturas trabalhando juntos como um só. O uso de tijolo, madeira e vidro, adicionam muita profundidade a esta casa de forma elegante e simples ao mesmo tempo.

Qual é a fachada rústica de que você mais gosta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!