Salas multimídia industriais por MARIANGEL COGHLAN

15 dicas para deixar sua sala pequena maravilhosa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Se o espaço é pequeno, a criatividade precisa ser grande. Afinal, o desafio para decorar estes tipos de espaços é muito maior. Contudo, quando as ideias e os profissionais são bem escolhidos, a decoração de pequenos ambientes pode se tornar uma atividade mais do que prazerosa.

Hoje, o nosso post vai ser especialmente destinado às pessoas que não tem medo de caprichar quando o assunto é deixar um pequeno lar perfeito. Para isto, falaremos sobre algumas dicas para a decoração de salas de estar com medidas reduzidas. Abaixo, todos poderão encontrar excelentes ideias para a composição deste ambiente que deve esbanjar acolhimento e conforto – ainda que com poucos elementos. 

Por isto, convidamos você a seguir conosco e observar atentamente cada projeto abaixo. Temos a certeza de que, ao final, você irá amar ainda mais o seu pequeno, mas, singular cantinho. 

Aproveite a visita e inspire-se!

1. Combine materiais naturais com cores neutras

Casa Simples e Confortável: Salas de estar rústicas por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Casa Simples e Confortável

RAC ARQUITETURA

O contraste de texturas é sempre uma boa alternativa de deixar um espaço mais interessante. Neste projeto, por exemplo, podemos notar o quanto a sala de estar ficou incrível com a soma de paredes lisas, paredes em tijolinhos e a textura da madeira. O segredo é o equilíbrio na distribuição dos elementos.

2. Aposte no sofá em L para ganhar espaço

Projeto Apartamento Jardins MBD: Salas de estar modernas por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

Projeto Apartamento Jardins MBD

Ambienta Arquitetura

Sofás com desenho em L deixam a sala de estar mais dinâmica e interessante, servindo, inclusive, para divisar o espaço. Para esta escolha, procure utilizar o móvel junto à parede da sala. Assim, a sobra de um espaço centralizado deixará o ambiente mais fluído e livre.

3. Um painel para TV organiza os fios e objetos de decoração

Um painel de TV pode solucionar perfeitamente a organização da sala de estar. Para espaços menores, procure por peças que contem com prateleiras e nichos embutidos para acomodar sua decoração.

4. Escolha uma parede para o estilo rústico

Salas multimídia industriais por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Estar familiar

MARIANGEL COGHLAN

O estilo rústico transmite personalidade onde empregado. Para emprega-lo em sua pequena sala de estar, uma boa escolha é definir uma parede para compor com revestimento de tijolos ou pedras. O resultado, certamente, será um local mais acolhedor no lar.

5. Caprichar na iluminação transforma o painel em espaço de destaque

Sala de estar  por URBN
URBN

Sala multimedia

URBN

O segredo da iluminação está na boa distribuição de diferentes tipos em meio ao espaço. Utilizar luminárias LED no interior de nichos e prateleiras, bem como escolher pontos com iluminação indireta pode proporcionar efeitos muito agradáveis em sua pequena sala.

6. Pinte a parede de cores alegres

A pintura é o jeito mais fácil de transformar a decoração de um ambiente. A opção de uma cor vibrante na sala de estar é perfeita para deixar o ambiente mais alegre e criativo.

7. Contraste entre tons sóbrios deixa o espaço aconchegante

Detalhes sóbrios quando somados proporcionam ótima elegância. Neste projeto, o leve contraste entre tons de cinza, madeira e bege foram ótimas para deixar a pequena sala de estar com uma personalidade mais aconchegante.

8. Aproveite a iluminação natural

Escritórios  por homify

A iluminação natural deve ser sempre valorizada em qualquer ambiente do lar. Além de manter o ambiente mais arejado, esta opção oferece fluidez e vida ao ambiente.

9. Móveis sob medida economizam espaço

O planejamento perfeito proporciona ótimos resultados para a decoração do apartamento ou casa. Móveis feitos sob medida, como armários, estantes e balcões, deixarão o ambiente mais amplo e agradável, especialmente em lares com pouco espaço livre.

10. Integre a sala com outros espaços da casa

A integração deve ser vista com bons olhos em lares de tamanho pequeno. Manter a sala integrada com cozinha e sala de jantar pode ser uma boa opção para ganhar espaço e conforto. Neste projeto, sofá e conjunto de mesa e cadeiras estão no mesmo espaço, mas, cada um oferece uma personalidade própria aos ambientes da casa. O segredo está na organização dos móveis.

11. Combine o tapete com a almofada

Tapetes são complementos que não devem ser ignorados na decoração. A principal dica para a escolha do tapete é pensar na combinação com as almofadas. No projeto da imagem, podemos destacar ainda o contraste vibrante entre a parede vermelha e os estofados azuis. 

12. Aposte em parede de concreto aparente (ou tinta que o imita)

Assim como os revestimentos de pedras, as paredes em concreto aparente podem proporcionar forte personalidade ao ambiente. A dica para acertar nesta escolha, é adicionar elementos coloridos e caprichar na iluminação do ambiente. O resultado será perfeito!

13. Pisos e paredes brancas combinam bem com móveis de tons neutros

Pensar na organização dos móveis junto às paredes é uma ótima solução para o melhor aproveitamento do espaço. Neste projeto, vale ainda destacar a presença do piso e paredes brancas que são ainda mais valorizados pela iluminação natural. 

14. Móveis feitos à mão deixam sua casa personalizada

Decorações com ideias DIY – as populares Faça Você Mesmo, podem deixar o ambiente mais criativo e aconchegante. Um bom exemplo disto, é esta delicada mesa de centro feita com apenas uma peça de palete. O resultado é simples e muito eficiente.

15. Combine as cores do sofá, tapete, parede e cortina

Obra Santo Andre: Salas de estar modernas por Silvana Borzi Design
Silvana Borzi Design

Obra Santo Andre

Silvana Borzi Design

Por fim, trouxemos este projeto delicado com conforto de sobra nos sofás, tapete e na iluminação. O conjunto com tons claros é uma excelente opção para que a sala fique mais aconchegante e acolhedora.

De qual destas dicas você mais gostou? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!