Casas modernas por ICAZBALCETA Arquitectura y Diseño

Pedra e madeira: 13 ideias para deixar a entrada de sua casa moderna

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Como qualquer estilo, o moderno também tem seus materiais favoritos. Nesta estética, a pedra e madeira são importantes por conta de sua textura, cor e aparência simples, mas ao mesmo tempo sofisticada. Esta é a razão pela qual ao caminhar ao longo de uma rua, você encontra residências que mostram predileção por essa vanguarda, mesmo que seja apenas um toque de pedra e madeira no piso, no teto ou na parede. 

Agora, imagine a gama de projetos que juntam estes dois materiais, especialmente na fachada, – área que todo mundo pode admirar. Por isso, escolhemos com segurança os 13 projetos abaixo que vão mostrar como a madeira e a pedra fazem uma união moderna imbatível! Madeira e pedra: os materiais favoritos em casas modernas.

1. ​Onde colocar a madeira e onde colocar a pedra?

Para você tirar o melhor benefício de ambos os materiais, é importante considerar qual é o melhor local para colocar a pedra e a madeira. Por exemplo, seria errado colocar a madeira em áreas em que a chuva atinge com frequência, neste caso, a pedra é mais resistente. 

​2. Pedra e madeira como revestimento

Tanto a madeira  como a pedra são materiais que podem ser utilizados como revestimento, ou seja, não é preciso necessariamente construir a estrutura da casa com eles para integrá-los à decoração. Em suma, não há desculpa para não ter os dois juntos em uma fachada.

​3. Cada material em um lugar específico

Outra maneira de coexistir a madeira com a pedra é escolher um lugar certo para cada material. Por exemplo, nesta imagem, vemos uma porta de madeira maciça, enquanto a pedra foi colocada em algumas paredes. Um projeto muito sofisticado e minimalista. 

​4. Jogue com os diferentes níveis

Você também pode usar as diferentes alturas da fachada como um elemento guia para a instalação da pedra e da madeira. O exemplo da imagem é perfeito: a pedra ocupa as paredes que requerem maior resistência e a madeira foi colocada em locais mais aparentes.

​5. Não importa a quantidade

Casas modernas por Loyola Arquitectos
Loyola Arquitectos

Fachada Principal

Loyola Arquitectos

Achamos fundamental mostrar que não importa a quantidade de madeira ou de pedra presentes, nem qual é o material protagonista do projeto, mas sim encontrar a melhor maneira de unir os elementos em benefício de uma aparência mais sofisticada e com um refinamento moderno. 

​6. Escolha o material que será o protagonista da fachada

Como já dissemos antes, se você optar pela madeira ou pela pedra como protagonista não é errado. Na verdade, isso ajuda muito para projetar uma composição mais adequada, porque você saberá de antemão onde cada material será instalado.

​7. Capacidade para muitas interpretações

Já sabemos que a fusão de pedra com a madeira dá um toque sofisticado às residências modernas, mas não é apenas em projetos de vanguarda que é possível ver esses materiais em conjunto, você também pode conferir essa união em casas campestres com um ar contemporâneo.

8. Com um olhar mais natural

Uma maneira de fazer estes dois elementos parecerem ainda mais sensacionais na fachada de uma casa é deixá-los ao natural, ou seja, sem retoques. Se você mexer muito nos materiais, você vai ofuscar sua cor, forma e textura que são os encantos da pedra e da madeira. 

Você vai adorar o projeto desta casa inteira de pedras!

​9. Organize a pedra e a madeira por seções

Casas modernas por Arquimia Arquitectos
Arquimia Arquitectos

Casa J+S ARQUIMIA ARQUITECTOS

Arquimia Arquitectos

Se o que você está procurando é um equilíbrio entre a presença da madeira e da pedra, apelar para um arranjo modular é uma alternativa formidável. Isto porque esta composição permite que você deixe tanto a crueza da madeira como a rugosidade da pedra em destaque.

​10. Tipos diferentes de madeira e de pedra

Até agora falamos sobre estes materiais como elementos sempre iguais, e não é exatamente assim, há uma vasta gama de tipos de pedra e madeira que nos permite jogar ainda mais com as suas características. Saiba que existem variações de cor, forma, textura e até dos cuidados com a manutenção. 

​11. Como organizar a pedra e a madeira

Se você já decidiu que vai usar a pedra e a madeira em sua fachada, já sabe qual será o tipo de material e outras qualidades relevantes a considerar antes da instalação, agora é hora de projetar a distribuição. O que isso significa? Você precisa saber se vai colocar os revestimentos em linhas, curvas, na horizontal ou vertical, entre outras opções.

​12. Suporte entre os materiais

Casas modernas por Boué Arquitectos
Boué Arquitectos

Casa Real de las Lomas 3- Boué Arquitectos

Boué Arquitectos

Já que estamos perto do fim do nosso livro de ideias, não poderíamos deixar de mencionar que é possível colocar estes dois materiais um ao lado do outro sem ofuscar as qualidade de cada um. Por exemplo, neste projeto, a madeira é destacada por sua cor e a pedra por sua força. Juntos, eles criam uma entrada belíssima. 

​13. Extremamente adaptável

Casas modernas por Local 10 Arquitectura
Local 10 Arquitectura

Casa Olinala – Local 10 Arquitectura

Local 10 Arquitectura

É hora de concluir, não sem lembrar, que a madeira e a pedra são materiais capazes de se adaptar a diferentes formas de uma casa, não importa o número de andares ou a geometria da fachada, é só inventar uma composição adequada para conquistar uma aparência moderna.

Qual projeto de fachada você achou mais bonito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!