SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 estantes espetaculares para salas de estar!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Peça essencial na casa de qualquer um que aprecie a cultura em todas as suas formas, a estante cada vez mais se estabelece como uma peça capaz de suscitar grandes emoções. Ainda que boa parte das estantes de sala tenham um design clássico, não é de hoje que muitas delas acabam se tornando peças importantes do décor, com soluções visuais das mais interessantes e criativas. É comum, também, em muitos casos, que as estantes acabam evoluindo para se tornarem verdadeiras bibliotecas, sempre disponíveis a receber o mais novo livro, revista ou filme da coleção do proprietário.

Neste livro de ideias do homify, daremos uma olhada em algumas estantes bem interessantes. Desde as mais radicais até as mais tradicionais. Todas elas, porém, cumprindo sua função de guardar um dos tesouros mais preciosos de qualquer pessoa: a nossa cultura.

Ângulos

Aqui temos outro design ousado para uma estante da sala. Neste projeto de um apartamento em Fortaleza, a estante é formada a partir de painéis de madeira encaixados de forma a se estruturar em diversos ângulos irregulares, quase como um castelo de cartas de baralho. Algumas superfícies são deliberadamente inclinadas, estabelecendo uma sensação de movimento semelhante à peça descrita anteriormente. A estante trabalha com cores básicas, leves, de forma a não competir com a estrutura tão ousada quanto sofisticada. A sala onde ela se encontra, por sua vez, investe em um décor mais clássico, o que torna esta estante angular ainda mais interessante, já que foge com inteligência do padrão planejado para a residência. 

Estante cruzada

Estante Cruzada: Sala de estar  por Pedro Braga Design
Pedro Braga Design

Estante Cruzada

Pedro Braga Design

Com foto de Rafael Porto, esta estante projetada pelo designer Pedro Braga é composta por peças de encaixe sem parafusos fixos, podendo ser montada ou desmontada a qualquer momento. Isso permite ao cliente em questão montar a estrutura do tamanho ou com a funcionalidade que deseja. Aqui temos uma estante cruzada que traz uma sensação de movimento e dinâmica ao local, estabelecendo-se desde o início como uma peça das mais inusitadas. Esta estante é perfeita para quem gosta de inovação aliada à modernidade e à praticidade.

Queijo suiço

Neste belo projeto, temos uma estante que se reinventa de várias maneiras. De início, o que chama a atenção é a cor da estante, que foge aos tons neutros ou escuros e investe em um amarelo vivo. Esta estante de sala é formada por prateleiras e módulos que se ajustam em uma desenho dinâmico e elegante, que oferece espaços de respiro para os livros e revistas ali alocados. O toque de charme vai para os diversos furos feitos nos módulos, que lembram os furos de um queijo suíço. Espaçosa, simpática e funcional, esta estante de sala é uma solução das mais interessantes. A combinação do amarelo da estante com as cores das lombadas do livro – aliado à iluminação natural que desenha traços no piso – estabelece um ambiente rico em criatividade e cultura.

Nichos

Nesta moderna estante para sala temos elementos simples que criam uma peça inspiradora e elegante. O projeto desta estante apresenta diversos nichos de madeira com revestimento branco que são distribuídos de forma quase aleatória pela parede. Mas nem tudo é o que parece. Esta suposta falta de padrão esconde um projeto de design dos mais sofisticados, em um ambiente que traz em sua origem um tanto de criatividade e cultura. Como todo bom projeto com nichos, novos elementos podem ser adicionados à peça principal, de acordo com a necessidade do morador. E com uma grande vantagem: é impossível se cansar do projeto, já que este pode ser sempre alterado.

Xadrez

_IN CAMPO BELO: Sala de estar  por ARQ_IN
ARQ_IN

_IN CAMPO BELO

ARQ_IN

Esta estante embutida traz em sua estrutura uma formalidade e um equilíbrio impressionantes. Quase todos os compartimentos desta estante para sala têm dimensões iguais, quase como um tabuleiro de xadrez. Isso permite ao morador fazer com que cada um destes nichos tenha sua personalidade própria, recebendo aqui e ali elementos dos mais diversos, como quadros, miniaturas, potes, vasos e, obviamente, livros. Todo na cor branca, a estrutura encontra como contraste a colorida estampa da poltrona da sala, uma peça tão simpática quanto eclética.

Funcional

Com foto do MCA Estúdio, temos aqui um projeto de um ambiente absolutamente funcional, atuando ora como um home theater, uma biblioteca ou um escritório. A parte biblioteca é a mais interessante com certeza, Graças à grande quantidade de livros, a estante ocupa as duas paredes laterais da sala sem que isso pese no décor. Isso é evitado graças às quebras oferecidas pelo quadro em uma parede e pela televisão na outra. A estante é estruturada em madeira branca, o que também garante a leveza do ambiente. Os sofás confortáveis são um convite à leitura e ao lazer.

Prática

Estantes podem surgir em qualquer local de uma casa. Nesta residência, por exemplo, temos uma coluna de madeira que recebeu, em sua estrutura, diversas prateleiras que funcionam como uma mini estante na sala de estar. A estrutura é quase minimalista em sua proposta, mas oferece possibilidades diversas, podendo abrigar livros, revistas ou objetos de decoração sem problemas. Graças a seu design e simplicidade, é uma estrutura que pode ser aproveitada em qualquer cômodo da casa, e não apenas na sala de estar.

Módulos vermelhos

Casa  por Ociohogar
Ociohogar

Estantería Joker de Cattelan Italia

Ociohogar

Este modelo de estante modular para sala de estar investe na praticidade e na mobilidade como principais diferenciais. A cor vermelha faz com que a peça seja naturalmente destacada em qualquer ambiente, mas seu design moderno e um tanto despojado oferecem uma experiência única em termos de solução de decoração. Trabalhando com nichos e compartimentos alternados, a estante oferece ainda a possibilidade de ampliar ou reduzir a distância entre cada peça de acordo com a proposta do designer ou do cliente.

Embutida

Salas de estar  por Brown + Brown Architects
Brown + Brown Architects

South Crown Street Living Room

Brown + Brown Architects

Nesta foto, temos mais uma estante embutida que transpira charme e estilo. A sala traz um inegável viés eclético inegável, seja pelo tradicional piso de madeira envelhecido, pelos móveis de viés moderno – como as poltronas ou a mesa de centro – ou pela luminária de aspecto vintage. Neste ambiente tão curioso, a estante se destaca por se integrar com discrição e elegância ao espaço, estabelecendo-se como uma peça quase orgânica. A bela lareira de mármore azul entre as duas estantes principais traz uma toada clássica, que é reforçada pelo belo quadro em preto e branco acima da mesma.

Biblioteca

Finalizamos com esta estante que é praticamente uma biblioteca. O espaço amplo, arejado e iluminado é bastante privilegiado, permitindo que o eventual leitor sinta-se completamente à vontade na hora de escolher o livro que quer ler. A estante está estruturada a partir de uma parede de concreto queimado, o que traz um ar rústico ao ambiente. Os sofás brancos e amplos convidam ao relaxamento. Todo esse décor de tons leves é quebrado eventualmente pelos cores das lombadas dos livros, pelo tapete de tom azul claro e pelo quadro de Klimt na parede esquerda ao fundo.

O que achou destas estantes? Acha que alguma combina com a sua residência?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!