Banheiros modernos por GLR Arquitectos

13 truques simples para deixar seu banheiro com cara nova

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Renovar o banheiro não precisa ser uma tarefa impossível, nem muito cara. A atenção aos detalhes pode dar as pistas para diversas possibilidades de mudança na decoração do espaço.

Colocar cortinas, nichos e prateleiras alinhados a um novo estilo é um exemplo disso. Assim como a troca do chuveiro, do box, do suporte de toalha, da cuba, do gabinete e do espelho, o que não precisa ser feito simultaneamente, mas à medida das suas necessidades e dos seus recursos.

Quando os recursos forem maiores, uma boa aposta é a troca do piso e do revestimento das paredes. Se não for possível, vá de adesivos nas paredes e de tapetes no piso. E possível dar mais vida e verde ao banheiro com a presença de plantas e até mesmo jardins verticais.E a iluminação certa pode criar a atmosfera mais agradável.

Fique por dentro de 13 truques para renovar o banheiro e transforme o seu em um lugar incrível!

1. Troque a cortininha por um box de vidro

Que tal trocar a velha cortininha ou aquele box de plástico que estraga logo por um verdadeiro box de vidro temperado? A durabilidade, a manutenção e a aparência clean dele compensam. Além disso, o ambiente vai ficar mais leve e muito mais agradável – e também mais moderno e sofisticado.

2. Aplique um adesivo ou troque o revestimento de parede

Suíte Master - CASA COR 2013 - (Fotos Lio Simas): Banheiros ecléticos por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Na renovação de um banheiro, o revestimento das paredes pode ter um grande impacto. Em banheiros completos, a aplicação de adesivos pode ajudar a torná-lo mais bonito, mais alegre, mais moderno. Nos lavabos, onde não há umidade causada pelo chuveiro, a ousadia pode ser maior, com o uso de quadros, papéis de parede, painéis e até tinta de lousa.

3. Troque o espelho por algum de outro formato

BANHEIRO FEMININO - CASA COR SP 2015: Banheiros tropicais por Orlane Santos Arquitetura
Orlane Santos Arquitetura

BANHEIRO FEMININO – CASA COR SP 2015

Orlane Santos Arquitetura

Uma maneira de dar uma outra cara ao banheiro é trocar o espelho velho por um outro novinho e com muito mais personalidade. Ele pode ser em vários formatos, com ou sem moldura. Se optar por molduras, as prateadas e douradas dão um ar mais refinado ao espaço, enquanto as de madeira podem dar um tom rústico ou, dependendo do acabamento, moderno.

4. Encontre a cuba perfeita para seu banheiro

Projeto Alto de Pinheiros - SP: Banheiros modernos por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Projeto Alto de Pinheiros – SP

Alice Martins Flávio Butti

A cuba da pia é um elemento importante na decoração do banheiro, pois é usada diariamente para os rituais de higiene de moradores e visitantes, portanto chama a atenção imediatamente. Existem muitas opções nos mais diversos estilos, cores e materiais, tais como porcelana, cerâmica, acrílico, aço e cobre. Entre os tipos mais comuns estão a cuba de embutir, de sobrepor, de semi-encaixe, de apoio, de parede e esculpidas. Com tanta variedade, você vai encontrar uma cuba – ou duas – que fique perfeita no seu banheiro.

5 . Harmonize o gabinete com a cuba

Banheiro Masculino Contemporâneo: Banheiros industriais por Motirõ Arquitetos
Motirõ Arquitetos

Banheiro Masculino Contemporâneo

Motirõ Arquitetos

O gabinete também é essencial à decoração e a cuba, aliás, deve se harmonizar com ele. Existem modelos com a bancada apenas, abertos embaixo, e modelos com prateleiras ou armários na parte inferior, que são mais indicados para quem precisa guardar muita coisa no banheiro ou não tem um banheiro grande e tem que otimizá-lo. Escolha um novo de acordo com o estilo que você quer dar ao banheiro. Ele pode ser colorido ou em tons neutros e também ser feito de vários materiais, em especial a bancada. 

6. Instale nichos e prateleiras para mudar o banheiro

Loft Tropical - Casa Cor 2014: Banheiros modernos por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Loft Tropical – Casa Cor 2014

Gisele Taranto Arquitetura

Nichos e prateleiras também transformam um banheiro velho, já que permite organizar melhor as coisas no espaço e até mesmo a enfeitar o ambiente com objetos decorativos. Os nichos podem ser embutidos ou não, podendo ser inclusive iluminados. Já as prateleiras aproveitam muito bem os espaços vazios nas paredes, seja na parte superior ou inferior delas. Elas podem ser muito úteis ao armazenar, por exemplo, toalhas enroladas ou caixas em fibras naturais.

7. Instale lâmpadas ou fitas de LED

O banheiro também pode ter uma nova atmosfera com a iluminação planejada, que vai equilibrar a luz nas diferentes áreas do espaço. Para quem não tem recursos para tanto, a iluminação de LED em torno do espelho ou uma luminária de teto de vidro ou cristal já podem fazer muita diferença.

8. Se sobrar um dinheirinho, troque o piso

CASA MP: Banheiros campestres por Mutabile
Mutabile

CASA MP

Mutabile

Efeitos bonitos podem ser conseguidos no banheiro com a mudança do piso, caso haja recursos. O porcelanato, o queridinho do mercado, é dos mais sofisticados, mas recomenda-se optar pelo tipo acetinado, que não escorrega tanto quanto o polido. O piso cerâmico, por sua vez, é mais barato que os diferentes pisos do mercado e fácil de instalar. Já o mármore e o granito são pisos clássicos que sempre valorizam o banheiro.

9 – Coloque por lá um tapete novo (e antiderrapante)

Apartamento do Homem Moderno - Morar Mais por Menos Vitoria 2015: Banheiros modernos por Cristiane Locatelli Arquitetos & Associados
Cristiane Locatelli Arquitetos & Associados

Apartamento do Homem Moderno – Morar Mais por Menos Vitoria 2015

Cristiane Locatelli Arquitetos & Associados

Já quem não pensa em trocar o piso do banheiro, pode transformá-lo mesmo assim com a colocação de tapetes no espaço. A peça deixa o banheiro mais aconchegante e é muito útil para quem está descalço. aquecendo os pés e evitando o contato com o piso frio. Além disso, tapetes coloridos podem dar um ar mais alegre ao espaço. Modelos não faltam: eles só devem se harmonizar com o restante da decoração. E lembre-se de escolher aqueles com anti-derrapante para evitar acidentes.

10. Que tal instalar uma cortina?

Se o seu banheiro tem janelas em paredes que não sejam as do box, você pode lançar mão das cortinas para dar uma repaginada no espaço. Prefira cortinas curtas, emoldurando apenas as esquadrias da janela. Pode-se optar por tecidos lisos e mais sóbrios ou neutros ou, ainda, por tecidos estampados ou coloridos. Tudo depende do resto da decoração. Outros tipos de cortinas, como persianas, também podem cair bem, se a preferência é por um estilo mais moderno.

11. Plantas também vão bem no espaço

Projeto Apartamento Luxemburgo: Banheiros modernos por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Projeto Apartamento Luxemburgo

Laura Santos Design

Há quem pense que não se pode ter plantas no banheiro por causa do calor e da umidade. No entanto, existem espécies que vivem bem nesse ambiente e podem ajudá-lo a ter um banheiro com mais vida e verde, o que muda radicalmente a atmosfera do espaço. É possível ter vasos com plantas e até jardins verticais, mas antes de mais nada é preciso se informar com especialistas sobre as melhores espécies a utilizar no banheiro.

12. Troque o suporte de toalha

Apartamento JD: Banheiros modernos por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Apartamento JD

Gláucia Britto

É apenas um detalhe, mas pode fazer muita diferença: troque o seu suporte de toalhas. Ouse nas cores, nos materiais e, principalmente, no design e no lugar onde irá fixá-lo. O suporte para toalhas é geralmente colocado na parede ao lado do box, mas pode aparecer também no gabinete ou mesmo vir como peça autônoma para se colocar sobre o piso. Lembre-se que existem suportes para uma só toalha e também para várias. Os ganchos de parede, onde se costuma pendurar a toalha de rosto, também podem ser trocados por modelos os mais diversos e em materiais como porcelana, metal (incluindo cobre) e madeira, entre outros. 

13. Aposte em um chuveiro com maior vazão de água

Banho social: Banheiros modernos por Flaviane Pereira
Flaviane Pereira

Banho social

Flaviane Pereira

Outro detalhe que não deve passar despercebido é o chuveiro. Uma boa ideia é trocar aquele que você tem em casa por um modelo mais novo, moderno e com design diferente. Não se esqueça, porém, de escolher um modelo que tenha mais vazão de água para poder ter banhos ainda mais gostosos. 

Qual dica para renovar o banheiro você gostaria de tentar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!