Chalé de Praia: Salas de estar tropicais por Juliana Lahóz Arquitetura

Construída rápido, casa pré-fabricada de madeira tem ótimas ideias de decoração

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos em Curitiba, para apresentar uma casinha de madeira espetacular de apenas 43 m² de área interna. De autoria do estúdio Juliana Lahóz Arquitetura, a casa foi construída com sistema pré-fabricado de madeira e privilegia a praticidade e a sensação de conforto e aconchego, com uma atmosfera de praia encantadora. Além dos 43 m² de área interna, a casa conta com mais 60 m² de terraços, na área externa, num total de 103 m².  

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos deste chalé de praia simplesmente apaixonante? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casinha de praia pequena, prática e super aconchegante.

Casa de madeira pré-fabricada ​

Este chalé de praia apaixonante foi construído totalmente com sistema pré-fabricado de madeira. O projeto fez parte da mostra Morar Mais por Menos de 2006, evento que exigia rapidez na construção. O sistema pré-fabricado, no qual as paredes foram mantadas através de encaixes perfeitos, garantiu a rapidez da execução, além da limpeza do canteiro de obrar e o perfeito isolamento térmico. A estrutura é composta de peças de madeira tipo cedrinho e as tábuas que revestem as paredes são de pinus auto-clavado, pintadas posteriormente com tinta PVA. O chalé combina a rusticidade da madeira com a transparência e sofisticação do vidro, que proporciona um melhor aproveitamento da luz natural e vistas privilegiadas para o exterior.

​Living room com pé-direito duplo e planos transparentes

O living room do chalé de praia se destaca pelo pé-direito duplo e pelos generosos planos de vidro que permitem a integração total com o espaço externo. Os painéis de vidro foram feitos com um tipo especial de vidro reflexivo, que proporciona um melhor desempenho térmico e, portanto, maior conforto. As esquadrias foram executadas com ferragens próprias para vidro e, posteriormente, pintadas da cor da madeira, para justamente se harmonizar aos acabamentos em madeira.  

​Mobiliário e acabamentos em madeira

Os acabamentos em madeira garantem o conforto e o clima de praia. O piso da casa é composto de assoalho de madeira maciça tipo Ipê com aplicação de Verniz à base de água. O forro é constituído de madeira maciça tipo Muiracatiara. 

mobiliário de estilo despojado prioriza o conforto e a facilidade de manutenção, ideal para casas de praia. A luminária de chão em forma de arco com acabamento em aço de alto brilho dá um toque de sofisticação ao living, que se abre completamente para a paisagem circundante.

​Espaços integrados

A casa compacta privilegia os espaços integrados. Sala de estar, sala de jantar e cozinha formam um espaço único e com vistas privilegiadas para o espaço exterior.

A iluminação dá o toque especial valorizando a madeira e elementos decorativos, sem exageros, tornando o espaço mais aconchegante.

​Cozinha

A paleta de cores suaves do projeto buscou criar ambientes alegres e ao mesmo tempo valorizar as qualidades estéticas da madeira. O visual do conjunto criou uma casa gostosa, aconchegante e descontraída. Na cozinha os tons suaves das paredes combinam perfeitamente com os acabamentos do piso e do forro de madeira aparentes. 

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Mezanino

O dormitório está situado no mezanino e graças aos generosos planos de vidro do living room o dormitório também tira proveito das vistas para o exterior e da luminosidade abundante. E, o forro de madeira e o piso de madeira garantem a sensação de aconchego.

​O banheiro

banheiro também possui piso de madeira, proporcionando maior aconchego. Os destaques são o aparador usado como bancada para a cuba de apoio e a banheira de hidromassagem. 

​Terraço superior

Além do terraço no pavimento térreo, integrado ao living, o projeto criou um segundo terraço, com deck de madeira, no pavimento superior, que proporciona uma área de estar ao ar livre integrada ao quarto, para relaxar e curtir o clima de praia.

Veja mais fotos deste chalé apaixonante:

Você gostaria de ver mais projetos de casas pré-fabricadas de madeira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!