SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 ideias para organizar sua cozinha!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Ter uma cozinha bonita não é suficiente. É imprescindível que a parte estética esteja aliada à funcionalidade. A cozinha é um dos espaços mais utilizados e movimentados da casa e uma boa organização facilita a vida de qualquer família. Se você pretende começar uma cozinha do zero, considere diferentes opções de organização que estejam de acordo com as suas necessidades e circunstâncias. Compartimentalizar é sempre uma boa ideia, seja para arrumar os condimentos, a louça ou os talheres. Se cada objeto tiver o seu espaço, seus momentos na cozinha serão ainda mais agradáveis. Afinal, ninguém gosta de cozinhar no meio do caos. E esses detalhes farão toda a diferença!

Foi pensando nisso que criamos hoje este artig em que mostramos dez ideias de organização na cozinha. Há ideias verdadeiramente inesperadas e inteligentes. A melhor parte é que não é nada difícil colocá-las em prática. Vamos conhecê-las?

Armário surpresa!

O armário do filme “Narnia” não chega nem aos pés deste. Fechado não passa de mais um armário de cozinha, aberto quase conseguimos ouvir um coro de anjos cantarolando diante de todo esse potencial culinário. Aqui não falta nada! O interior das portas é perfeito para armazenar especiarias, pois possui várias estantes organizadoras, gavetas e ainda por cima espaço para um microondas. Assim até dá gosto de por o avental e colocar as mãos na massa! É esta a proposta da empresa britânica Maple & Gray. Inteligente e funcional. Let’s cook, darlings!

Tudo em seu lugar

Não há nada pior do ficar procurando infinitamente uma colher de café e ter que vasculhar uma gaveta com dezenas de talheres de diferentes formas e tamanhos misturados. É um cenário pouco agradável e acima de tudo muito pouco prático. Além disso, as opções de organização para interiores de gavetas de cozinha já são tantas e a preços tão acessíveis que não há desculpa para manter as coisas bagunçadas. 

Não é muito melhor abrir a gaveta e ver tudo arrumado no seu devido lugar? Facas aqui, garfos ali, colheres de sobremesa ali. E assim em diante… Inspire-se nesta sugestão, também da Maple & Gray, e deixe a sua gaveta perfeitamente organizada. Você com certeza ficará mais motivado na hora de cozinhar!

Aceita uma bebida?

Os apreciadores de vinho são também exigentes no que diz respeito ao seu armazenamento. Há toda uma ciência dirigida à esta ciência. Os entendidos dizem que as garrafas devem estar em determinada posição com a temperatura ideal e num local seco. E sabem do que falam! Quando recebemos convidados, gostamos de impressioná-los com um bom vinho e nada como ter à mão a nossa pequena coleção guardada para momentos especiais. Veja o exemplo desta adega, de uma casa em Portugal, que só ocupou uma pequena parte da cozinha para que fosse possível dispor as garrafas numa fileira organizada na vertical. Além de ocupar muito pouco espaço, é um design bonito, funcional e muito fácil de executar.

Uma peça antiga

É bastante comum as pessoas pensarem que numa cozinha moderna não há espaço para um móvel antigo. E estão enganadas! Devemos ter sensibilidade para interpretar a estética do espaço, de forma que possamos perfeitamente enriquecê-lo e personalizá-lo, recorrendo a uma peça antiga que pode ser deixada em seu estado original marcado pelo tempo ou recuperada e pintada com outra cor. Imagine, por exemplo, uma cristaleira azul, amarela, vermelha ou verde numa cozinha moderna toda branca. Ficaria muito bonita! Aproveite o exemplo desta imagem de uma cozinha portuguesa, no coração de Lisboa, com uma cristaleira antigo contrastando com os móveis de linhas modernas e superfícies claras e lisas.

Organizando os livros de receitas

Cozinhas  por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Hoje em dia cozinhar está na moda. Não é mesmo? Há cada vez mais canais de televisão dedicados ao tema, chefs jovens e inovadores, aplicativos, muitas novidades nas redes sociais e , é claro, uma quantidade imensa de livros de cozinha que agradam a várias dietas. Desta forma, tornou-se importante ter uma parte da cozinha reservada aos livros de receitas até mesmo porque muitos deles têm encadernações verdadeiramente bonitas que são por si só objetos decorativos. Inspire-se nesta fotografia que ilustra esta ideia e reserve no seu balcão ou ilha um espaço aberto onde possa colocar os livros que mais usa. Pode colocá-os na vertical, outros na horizontal e intercalá-los com elementos decorativos bonitos como uma louça antiga em cerâmica, por exemplo.

O top dos escorredores da louça

E aqui está a “miss universo” dos escorredores de louças! Totalmente diferente dos escorredores tradicionais, a peça portuguesa foge do plástico e do metal. Concebida em madeira, traz linhas modernas e muito bonitas, cumprindo não somente o propósito óbvio, mas também valorizando a bancada ou balcão da cozinha. Se você considerar esta opção, não se esqueça de que a madeira deve ter um bom acabamento, pois apesar de ser um material duradouro por natureza, precisa estar impermeabilizada para não se degradar com a umidade típica desta área da casa.

Estação de café

Cozinha  por De Rosee Sa
De Rosee Sa

Hillcrest

De Rosee Sa

Imagine ter um canto da sua cozinha dedicado apenas à preparação de um café, de um chá ou do seu smoothie preferido! Que tal a ideia?! Ter os seus chás organizados perfeitamente, assim como o pó de café, os frascos com vários tipos açúcar, os copos e as xícaras… Nós adoramos esta ideia de ter uma estação de café na cozinha. Os amigos e visitas ficarão impressionados quando abrirem as portas! 

Se acha uma sugestão muito diferente, então inspire-se na fotografia que nos mostra um pequeno cantinho para a preparação de bebidas quentes que inclui ainda várias gavetas e uma cafeteira. Brilhante! E a melhor parte é que quando você estiver com pressa para tomar seu café e sair sem tempo de arrumar nada, basta fechar as portas e o aspecto organizado se manterá. É um bom truque. Mas não contamos se você não contar!

Aproveitando a ilha de cozinha

Cozinhas  por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Balcão com arrumação

LAVRADIO DESIGN

As cozinhas com ilha estão em alta. São bonitas, proporcionam mais um espaço de convívio e preparação de alimentos e existem em vários estilos, do rústico ao moderno. Se você possui uma ilha em sua cozinha, não use apenas a superfície e aproveite para embutir armários ou estantes em todo o seu redor. Numa cozinha, as áreas de organização e compartimentos nunca são demais. Inspire-se no design minimalista desta ilha, numa casa onde foram embutidas seis estantes que servem como suporte para louça. Num espaço semelhante poderiam também estar dispostos livros de culinária ou objetos decorativos mimosos.

Para os talheres maiores

Já escrevemos sobre organizadores de gavetas para talheres e agora deixamos uma ideia para arrumar as colheres maiores que usamos para sopa ou para preparo e que, por serem maiores, não cabem nessas mesmas gavetas. A nossa sugestão é a compra de ganchos onde seja possível ter todos os seus apetrechos pendurados à mão. Simples assim! A parte boa é que podemos ir acrescentando ganchos à medida que aumenta a coleção de talheres e conchas. Mas não se esqueça de pendurar num local que não receba permanentemente vapores e cheiros. Suspenda os ganchos por cima do balcão, mas ligeiramente afastados do fogão para os talheres não ficarem pegajosos. Há também quem escolha por suportes magnéticos, mais indicados para facas e não para colheres pesadas.

Um armário à (sua) medida!

Quando escolher os seus armários de cozinha, não se esqueça de que o interior é tão importante quanto a aparência exterior. Não é prático ter armários muito profundos onde mal conseguimos chegar às coisas. Otimize o seu espaço e inclua um sistema de organização extensível como o da imagem (proposta da Treyone) onde se possa arrumar os condimentos de forma organizada e acessível. Aproveitamos ainda para chamar a sua atenção para o fato de que esta porta se encontra na esquina do armário! Não desperdice espaços. Mesmo que sejam esquinas!

É assim que se mantem uma cozinha organizada! De qual dos organizadores você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!