Como montar o jardim dos seus sonhos!?

Marcio L Santos Marcio L Santos
CASA MORUMBI.SÃO PAULO.BRASIL, Línea Paisagismo.Claudia Muñoz Línea Paisagismo.Claudia Muñoz Jardins clássicos
Loading admin actions …

Toda residência precisa de um pouco de verde, seja colocando plantas ou flores em vasos ou mesmo montando um pequeno jardim na varanda. Com o verde, sua residência se enche de natureza, ganha cor e brilho, e você promove um estilo de vida voltado à sustentabilidade e à preservação. E não importa o tamanho do espaço: toda residência tem condições de abrigar um jardim. E tem mais: cuidar de um jardim é uma atividade terapêutica, capaz de deixar você mais calmo, menos estressado. Mais relax. Em resumo, não há motivo para que você não invista em um jardim, e dos bem caprichados. 

Hoje iremos apresentar 10 projetos que mostram como é possível montar o jardim dos seus sonhos em qualquer espaço. Basta um pouco de criatividade e muita dedicação. Mas essa é a parte mais fácil.

Inspiração oriental

homify Jardins asiáticos Mobiliário

Para montar este jardim de típica inspiração oriental, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Aproveitar bem os espaços é fundamental. Aqui, temos o gazebo estruturado em duas partes: uma peça coberta e outra descoberta. Como é comum nos jardins japoneses, evita-se as plantas que dão flores coloridas, estabelecendo um manto verde contínuo e íntegro. O uso de bonsais também é priorizado, criando uma atmosfera de cuidado e aconchego. Para completar, as estruturas em madeira e os tecidos brancos criam um contraste natural e orgânico em relação a todo esse belo ambiente.

Luz e velas

Nada melhor que aproveitar parte do terreno de uma residência para montar um jardim dos mais caprichados. Aqui temos um jardim que investe nas mais diversas plantas, árvores e folhagens para criar um ambiente perfeito para o relaxamento e o lazer. O piso de pedras dá um ar todo aconchegante ao ambiente, que se completa com os simpáticos bancos em madeira. O toque de charme fica por conta dos pequenos lampiões e da pequena vasilha próxima aos bancos – e pela luz que vem das velas ali dispostas.

Harmonia

Aqui temos uma estrutura construída para decorar a entrada de uma residência. Para montar este jardim, a combinação de cores que vem das flores e das plantas foi fundamental: uma mistura de verde, amarelo e lilás das mais empolgantes. Rodeado pela entrada de acesso à residência, esta peça traz um elemento fundamental que deve ser priorizado na hora de montar um jardim: a simetria. Reparem como todas as flores e plantas obedecem a uma simetria exata dentro do conjunto, como se houvesse um espelho no centro da estrutura refletindo todos os elementos desta obra.

Pedrinhas brancas

Este projeto, uma aula de como montar um jardim, é executado por Claudia Munhoz, da Línea Paisagismo e tem como destaque essa estrutura de madeira – chamada de pergolado – que acolhe a coleção de orquídeas da família. Com um festival de cores das mais diversificadas, a estrutura traz todo um charme e elegância ao espaço, que conta ainda com o piso de pedrinhas brancas e uma simpática cadeira dobrável para quem quiser relaxar e curtir o jardim. Além do pergolado, é possível perceber que todo o espaço disponível do jardim está ocupado com plantas e árvores das mais diferentes espécies: um pedaço da natureza realmente dentro de casa.

Suspenso

Este jardim faz parte de um projeto elaborado para a Casa Cor 2013, mas que sempre merece nossa atenção pelo brilho e pela criatividade envolvida. Esta peça em questão trabalha com a estrutura de jardins suspensos, clássica desde a antiguidade. É um projeto charmoso e elegante em sua essência, desde o piso de madeira, passando pelo sofá suspenso e culminando com a bela vista da cidade. Suspensos por meio de estruturas de ferro, os vasos estão colocados ao longo de um belo painel de madeira envelhecida, um toque rústico em um ambiente repleto de sofisticação. Montar um jardim destes em sua residência é uma ótima ideia.

Espaço de meditação

Aqui temos mais um jardim que investe na ideia do pergolado, criando desta vez um espaço zen dos mais relaxantes e tranquilos. Vamos reparar como este jardim foi montado: com piso de madeira, o pergolado recebe duas poltronas de vime com encosto branco perfeitas para momentos de descontração e lazer. Ao centro da estrutura, dois vasos exibem flores com combinações de cores leves e empolgantes. O pergolado é rodeado por inúmeras árvores e plantas das mais diversas, se estabelecendo como um pequeno espaço de meditação em meio a natureza.

Varanda colorida

Apartamentos muitas vezes não oferecem espaço para a criação de um jardim. Nestas horas, o melhor a fazer é construir seu jardim dos sonhos na varanda ou na sacada. Mas como montar esse jardim sem perder o espaço de lazer? Trabalhar com elementos suspensos é uma boa saída. Neste projeto de um pequeno jardim, vemos que parte das plantas e flores está suspensa em uma estrutura de madeira. Outras são colocadas em caixas ou prateleiras. Há algumas ainda – e vejam que curioso – que foram colocadas em um aparador restaurado,  criando uma nova e curiosa funcionalidade para esta peça tão tradicional.

Madeira branca

Aqui temos mais uma aula de como montar um jardim pequeno, simpático e gracioso trabalhando com elementos do dia a dia e uma pitada de criatividade. Investindo nas flores de tons violeta e amarelo, este projeto coloca pequenas estruturas de madeira – prateleiras ou nichos – recebendo vasos nas cores branca ou lilás, criando toda uma atmosfera de sonho e leveza. A estrutura da casa em madeira branca reforça essa sensação, transformando este pequeno jardim em um exemplar dos mais interessantes aqui do homify

Fim do dia

Fechamos este nosso livro de ideias com um jardim dos mais rústicos e despojados, mas que jamais perde o charme. Para montar este jardim tipicamente tradicional, a proposta foi realmente ocupar todos os espaços com plantas e flores, como uma pequena floresta ao redor da casa. A estrutura de madeira e o piso de pedra trazem um ar campestre inegável a esse projeto, que ainda se beneficia de um simpático banco de praça que parece chamar o visitante para sentar e apreciar a luz do fim do dia. Sensação melhor do que essa, não há.

O que achou destes jardins? Alguma destas ideias pode ser aproveitada em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista