Casa enigmática e mágica no Japão

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casa enigmática e mágica no Japão

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Casas  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
Loading admin actions …

Os japoneses possuem uma abordagem minimalista e singular da natureza e do ambiente construído. Esta sensibilidade poética e poder de síntese também são empregados na arquitetura e no design de interiores, resultando sempre em ambientes de estética simples e pura, mas riquíssima em significados. Portanto, apesar das diferenças climáticas e técnicas, há elementos na arquitetura japonesa que merecem um olhar nosso mais carinhoso. Afinal, por quê não aprender com uma arquitetura tão rica e singular, capaz de expressar significados complexos com o emprego do mínimo de recursos? 

Com este propósito apresentamos o projeto magnífico de uma residência familiar japonesa, localizada em Fujinomiya Shizuoka, projetada pelo estúdio Case Design Studio. O projeto é marcado pelo purismo geométrico e estético, devido à predominância da cor branca. Os ambientes se destacam pela permeabilidade e integração espacial. E, um jardim minimalista faz da residência um lugar encantador. 

Confira mais imagens e detalhes deste projeto sensacional, que simboliza todo o poder de síntese e a riqueza simbólica da arquitetura japonesa.

Fachada principal

Casas  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

O purismo formal e a depuração estética evidenciam o estilo minimalista da residência. A fachada principal da residência é formada de um prisma retangular branco e simétrico, revestido de madeira. Os painéis de madeira opacos são fixos, enquanto os painéis móveis são vazados. Apesar da simplicidade formal , este jogo de contrastes entre os materiais, a madeira e a alvenaria, e entre o opaco e o transparente cria uma fachada dinâmica, que expressa a ideia de movimento e transitoriedade, conceitos que permeiam nossa existência. Um muro branco, posicionado estrategicamente frente ao acesso principal, garante a privacidade dos moradores, bloqueando os olhares de quem passa pela calçada. 

Permeabilidade espacial

Casas  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

O acesso principal da residência se dá através de portas de madeira imponentes de correr, que quando abertas permitem a visão do fundo do terreno, revelando a permeabilidade espacial e a profundidade do terreno. O olhar do visitante atravessa toda a área social, a sala do chá, a sala de jantar e a sala de estar e atinge o muro de arrimo no limite de fundo do terreno. O prisma saliente sobre o volume principal evidencia o pé-direito duplo do cômodo central, expandindo a sensação de continuidade espacial também no sentido vertical e portanto, reforçando a sensação de liberdade. 

Fachada lateral

Casas  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

Vista de lado, a simetria se desfaz e o jogo de prismas revela a complexidade formal e o dinamismo espacial dos ambientes internos. As fachadas cegas, sem aberturas, evidenciam a preocupação com a intimidade, elemento marcante da cultura japonesa. Apenas nas fachadas norte e sul a residência se abre para o exterior, em busca do contato com a luz natural e principalmente com o jardim japonês, na parte posterior do terreno, à direita na imagem.

Núcleo central: cozinha e sala de jantar

Salas de jantar  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

No interior da residência predomina o mesmo diálogo entre a madeira e as superfícies brancas da alvenaria comum. O núcleo central da residência, não por acaso, abriga o a cozinha, compacta e minimalista, ao fundo, e a sala de jantar, composta de mobiliário de madeira maciça e design contemporâneo. A distribuição dos ambientes sociais em um eixo linear, que se estende da entrada ao fundo do terreno, agrega funcionalidade e mais privacidade nos espaços íntimos. À esquerda, está situado a sala do chá, espaço tradicional da residência japonesa e definido pelas dimensões do tatame. O piso elevado reforça o nível hierárquico do ambiente e sua importância como abrigo de um cerimônia religiosa e tradicional, o encontro do chá, ou chaji.

Sala de estar

Casas  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

O projeto de interiores, marcado pela depuração estética, pela brancura imaculada das superfícies e pela exploração das qualidades naturais dos materiais de acabamentos, como a madeira e o vidro, denota o estilo minimalista e o poder de síntese típico da cultura japonesa, capaz de expressar valores complexos com o uso do mínimo de meios. A sala de estar é composta do mínimo de mobiliário e acessórios. O tapete na cor marrom assegura a sensação de acolhimento, enquanto também faz o contraponto com a superfície incolor e em contínuo movimento do lago artificial do jardim japonês tradicional, para o qual o ambiente se abre completamente. O lago artificial permite aos moradores vislumbrarem o céu, através do seu reflexo nas suas superfícies sutilmente em movimento.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

O lago artificial

Casas  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

A água desempenha um relevante no jardim japonês, representando o movimento e portanto o ritmo da vida. Uma fonte garante o movimento suave das águas e um ruído relaxante. As pedras também são um elemento expressivo no jardim japonês. As pedras submersas e em parte emersas do lago artificial representam os obstáculos com os quais temos que lidar. O que é mais surpreendente é que a sala de estar se abre totalmente para o jardim, sendo o lago artificial a única barreira física entre o espaço interior e exterior.

Banho japonês

Banheiros  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

O banheiro é caracterizado pelo revestimento de pastilhas cerâmicas, na cor verde, que dão um toque de sofisticação e elegância ao ambiente. A luz natural invade o ambiente através de uma abertura generosa, situada junto à banheira, que permite aos moradores contemplarem o jardim e se sentirem mais livres, sem comprometer sua intimidade.

Infelizmente, não dispomos das imagens da área íntima e dos dormitórios. Mas se você quiser saber como criar um quarto em estilo japonês, leia este artigo.

Jardim japonês

Casas  por CASE DESIGN STUDIO , Moderno
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

Os japoneses possuem um incrível poder de síntese, conseguindo representar em um jardim de 1 m² o significado inteiro da vida. Em um jardim japonês não podem faltar elementos tais como pedras e água. Portanto, neste projeto a maior atração do jardim é lago artificial, de forma retangular, com pedras submersas, emersas e uma pequena fonte, que provoca movimentos e sons.

Para obter mais informações sobre como criar um jardim zen japonês, leia este artigo.

O que você da integração da sala de estar com o lago artificial do jardim?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!