Natal no México!

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

O México é um país surreal. Até mesmo o próprio Dalí disse que não poderia viver em um país como o México, porque era muito mais surreal do que ele. No entanto, o México possui algo de muito mágico, principalmente nas datas comemorativas que se aproximam.

As tradições de Natal resultam do sincretismo e da mistura de culturas, principalmente da espanhola, através da conquista e sobrevivência da cultura mexicana e sua posterior adaptação.

O México também incorpora os elementos básicos do cristianismo que já foram descritos em outros artigos sobre o Natal aqui no homify, mas com pequenas diferenças que valem a pena mencionar, além dos detalhes curiosos que trazem o surrealismo também para dentro das tradições de final de ano.

Árvore

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Sim, todos os países com herança latina possuem a tradicional árvore de Natal, que ao longo dos séculos passou a significar muito mais do que um símbolo religioso. Ela subiu até o ponto de ser o ícone de um período que reúne família, desejos, fraternidade, união, amor e muito mais. No México a árvore de Natal é o começo de tudo, sendo colocada no dia 01 de dezembro, se possível, mas não é uma regra estrita. 

Seus enfeites também são outra tradição, e todos os anos os artesãos do estado de Puebla, particularmente o povo de Chignahuapan, produzem dezenas de milhões de bolas de Natal com acabamentos manuais que os tornam únicos e exclusivos.

Nas feiras de Natal os mexicanos encontrarão muitas opções de luzes, brancas ou coloridas, em padrões dos símbolos natalinos ou simples, para decorar a árvore, grande símbolo desta festa de união da família.

É importante salientar que as árvores e o presépio continuam montadas até o dia dois de fevereiro, o dia da Candelária!

Presépio

Embaixo da árvore de Natal não vão presentes como em muitos países, mas um cenário com a encenação do nascimento de Cristo, aqui conhecido como presépio. O presépio pode ser simples, com bonecas da família de Jesus e dos reis, bem como ser extremamente ampla, incorporando lagos e representações de muitos animais e do povo mexicano.

Posadas

Arte  por homify
homify

Pastorelas Navideñas

homify

Algo incrível na cultura mexicana são as Posadas, que começam em 16 de dezembro e terminam no dia 24 de dezembro, na véspera de Natal. Durando ao todo nove dias, cada noite é uma celebração e uma oportunidade para compartilhar, socializar e se divertir.

A estrutura básica das Posadas é composta por:

1. Canções tradicionais. A Posada está dividida em dois grupos, um que sai para as ruas cantando canções clássicas com velas e o outro grupo que fica em casa abrindo a porta para os que cantam, em nome de Maria e do filho que irá nascer, Jesus.

2. Quebrar a piñata (falaremos sobre ela a seguir!).

3. Jantar em conjunto. Durante as Posadas, os jantares são bastante simples, normalmente com muitas frutas, canela, abacaxi, maçã e pêssego, que irão aquecer o coração e as mãos frias. 

Esse ritual acontece por nove noites seguidas, culminando na véspera de Natal.

Piñata

Arte  por homify
homify

PIÑATAS EN MERCADO TRADICIONAL MEXICANO

homify

A parte mais engraçada das Posadas, para crianças e para adultos é, claro, a quebra da piñata. O nome da piñata é derivado da palavra abacaxi, que de alguma forma inspira o seu formato, mas não possui relação com o seu significado.

A origem do ritual é incerta e há aqueles que dizem que se originou na China em tempos antigos, outros dizem que vem de origem hispânica, já que é algo semelhante ao que acontecia nas festividades de Huitzilopochtli, deus da guerra para os Astecas. De qualquer forma, sabemos que o cristianismo absorveu e adaptou várias tradições pagãs, para gerar os seus próprias rituais. O México não foi exceção e o piñata tornou-se um símbolo da tradição católica. A piñata tradicional representa uma estrela, dos quais sete picos ou raios de luz simbolizam os sete pecados capitais, que são liberados com sua quebra. Está cheio de doces cristalizados e frutas da época em seu interior, como cana de açúcar, tangerinas, laranjas e amendoim. Quem tentar quebrar terá os olhos vendados, representando a fé cega que irá destruir o espírito maligno.

Ceia de Natal

Sala de jantar  por Ektor studio
Ektor studio

Mobilier – The new stube

Ektor studio

O jantar principal do natal se dará à meia-noite. Mas, dependendo da família, a ordem das ações pode variar, podendo haver canções ou troca de presentes antes da refeição.

Se existe uma culinária grande, variada e requintada, esta é a cozinha mexicana. Entre os pratos que podem ser apreciados no Natal estão Romeritos, tortinhas com camarão, bacalhau Biscaia, o peru, salada de maçã, entre outros e muitas sobremesas.

Ceia de Ano Novo

  por studioReskos
studioReskos

Art de la table Christmas

studioReskos

Os pratos do Ano Novo normalmente são carnívoros, e são servidos porcos ou leitões assados e com uma variedade grande de molhos diferentes.


No Ano Novo, os costumes mexicanos também são vários. Os mais comuns são o uso de roupa íntima vermelha para o amor e amarela para o dinheiro; sair com as malas para a rua significa um ano cheio de viagens; bater panelas significa que não faltará comida, e, claro, comer as 12 uvas à meia noite, fazendo 12 desejos, um para cada mês do ano!

Feliz Natal e Ano Novo a todos!

Conheça também as tradições de Natal na Polônia e na Holanda!

O que você mais gostou nas tradições mexicanas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!