Casa de madeira glamourosa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A madeira é o material de construção mais sustentável e foi fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento da espécie humana. No Brasil, por razões culturais, já que as construções de madeira são associadas a pessoas pobres e a construções de qualidade inferior, apenas de 5% a 10% das construções utilizam a madeira. Mas este mito é apenas fruto do desconhecimento, uma vez que as construções de madeira possuem alta resistência, durabilidade e qualidades estéticas únicas, podendo de acordo com o projeto, apresentar um alto padrão de acabamento. Além disto, a madeira é imbatível em se tratando de sustentabilidade, pois se consideramos a madeira proveniente de áreas de reflorestamento, podemos dizer que a madeira é um material inesgotável, que demanda baixíssimo consumo de energia para sua produção.

A homify apresenta hoje um projeto espetacular de uma casa de madeira, denominada Cedarwood, localizada em Cheshire, na Inglaterra, e projetada pelo estúdio Nicolas Tye Architects. Apesar da sua materialidade marcante e rústica, devido ao emprego da madeira, seu design é atemporal e sofisticado. Portanto, não é apenas a localização privilegiada que torna esta residência desejada, mas também seu design original e suas qualidades estéticas e ambientais. 

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto excepcional, que reforça as qualidades estéticas e materiais da madeira e o poder do design, em reinventar formas arquitetônicas tradicionais e em conciliar o homem e a natureza.

Fachada frontal

Morar no interior é um sonho para muitas pessoas, que trocam as horas de trânsito diárias pela atmosfera relaxante e bucólica do interior. A Casa Cedarwood está inserida em meio a uma vegetação densa, de árvores de grande porte, que conferem privacidade e um ambiente mais natural e bucólico. O acesso é feito, claro, de carro. A fachada frontal, portanto, possui uma garagem independente da construção principal para abrigar os carros. O acesso à entrada principal se dá através de um caminho coberto de pedrinhas.

Fachada posterior

A casa possui uma estrutura de aço rígida e revestimento em cedro vermelho ocidental, material escolhido devido a sua durabilidade e alta resistência ao envelhecimento, à umidade e a danos causados por insetos. Além disto, sua cor e textura únicas conferem ao edifício uma sensação de calor e aconchego e se relaciona harmoniosamente com a paisagem circundante. Além da materialidade marcante das tábuas de cedro vermelho, que revestem o edifício, outros materiais também se destacam, como as telhas de ardósia natural da cobertura de duas águas e o vidro, presente nas generosas aberturas que visam à integração do ambiente com a paisagem natural circundante. Aliás, o vidro dos painéis transparentes é feito de material termicamente eficiente, que minimiza drasticamente a perda de calor durante os meses frios.

Cozinha

A cozinha é compacta e se organiza de forma linear, possuindo como apoio uma bancada em forma de ilha. O que a torna mais espaçosa e sofisticada é a sua integração com a sala de jantar e com o jardim externo, devido aos generosos planos envidraçados. Na cozinha predomina portanto a combinação do branco e preto. Os armários superiores de madeira na cor preta, são emoldurados por um nicho branco, enquanto os armários da bancada em forma de ilha, na cor preta, são emoldurados pela própria bancada. Armários e utensílios em inox também complementam a decoração do ambiente e dão um toque industrial e sofisticado à cozinha.

Sala de jantar

A sala de jantar também busca a integração com a paisagem natural e a fusão com o espaço externo, por meio de planos envidraçados amplos. O mobiliário de design contemporâneo, como a mesa de jantar oval e o conjunto de cadeiras, nas cor branca, realçam a elegância e sofisticação do ambiente. O destaque todavia é o muro de pedras e a lareira a lenha, embutida no muro, que dão um charme especial ao ambiente.

Sala de estar

A sala de estar se distingue pelo seu isolamento e atmosfera intimista, proporcionada pelas cores neutras e pelo painel de madeira com acabamento em laca preta, que dá mais elegância e aconchego ao ambiente, que se abre para o jardim externo e para o espelho d’água, emoldurados pela porta-janela de esquadria de madeira, na cor preta.

Quarto principal

O quarto de casal nos lembra uma daquelas suítes de um resort luxuoso de férias, com as quais sonhamos apenas porque não nos é proibido. A estética depurada, realça a qualidade dos materiais de acabamentos, como o cedro vermelho das paredes e  piso de madeira, que trazem calor e aconchego ao ambiente. A luz e a paisagem natural invadem o quarto e são os protagonistas da decoração.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Banho da suíte

O banheiro também proporciona aos moradores vistas privilegiadas para a paisagem natural, porém um faixa de vidro fosco assegura a sua intimidade, sem prejudicar a entrada de luz natural. As superfícies de pedra contrastam com as superfícies transparentes do vidro e criam um ambiente rico em texturas, cores e sensações.

Terraço

A suíte principal se integra a um terraço aberto, que serve também de espaço de convívio do casal, proporcionando-lhes vistas agradáveis para o bosque do entorno. O painel de madeira permite o aproveitamento das vistas e da brisa, nos dias quentes, ao mesmo tempo que protege a privacidade dos usuários.

Home-office

O home-office proporciona aos moradores um espaço de trabalho clean e confortável, que também serve como estúdio musical. O mobiliário de madeira combina perfeitamente com as peças de madeira da estrutura, enquanto os generosos planos de vidro permitem a integração do ambiente ao espaço externo, criando uma sensação de continuidade espacial e inundando o ambiente de luz natural. A sensação de liberdade torna o ambiente de trabalho e de criação musical mais produtivo e agradável.

Exterior

A Casa Cedarwood é composta de três edifícios independentes. Um edifício mais imponente, que abriga a maior parte do programa de necessidades, com dois pavimentos, e dois edifícios menores e perpendiculares ao edifício principal, um abriga a garagem e o outro abriga um espaço de lazer, no qual está situada a sala de estar. A disposição dos edifícios resultou na criação de pátios internos, como este, que se destaca pelo amplo gramado e pelo espelho d’água ornamental, que torna o jardim mais charmoso e elegante.

Se você se interessa por projetos de casas de madeira, não pode deixar de ler este artigo, sobre casas de madeira de vários estilos.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!