SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 chalés apaixonantes!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os chalés tradicionais eram cabanas rústicas, feitas de madeira, com telhados de forte caimento e beirais avançados, situadas nos Alpes suíços e habitadas por pastores que cuidavam de seus rebanhos de subsistência. Este estilo de construção expandiu-se para outras regiões, em diversas partes do mundo, e passou a servir não apenas de abrigo sazonal, mas também como refúgio para períodos de descanso e lazer e também como lar permanente. Não há quem resista à simplicidade e ao charme destas construções rústicas, caracterizadas pela estrutura de madeira, telhados inclinados e beirais generosos, que remetem ao clima do campo e a um passado romantizado.

Neste artigo, homify apresenta dez exemplos de construções rústicas de madeira, dez chalés apaixonantes de design e estilos diferentes, que evidenciam as qualidades estéticas de materiais naturais como a madeira e a valorização da tradição e do estilo campestre.

Chalé tradicional

Neste projeto, o chalé tradicional foi reinventado através da combinação de materiais rústicos e modernos. Enquanto a fachada principal é marcada pelas tábuas de madeira pintada, na cor azul, pela cobertura feita de palha natural e esquadrias de madeira, na cor branca, a fachada voltada para o fundo do terreno é marcada pela transparência e modernidade. Os generosos planos de vidro integram o espaço interno e externo e traz luz natural abundante para  o interior, revelando assim sua espacialidade e o mezanino. Além de todos os elementos tradicionais do chalé estarem presentes, estrutura e paredes de madeira, telhado de inclinação acentuada e beirais, a chaminé revestida de tijolinhos reforça o estilo campestre e rústico da edificação. 

Cabana de madeira

Este chalé de madeira causa um grande impacto devido à maneira graciosa e inusitada como as toras de madeira se encaixam perfeitamente, umas sobre as outras, e se cruzam nas arestas, exibindo assim suas seções circulares. Este sistema construtivo é tão impressionante quanto à qualidade estética da madeira, em seu estado bruto, que confere ao edifício uma aparência rústica e inigualável. A simetria da fachada também cativa o observador. E, uma base elevada, revestida de pedras, sobre a qual a casa se ergue, serve como nivelador do terreno, para isolar a madeira da umidade do solo e realça sua rusticidade e exuberância. 

Chalé rústico e transparente

Este projeto não é um chalé residencial, e sim um chalé rústico e cativante que serve apenas de refúgio e espaço de encontros casuais e descontraídos com amigos e familiares. O chalé é um edifício anexo à residência principal. O chalé se destaca pela expressividade da madeira, da estrutura e revestimento, pela cobertura singela feita de sapê e pelos painéis de vidro com esquadrias metálicas. No interior do chalé de madeira, materiais como piso de pedra, estrutura de madeira aparente, superfícies de madeira e mobiliário de madeira criam um ambiente gracioso e aconchegante, ideal para as pessoas que buscam conforto e elegância, sem abrir mão do estilo rústico e do clima campesino.

Casa na floresta

Imagina a sensação de isolamento e de comunhão com a natureza deste lugar? Para quem sonha com a simplicidade e tranquilidade de um refúgio de madeira em meio à natureza, cercado de sombra e com uma varanda espaçosa e coberta com algumas folhas secas, este chalé de madeira é o refúgio ideal. A edificação se mimetiza à paisagem natural da mata selvagem e ainda proporciona aos moradores um terraço com vista privilegiada para o lago.

Casa de campo

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Casas  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Esta casa de campo possui uma volumetria imponente e uma cobertura marcante, que remete ao estilo de um chalé tradicional, devido à inclinação acentuada, aos beirais amplos e à rusticidade da estrutura de madeira aparente. O projeto combina diversos materiais naturais, como madeira e pedra, e tons neutros, de modo a integrar os ambientes habitáveis à paisagem natural e expressar todo a simplicidade e charme do estilo campestre. De fora, percebemos que a escala monumental da residência corresponde à escala imponente das árvores do seu entorno, marcado pela natureza exuberante e pela atmosfera bucólica.

Mais informações e projetos de casas de estilo campestre e rústico, você encontra aqui.

Casarão de madeira

Este chalé de madeira destaca-se pela sua inserção suave e discreta na paisagem natural. A casa está situada no alto de uma montanha. Sua posição privilegiada resultou na criação de duas varandas, uma no pavimento térreo e outra no pavimento superior, que exploram as vistas privilegiadas para os Alpes e o contato visual e sensitivo com a natureza. As flores na varanda dão um colorido e um toque de romantismo à residência.

Casa folha

Uma casa de praia pode perfeitamente se inspirar no estilo rústico dos chalés tradicionais, ainda mais quando seu entorno é dominado pela natureza e pela paisagem litorânea. Neste projeto, da Casa Folha, o telhado em forma de folha se ramifica em várias direções compondo os espaços e dando forma à edificação. Um dos telhados, ou uma das folhas, se projeta em direção ao mar, criando uma varanda de pé-direito duplo, que descortina as vista para o mar. A forma inusitada da casa explora o potencial da madeira, emprega de modo abundante no projeto em harmonia com o vidro, que promove a integração dos ambientes com a natureza circundante.

Chalé urbano

De São Leopoldo, no sul do país, vem um exemplo de chalé urbano, projetado por Kauer Arquitetura e Design. O projeto mescla materiais rústicos, como madeira, tijolos à vista e telhas shingle. A inclinação acentuada do telhado viabilizou o aproveitamento do pavimento superior no estilo sótão. As sacadas e mansardas promovem a integração da residência ao espaço exterior. O jardim convidativo e a permeabilidade visual da grade metálica divisória servem para realçar o charme e elegância deste chalé urbano.

Chalé contemporâneo

Esta casa é inspirada na forma do chalé tradicional, porém por meio do desconstrutivismo da sua simetria sua forma adquiriu uma silhueta surpreendente e contemporânea. Além de romper a forma tradicional, o emprego de planos envidraçados generosos realçam e materiais de revestimento inusitados, como as chapas metálicas que cobrem paredes e a cobertura, realçam a pegada contemporânea do projeto, embora elementos tradicionais também estejam presentes, como a estrutura de madeira aparente e a chaminé revestida de tijolos à vista. 

Chalé moderno

Neste projeto, apesar da utilização da forma tradicional, marcada pela cobertura de duas águas de inclinação acentuada e do uso intensivo da madeira, o beiral foi subtraído, conferindo à edificação um aspecto moderno e minimalista, devido ao purismo geométrico. As aberturas irregulares, de canto, de altura avantajada, na lateral, e redonda, denotam o estilo contemporâneo e despojado da residência, um reinterpretação contemporânea e ousada do chalé tradicional.

Se você também se interessa por projetos de bangalôs, confira este artigo imperdível com 8 projetos fantásticos de bangalôs.

Quais destes chalés apaixonantes você gostaria de habitar?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!