Jardins  por Estudio de paisajismo 2R PAISAJE

10 ideias para decorar com jardim a frente de sua casa

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Você pode decorar a fachada de sua casa de diversas maneiras, ou, até mesmo, optar pelo estilo minimalista e colocar pouco ou nenhum acessório. No entanto, saiba que a frente de uma casa é a primeira imagem que seus convidados e familiares vão ter de sua moradia, por isso na hora de escolher como deixar a fachada mais atraente, as plantas são sempre uma opção barata e que enche os olhos de vida.

Se você deseja colocar plantas nesta área, mas não sabe qual tipo de vegetação escolher, a primeira avaliação que você deve fazer é: este tipo de planta combina com o projeto arquitetônico da minha residência? As plantas sempre trazem um clima de harmonia, mas se elas não combinarem com a entrada da moradia, elas podem parecer fora de lugar e o que era para ser um elemento adicional de beleza, pode destruir a poesia visual da fachada.

1. Faça uma combinação ousada

Os vasos e jardineiras são sempre uma ótima opção para se colocar plantas, especialmente com flores, em residências em que o concreto é predominante. A maneira de dispor estes elementos também é fundamental. Nesta residência, os decoradores optaram por colocar uma jardineira com flores amarelas e vermelhas como objeto central e um vaso ao lado da porta com um cacto alto. 

2. Pouco espaço? Abuse do jardim vertical

Se você não conta com muito espaço na entrada de sua casa, monte um jardim vertical. Ele vai te dar diversas possibilidades e você pode colocar neste espaço diferentes plantas e vasos de diversos tamanhos como mostra a imagem. 

Aqui, você vê um jardim simples com vasos colocados em prateleiras, no chão e em um pequeno móvel lateral formando uma composição bem harmoniosa. Esta ideia é ótima para casas com varanda.

3. Aproveite qualquer espaço disponível para criar uma área verde

Esta é outra ideia interessante para quem não tem muito espaço para colocar as plantas em frente de casa, mas não dispensa uma área verde.  Neste projeto, os moradores aproveitaram um pequeno espaço no centro da fachada para colocar uma planta alta acompanhada de dois pequenos arbustos.

A lateral também ganhou pequenas plantas que fazem contraste com o muro bege, mas não escondem os detalhes arquitetônicos.

4. Opte por arbustos para não cobrir totalmente a fachada de sua casa

Esta fachada em estilo mediterrâneo tem um formato interessante e pequenos detalhes de iluminação que deixam a frente da casa mais charmosa. Por conta disso, eles optaram por arbustos, com flores, que não cobrem a entrada da residência, mas dão mais vivacidade ao branco total. 

5. Escolha as plantas de acordo com o estilo de sua moradia

Se a sua casa segue a tendência minimalista como esta da imagem, é importante escolher plantas que mantenham essa estética viva. Para isso, opte por pequenos arbustos, árvores bonsai ou que não tenham uma folhagem abundante, ou seja, ornamentos que não interferem na fachada.

6. Mantenha o equilíbrio entre a frente de sua casa e o jardim

Uma casa de grandes dimensões requer plantas mais oponentes que não desapareçam na fachada da residência e que também deixam o ambiente equilibrado em relação ao tamanho e a proporção. Por exemplo, o que você pode fazer é combinar uma grande árvore com arbustos e outros tipos de plantas menores. 

7. Ilumine as plantas para deixá-las em evidência

Se você deseja que a vegetação seja parte essencial da decoração de sua fachada, coloque uma iluminação direcionada para que ela chame atenção a qualquer hora do dia. A opção dos bambus é interessante, pois traz o conceito dos jardins zen para a frente de sua moradia. 

8 casas com fachadas espetaculares!

8. Invista em plantas com aromas

Que tal deixar a frente de sua casa perfumada? Os moradores desta residência escolheram o delicioso aroma de lavanda para ornamentar a fachada ao longo do caminho para chegar até a porta da habitação. Além do cheiro, a lavanda também adiciona um toque de cor a uma fachada muito clássica.

O melhor de tudo é que a planta de lavanda não requer muita atenção, por isso se torna uma escolha perfeita para quem não tem tanto tempo para cuidar do jardim.

9. Siga os padrões de estilo

Uma casa contemporânea não pode receber plantas que vão acabar com o conceito estético, ou seja, já que a fachada desta casa foi projetada sob um estilo moderno, as plantas devem seguir o padrão.

Nesta imagem podemos ver uma fachada de pedra, um deck madeira escura com luzes integradas em que o verde das plantas selvagens é que dá ao espaço.

10. Escolha ideias simples e baratas

Um pequeno detalhe pode mesmo fazer a diferença na entrada de sua casa e dar um toque especial ao local. Atreva-se a incorporar diferentes suportes para as suas plantas, com formas diferentes, cores ou materiais.  

Qual estilo de decoração com plantas combina mais com a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!