Uma casinha colonial adorável!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma casinha colonial situada no alto de uma montanha coberta de vinhedos é o abrigo perfeito para quem aprecia o contato com a natureza e a atmosfera tranquila do campo, além de saborear bom vinhos, é claro.

A homify apresenta hoje o projeto da Casa Caseiros, desenhada pelo estúdio SAMF Arquitectos SAMF Arquitetos, localizada em Mesão Frio, no Vale do Douro, em Portugal, região montanhosa formada pelo acúmulo de socalcos ao longo de séculos, definida por patamares e muros de xisto, que viabilizam o terreno para o cultivo de uvas e posterior produção de vinho do Porto. A casa abriga os caseiros e constitui a primeira fase de um projeto de renovação e ampliação, visando a exploração das atividades turísticas e agrícolas. 

O projeto se destaca pela relação harmoniosa com as construções vizinhas e com a paisagem natural, pela integração dos ambientes sociais e qualidade dos acabamentos, com destaque para a cozinha e para o banheiro. 

Confira mais imagens e detalhes desta casinha de estilo colonial adorável, que celebra e valoriza as tradições locais e da arquitetura portuguesa e nos leva para um espécie de mundo imaginário, no qual o tempo parou. As imagens belíssimas são do fotógrafo José Campos.

Forma tradicional

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

A Casa Caseiros possui apenas 70 metros quadrados. Seu programa de necessidades é composto de sala de estar, sala de jantar e cozinha, integrados, dormitório, banheiro e uma pequena varanda.  Nesta imagem podemos notar como o edifício dialoga com as construções vizinhas, ao fundo. A forma e os materiais simples, alvenaria comum e telhas cerâmicas, seguem a tipologia local e a tipologia tradicional da arquitetura residencial e colonial portuguesas. As esquadrias de madeira, pintadas de azul, também seguem a linguagem das casas vizinhas, estabelecendo uma relação harmoniosa com o conjunto, em uma espécie de celebração da cultura e tradição locais.

Paisagem e contexto

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

A boa localização é a chave para a valorização de qualquer imóvel. Além do aspecto econômico, a boa localização também é também a chave para uma qualidade de vida melhor. Habitar uma região fascinante como a região de , permite aos moradores ter contato diário com a natureza, respirar um ar mais puro e sentir os aromas, os sons e os sabores do campo, que acalmam a alma e revigoram o corpo. Não há como não se encantar e não se deixar hipnotizar pela paisagem natural do entorno da Casa Caseiros. A paisagem das montanhas de vinhedo da região é mesmo deslumbrante.

Elementos tradicionais

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Alguns elementos tradicionais, como a varanda e o muxarabi, não poderiam estar ausentes neste projeto tradicional. Estes elementos foram trazidos ao brasil pelos portugueses e acabaram se difundindo e sendo incorporados pela arquitetura popular. O muxarabi, pintado de azul, dá um toque de tradição ao projeto, além de funcionalidade, já que ele permite o aproveitamento da ventilação natural, enquanto ao mesmo tempo protege a privacidade dos moradores. Outro elemento tradicional é a varanda, espaço de transição entre o espaço exterior e o interior da residência. A seguir falamos mais sobre a varanda.

Varanda

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

A varanda é hoje um elemento típico da arquitetura brasileira, embora tenha sido difundido pelos portugueses que aqui chegaram. Portanto, é hoje um elo de ligação entre estas duas culturas. Neste projeto, a varanda é composta de um recorte em uma das arestas da  edificação, representando um espaço vazio, que todavia remete às tradicionais varanda, volumes salientes e abertos, formados pelo prolongamento do telhado, que rodeavam as edificações, protegendo-as da insolação e fornecendo-lhes uma área de sombra e de convivência. A varanda aqui é portanto uma reinterpretação contemporânea deste espaço residencial tão tradicional para portugueses e brasileiros.

Living room

Corredores e halls de entrada  por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

O interior da edificação mantém a mesma atmosfera campestre do exterior. no entanto, sua espacialidade realça o modo de viver contemporâneo, com espaços integrados e uma ampla abertura de vidro, que permite o contato visual e a integração com a paisagem natural circundante. O destaque do living room, formado pela sala de estar, sala de jantar e cozinha, é o piso revestido de ladrilhos, de desenho geométrico e nas cores verde e branco, que realça o estilo colonial do ambiente. A lareira metálica a  lenha, de estilo rústico, também dá um toque de tradição e um charme especial ao ambiente.

Cozinha

Cozinhas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

A cozinha é surpreendentemente sofisticada, funcional e moderna. O único elemento tradicional é o piso de ladrilhos. Se as esquadrias azuis das fachadas servem para estabelecer uma relação harmoniosa com as construções vizinhas, na cozinhas os armários planejados, na cor azul, servem para dar personalidade e sofisticação ao ambiente. Além dos armários coloridos, à espera dos eletrodomésticos, a bancada da pia com acabamento em mármore evidencia a elegância e sofisticação da cozinha. A sala de jantar é composta apenas de uma mesa de madeira azul com tampo em madeira rústica e de duas cadeiras de madeira maciça, também pintadas de azul.

Mais informações sobre projetos de cozinhas em estilo colonial, você encontra aqui.

Dormitório

Quartos  por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Os dormitórios também aguardam a chegada do mobiliário para definir sua espacialidade e complementar sua decoração. Mas podemos ressaltar a predominância de cores neutras, paredes brancas e piso de ladrilhos na cor verde, tom pastel, que realçam os detalhes da cor azul das esquadrias de portas e janelas. O teto inclinado é outro elemento marcante e torna o ambiente mais confortável e charmoso.

Banheiro

Banheiros campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

O banheiro amplo e claro possui um ambiente clean, privilegiando a qualidade dos materiais de acabamentos e, portanto, a praticidade. As paredes são revestidas de ladrilhos brancos e o piso é revestido de ladrilhos verde tom pastel, exceto a área do chuveiro, que ganhou acabamento em mármore. O piso diferenciado nas áreas privativas serve para indicar exatamente o grau de intimidade do ambiente. 

Se você se interessa por projetos residenciais rústicos, não deixe de conhecer o projeto belíssimo desta casa de praia

Você gostaria de habitar uma casinha em estilo colonial?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!