MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura

30 varandas e pergolados com tetos transparentes para se inspirar e fazer em casa

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Áreas de lazer externas são ambientes muito valorizados, principalmente em cidades em que o verão é quente. Os quintais, varandas, terraços e jardins são espaços cheios de potencial que oferecem uma área de estar diferente de qualquer outra. Seja durante o dia ou à noite, são lugares perfeitos para relaxar, passar os fins de semana com a família ou realizar eventos com os amigos.

Para comportar as mais diversas atividades, nada como manter a área externa sempre limpa, organizada e adequada, para que todos sintam-se bem-vindos e confortáveis. Porém, para isso muitas vezes depende de condições climáticas favoráveis. Assim, é importante tomar medidas apropriadas para proteção contra chuvas, ventos, sol e frio.

Entre as opções estão ter alguns acessórios como lareiras externas, mesinhas com guarda-sóis e muita vegetação. Mas há ainda outra opção, que são os pergolados cobertos. Para lhe inspirar com essa ideia, veja a seguir 30 projetos de espaços super confortáveis, iluminados e protegidos, propostos pelos arquitetos e paisagistas da homify.

​1. Cobertura para pergolado em vidro

A estrutura para o pergolado é feita em madeira, e quando ele não está recoberto por plantar trepadeiras, a melhor opção para não perder a luminosidade é colocar uma proteção de vidro na parte superior.

2. Pergolado com estrutura transparente

CRR | Churrasqueira: Terraços  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

CRR | Churrasqueira

Kali Arquitetura

Nesse outro projeto a base da estrutura é como a de um pergolado, mas a cobertura transparente é fixada em uma estrutura extra, bem fixada.

​3. Iluminação para pergolado

Também é importante pensar na iluminação para uma estrutura de pergolado, permitindo o conforto à noite. É simples de fazer, podendo usar spots ou luminárias pendentes, como nesse projeto.

​4. Área de lazer com pergolado

Casa Corrego grande: Terraços  por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

O pergolado é interessante pela sua estética, então você pode adicioná-lo como acabamento na sua área de lazer coberta em alvenaria. Assim terá uma melhor iluminação e a área vai continuar coberta se colocar um teto de vidro.

​5. Pergolado com vidro ou policarbonato

CRR | Varanda: Terraços  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

CRR | Varanda

Kali Arquitetura

O policarbonato é uma ótima opção ao vidro. Ele possui 90% de transparência, é muito resistente e com boa eficiência térmica.

​6. Varanda com pergolado coberto

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Veja mais um lindo modelo de pergolado para ter uma varanda coberta em casa sem precisar construir uma estrutura em alvenaria.

​7. Pergolado em I

Área de Lazer na cidade: Terraços  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Nem sempre precisa fazer um quadrado para a estrutura do pergolado. Nesse modelo de projeto ele foi feito em linha reta e com os caibros mais próximos para melhorar o efeito da sombra.

​8. Pergolado tradicional coberto

O modelo mais tradicional de pergolado é esse, quando ele é feito para ficar no meio do jardim sendo uma pequena área de lazer separada. Para que possa ser melhor aproveitado, esse modelo é coberto com vidro e possui uma lareira central.

​9. Varanda com pergolado em madeiras largas

Para uma estrutura mais robusta, pode-se escolher madeiras mais largas na construção do pergolado. Esse modelo permite até que uma rede seja pendurada.

​10. Pergolado branco

E se quiser uma estrutura que transmita ainda mais leveza, o pergolado todo branco com cortinas de voil é a opção perfeita.

​11. Pergolado grande com teto transparente

RESIDENCIA EM CONDOMINIO, NATAL RN: Terraços  por Renato Teles Arquitetura
Renato Teles Arquitetura

RESIDENCIA EM CONDOMINIO, NATAL RN

Renato Teles Arquitetura

Para melhor aproveitar essa vista paradisíaca, a iluminação natural precisa ganhar espaço vinda do teto. Então, outra vez a cobertura em vidro ou policarbonato entra em cena.

​12. Cobertura transparente para área de churrasco

Churrasqueira: Terraços  por Ana Adriano
Ana Adriano

Churrasqueira

Ana Adriano

Mesmo que você não tenha ou não queira fazer um pergolado, pode colocar uma cobertura de vidro no teto para que o ambiente de churrasco fique mais aconchegante e iluminado.

​13. Pergolado com cobertura e vegetação

Além da cobertura de vidro, colocar o pergolado em um canto do quintal permite que a vegetação o proteja dos ventos.

​14. Casa com teto de vidro na varanda gourmet

Mais um modelo em que a estrutura não é de um pergolado, mas o teto é todo em vidro, deixando a atmosfera muito mais leve e agradável.

​15. Pergolado churrasqueira

Área de Lazer na cidade: Terraços  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Outro exemplo de como o pergolado é uma ótima opção decorativa e para reduzir a incidência do sol no ambiente. É uma maneira eficiente de ter mais sombra sem perder a iluminação natural.

​16. Pergolado com cobertura transparente fosca

Há também opções de cobertura transparente fosca, que pode ser feita em vidro ou policarbonato, aumentando ainda mais a proteção contra os raios solares.

​17. Duplex com varanda gourmet

Nessa cobertura, a parte superior recebeu essa linda estrutura de pergolado com teto transparente aproveitar a vantagem de ter uma área de estar aberta e particular em um edifício.

​18. Pergolado em uma grande área

Nesse projeto, uma grande área foi feita com estrutura de pergolado no teto, toda coberta com vidro fumê na parte de fora e com forro na parte interna.

​19. Casa com teto de vidro na floresta

Casa da Floresta: Terraços  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Para aproveitar a vista da casa cercada por vegetação nativa, nada melhor do que fazer uma varanda com teto transparente.

​20. Casa de campo com deck e pergolado coberto

Para uma casa de campo, assim como para o modelo anterior de casa na floresta, a combinação do pergolado com o piso em madeira fica ainda mais bonita.

​21. Pergolado com policarbonato texturizado

A cobertura em policarbonato texturizado e fosco deixa o ambiente mais aconchegante, mantendo a iluminação natural, mas de forma bem suave. Ideal para uma área de descanso.

​22. Pergolado branco com policarbonato texturizado

Como um opcional ao modelo anterior, o ambiente fica ainda mais agradável ao ser pintado de branco, quando sua função é ser uma área de relaxamento.

​23. Teto de vidro e estrutura de pergolado em alvenaria

Apartamento Cobertura com Varanda Gourmet e Ofurô: Terraços  por Luine Ardigó Arquitetura
Luine Ardigó Arquitetura

Apartamento Cobertura com Varanda Gourmet e Ofurô

Luine Ardigó Arquitetura

Dessa vez, o estilo da estrutura é de pergolado, mas é feita em alvenaria. Ao fundo a área de hidromassagem possui tanto o teto quanto as paredes transparentes para aproveitar a vista com muito conforto térmico.

​24. Deck interno com teto transparente

Outra ideia semelhante à anterior, mas com paredes em alvenaria e o teto em policarbonato fosco para manter a intimidade preservada.

​25. Área de ofurô iluminada com vidro

Esse duplex foi muito bem aproveitado com uma área de relaxamento com ofurô. Para combinar com as sensações desse ambiente, nada melhor do que janelões de vidro e entrada de luz natural também vinda do teto.

​26. Pergolado em madeira e alvenaria

Você pode misturar materiais e construir o pergolado com vigas de alvenaria para criar um efeito visual diferente.

​27. Telhado de vidro em estrutura pré-moldada

Outros tipos de estruturas podem ser feitas quando não quer construir um pergolado em uma residência já pronta. Consulte seu arquiteto para conhecer as melhores.

​28. Extensão do telhado em vidro

Fazer uma pequena extensão coberta, mas transparente e uma varanda ou área de lazer é a melhor ideia para aproveitar o espaço com mais conforto.

29. Terraço com pergolado coberto

Pergolado: Terraços  por Atelier Plural

Essa é uma ideia bem interessante para aproveitar o terraço. O pergolado coberto deixa o visual mais bonito do que uma simples tenda e ainda pode receber as estruturas para os bancos em madeira.

​30. Spa com pergolado

Para finalizar, uma área de spa no quintal, completa, com uma grande cobertura em vidro sobre o pergolado na mesma extensão no piso, garantindo um ambiente confortável.

O que achou destas áreas de estar? Deixe um comentário!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!