Apartamento Lago Norte: Cozinhas modernas por Carpaneda & Nasr

10 áreas de serviço com boas ideias para quem tem casa pequena

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas casas e apartamentos são pequenos ou de tamanho médio e não contam com uma área de serviço espaçosa. Aliás, muitos nem contam com um espaço exclusivo para a área de serviço. Então, a solução é pensar em alternativas para que esse espaço faça parte da casa, já que é necessário no dia a dia. Uma delas é integrar uma área de serviço pequena à cozinha, ao banheiro ou até ao terraço.

Já no caso de casas e apartamentos que possuem área de serviço, mas pouco funcionais, a dica é otimizar o ambiente para torná-lo mais agradável. Veja quais são as principais mudanças que você pode fazer na sua área de serviço pequena ou para criar uma área acoplada a outro cômodo. Depois, confira 10 lindos modelos de área de serviço planejada pelos arquitetos de interiores da homify e use-os como inspiração para fazer a sua.

​Dicas para criar ou otimizar uma área de serviço pequena

A primeira dica é categórica. Áreas de serviço pequenas ficam funcionais quando recebem móveis planejados ou modulados. Você tira as medidas e, assim, garante que cada centímetro quadrado seja ocupado com armários para o armazenamento de todos os materiais necessários para o serviço doméstico.

Outra vantagem dos móveis planejados é que pode posicionar os equipamentos, como máquina de lavar e secadora, de modo a aproveitar todo o espaço em torno deles com prateleiras ou até mesmo colocá-los dentro de uma estrutura com porta de correr para que fiquem camuflados quando não estiverem em uso. Assim o ambiente fica visualmente mais limpo e espaçoso.

Não menos importante, o revestimento das paredes também contribui para que tenha uma área de serviço agradável. Você pode mudar a cor das paredes com tinta, azulejos ou papel de parede autocolante, sem nem precisar contratar um serviço especializado para a aplicação.

Com essas três dicas principais em mente, conheça agora 10 projetos de área de serviço pequena planejada e descubra como transformar a sua em um espaço mais bonito e mais eficiente.

1. Área de serviço simples integrada ao banheiro

Nesse banheiro em estilo rústico, a máquina de lavar foi encaixada em uma bancada de madeira em um dos cantos do espaço. O fato de o equipamento ser branco, contribui para que harmonizasse com as louças sanitárias do banheiro.

Às vezes, essa é a única solução possível, e a verdade é que o resultado ficou ótimo, por conta do bom gostos nos materiais utilizados. E ainda tem mais um lado bom, pois a roupa suja já vai diretamente para a máquina na hora do banho.

2. Cozinha com área de serviço camuflada

Apartamento Lago Norte: Cozinhas modernas por Carpaneda & Nasr
Carpaneda & Nasr

Apartamento Lago Norte

Carpaneda & Nasr

Nesse apartamento compacto e moderno, a área de serviço foi integrada à cozinha. Para manter um visual mais organizado, uma porta ripada branca esconde a lavanderia, que abriga máquina de lavar, tanque de lavar roupa com gabinete e prateleira para produtos de limpeza e outros itens. Sem ocupar muito espaço, tem-se tudo que é necessário.

3. Modelo de área de serviço moderna e pequena

Essa pequena área de serviço é composta por máquina de lavar, pia com gabinete e armários superiores para o armazenamento de produtos de limpeza. O gabinete na cor vinho contrasta elegantemente com a máquina de lavar na cor preta e a parede ao fundo exibe revestimento em tons que se harmonizam com a cor vinho. A estampas vermelhas em fundo branco na parede lateral complementam a estética moderna do ambiente.

4. Armário de área de serviço

Nessa área de serviço com um toque retrô, a máquina de lavar e a secadora ficam ocultas em um armário claro e de linhas suaves. A mesa em madeira e fibra natural, também delicada e romântica, complementa o espaço ao servir para a tarefa de passar roupa. A janela proporciona muita luz natural, tornando e espaço agradável.

5. Lavanderia compacta e funcional em estilo minimalista

Banheiro  por isabella maruti architetto
isabella maruti architetto

sotto lo studio una lavanderia con vista lago

isabella maruti architetto

Nesse studio, a lavanderia foi encaixada em uma bancada de madeira, mesmo revestimento usado em todo o ambiente, criando um visual moderno e minimalista. Ideal para quem gosta de praticidade e não está muito preocupado em montar uma área de serviço decorada, onde vai passar muito tempo.

6. Área de serviço simples com varal de teto

Apartamento - AOS 06 - Octogonal - Brasília/DF: Cozinhas modernas por Arquitetura do Brasil
Arquitetura do Brasil

Apartamento – AOS 06 – Octogonal – Brasília/DF

Arquitetura do Brasil

Uma pia com gabinete fechado e uma máquina de lavar coberta por uma bancada branca podem ser suficientes para atender às necessidades do morador. Vale deixar o espaço mais atraente com piso branco, parede de tijolinhos na mesma cor e plantinhas em uma prateleira. Para agregar funcionalidade ao espaço reduzido, no caso de um apartamento, aposte em um varal de teto que não vai ocupar o espaço de circulação.

7. Móveis para lavanderia toda branca

A cor branca carrega o simbolismo da pureza e da beleza e, portanto, muitas áreas de serviço são planejadas nessa cor. Mas o branco tem, de fato, uma vantagem para ambientes pequenos, pois ajuda a aumentar a sensação de amplitude.

A lavanderia da imagem acima usa a cor de cima a baixo, na máquina de lavar, nos móveis, no piso e nas paredes. Uma boa ideia é a parede vazada que permite a ventilação e a iluminação natural do espaço, ajudando a secar as peças de roupa no varal interno.

8. Armário para área de serviço multifuncional

LAVANDERIA ORGANIZADA: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

LAVANDERIA ORGANIZADA

Casa de Valentina

Nessa graciosa área de serviço, o armário ajuda a organizar o espaço, com lugar para a máquina de lavar, as roupas passadas e a se passar, os produtos de limpeza e outros artigos. Há até mesmo um nicho para a TV, que ajuda a passar o tempo enquanto se passa a roupa. Todo revestido em tons claros, o ambiente tem ares românticos com o papel de parede estampado e o tapetinho simples.

9. Lavanderia colorida

Uma área de serviço não precisa ser necessariamente branca por ser pequena. A lavanderia colorida do modelo de projeto acima, torna o tempo passado nela muito mais estimulante graças ao uso das cores nas paredes, nos armários, nas prateleiras e nos acessórios. E, sabendo planejar, cabem bem uma lavadora, uma secadora, cestos de roupas, armários, prateleiras e bancada de trabalho. Tudo em um ambiente bem divertido.

10. Lavanderia compartilhada

Em alguns residenciais, com apartamentos bem pequenos, a solução é fazer uma área de serviço compartilhada. Você pode usar essa ideia tanto se for proprietário de uma casa para alugar por temporada, com espaço para mais de um grupo de pessoas, quanto pode usar a decoração como inspiração. O ambiente tem um visual bem moderno, estimulante e funcional.

Qual é a lavanderia de que mais gosta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!