6 dicas para clarear ambientes escuros!

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Ninguém gosta de ter cômodo escuro e sem vida. Alguns ambientes são realmente assim, não importa o que se faça o espaço nunca fica iluminado. Há sempre aquela sombra presente! Muita gente sofre com esse problema. Mas como resolver?! 

Hoje nos iremos lhe auxiliar com todas as perguntas e dúvidas que você sempre quis saber a respeito de ambientes que são escuros! 

Que tal começarmos pelo início!!! O que leva um ambiente a estar sempre escuro, não importa o que se faça?! Há uma seres de fatores que podem contribuir para este efeito  negativo em cômodos sociais e privados de uma casa. 

Na verdade, para modificar esta situação há três soluções: a primeira é bem trabalhosa e potencialmente cara, pois envolve a mão de obra de um pedreiro que possa quebrar paredes e aumentar a fonte de natural do local. Isso geralmente tem um custo elevado.  A segunda opção, conta com o auxílio de um profissional especializado em fiação. Isso pode envolver quebra-quebra de paredes, dependendo do que o eletricista sugerir. A terceira e última opção fica a critério da sua personalidade, com ajuda de pequenos truques que você irá ler neste artigo! 

O tamanho ideal dos móveis

Para começar, quando se trata de luminosidade de ambientes, muita gente não sabe, mas o tamanho dos móveis podem implicar na quantidade de luz que este determinado espaço irá receber! Evite colocar peças escuras de madeira escuro ou de estampa escura e evite móveis grandes que prejudicam a circulação móvel do ambiente. Sofás, camas grandes ou estantes de materiais escuros como mogno.  Peças de tonalidade claras, sofás e estante menores podem facilitar muito a entrada dos raios de luz nos interiores. 

As cortinas certas

Cortinas são peças imprescindíveis para janelas e portas de vidro. Elas podem causar um enfeito muito maior do que se imagina quando se trata de luz e iluminação. Ambientes escuros, por natureza tendem a ser fechados e portanto, não possuem a iluminação natural que traz claridade. A cortina ideal para um espaço escuro depende de uma série de fatores. 

Espaços pequenos: ambientes pequenos e com janelas estreitas não devem ter cortinas estampadas, ou muito compridas. Se você precisa de qualquer maneira ter um acortina neste determinado espaço, procure escolher tecidos leves que apenas filtrem a luz! 

Espaços grandes e com janelas grandes: ambientes maiores também podem sofrer com sombras e escuridão, portanto análise a dimensão do espaço. Ambientes com pouco luminosidade natural não devem ter cortinas de tecidos pesados, ou persianas que escurecem o espaço ainda mais. Opte por cortinas de linho em tons bege claro ou por voil. E uma dica: evite o conjunto de persianas e cortinas em um ambiente que já é escuro. 

Posição dos móveis

Pode não parecer, mas a posição dos móveis pode ou não bloquear a entrada da luz dentro de certos ambientes. Nós já lhe explicamos sobre quais são os melhores tipo de cortinas, agora lhe explicaremos algumas dicas que podem ajudar na hora de aumentar a quantidade de luz dentro de um espaço. Em primeiro lugar, você deve evitar sofás grandes e altos que cobrem parte das janelas. Evite colocar estantes de livros em locais próximos à porta e janelas, especialmente se estas forem estreitas.  

Se os seus móveis forem grandes, sugerimos que troque-os aos poucos. Evite mobília grande  como cristaleiras, mesas longas, estantes de livros ou sofás principalmente se forem de cores escuras. Móveis baixos com design reto são mais favoráveis para ambientes escuros com janelas pequenas ou de tamanho padrão. 

Prefira peças feitas de vidro ou acrílico, com cortinas leves que não impedem a entrada de luz. 

Janelas que aumentam a sensação de luz

Paredes com pé direito duplo são além de charmosas, uma ótima maneira de aumentar a sensação de espaço e consequentemente a luminosidade. Se você não pode investir em uma projeto de alto custo como este, outra solução seria substituir as janelas existem por modelos mais modernos e funcionais. 

Sabe aquela antiga janela de madeira?! Que tal trocá-la por uma com esquadria de alumínio. As janelas de alumínio possuem diversos designs em versões modernas que aumentam a presença de ar fresco e claro, luz natural

As tradicionais janelas de abrir que encontramos em antigas casas brasileiras devem ser evitadas, pois não são práticas. No geral, evite modelos como janela estilo veneziana, guilhotina, camarão e basculante. 

As janelas que recomendamos são janelas de correr, janelas de vidro como as janelas de modelo blindex, oscilo-batente, de tombar e claro a nossa favorita, a janela bay window. 

Cor das paredes e móveis

Além da cortina ideal, do mobiliário de posição e tamanho certos, e da janela correta, o que mais você poderia fazer para clarear aquele ambiente que insiste em permanecer escuro?! 

Mudar a cor, é claro! As vezes, custamos e enxergar que pequenas mudanças podem ser responsáveis por grandes resultados. Opte sempre por cores neutras e claras que aumentam a sensação de luz. O branco sempre deve ser a escolha nº 1. Como segunda opção, o bege claro ou tons pasteis podem ser utilizados, mas com cautela! 

O teto também deve ser pintado com tons claros e evite carregar as paredes com molduras escuras ou de cores fortes. 

Mas e os móveis?! Você deve ter cautela na hora de mobiliar um espaço escuro. Em primeiro lugar, evite madeira ou couro escuro! Como explicamos acima, faça uso de peças de vidro, acrílico e de materiais espelhados. 

Se você quer saber mais sobre como decorar com cores neutras, clique aqui!

Ângulo de luz

Casa da Floresta: Quartos  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

As vezes mesmo que um espaço seja amplo e tenha uma janela ou portas de correr de vidro , ainda sim podem se considerados escuros. O que acontece?! O problema ocorre no ângulo no qual a planta da sua casa foi construída. É por esta mesma razão que algumas varandas, terraços ou salas de estar que são construídas na direção oposta ao sol, são sempre frias e sombrias!

Alguns ambientes podem ser escuros por excesso de madeira ou pela presença de janelas pequenas, ou por uma localização desprivilegiada, ou pela construção de um mezanino. Seja qual for, tente primeiro seguir ideias simples que podem solucionar o problema, antes de partir para uma custosa reforma. 

O que você achou deste artigo?! Nos conte a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!