Casa Simples e Confortável: Terraços  por RAC ARQUITETURA

Construído com materiais baratos, sobrado em SP ficou um deslumbre

Antônio Santos Antônio Santos
Loading admin actions …

Nosso imaginário é cheio de referências estéticas e sensoriais, que acumulamos no decorrer de nossas vivências. Ás vezes vivenciamos algo tão extraordinário, que ficamos apegados para sempre àquela experiência e às sensações que ela nos provocou. A literatura, a música e o cinema tem este poder de nos provocar sensações, as quais nos mantemos eternamente apegados. 

A homify hoje apresenta o projeto de um sobrado singelo e confortável, de  171,57 m², que parece ter sido inspirado nas ilustrações de um conto infantil, devido ao seu aspecto lúdico e encantador. Quem visita esta casa simples e cativante tem a sensação de estar, pelo menos por alguns instantes, vivendo dentro de um conto de fadas, no qual a personagem principal abriga o sobrado singelo e acolhedor.

A casa, localizada em Santana de Parnaíba, região metropolitana de São Paulo, foi projetada pelo arquiteto Ricardo Alexandre César, do estúdio RAC Arquitetura, que de acordo com o desejo da proprietária, priorizou o baixo custo da obra e o estilo colonial, com muita referência de praia, jardim e aberturas. Em todo o imóvel foi empregado eucalipto, na estrutura, cimento queimado no chão e na pia dos banheiros, tijolos de demolição na fachada e na sala, ladrilho hidráulico no lavabo e em detalhes da casa, e a decoração abusa dos móveis rústicos. 

Nas palavras do arquiteto, é uma casa simples mas espaçosa, com varanda, quintal, muito verde e em harmonia com o entorno, isso encanta quem a conhece e a deixa mais gostosa. E, o que é mais importante é que a proprietária adorou o projeto e se identificou com a casa, que você confere a seguir com mais detalhes.

Fachada simétrica

A simetria do rosto humano é um dos aspectos que nos atraem em uma pessoa. Na arquitetura não poderia ser diferente. A fachada deste sobrado é a prova de como a simetria torna alguém ou algo mais atraente e cativante. O telhado de duas águas composto de toras de eucalipto, as duas janelas (no pavimento superior) com moldura pintada de azul e esquadrias de madeira, a porta de madeira e os tijolos à vista compõem a fachada rústica da residência e evidenciam a simplicidade. Por tratar-se de um condomínio fechado, não há muro frontal ou divisa entre a casa e a rua, o que não compromete a privacidade da família e torna a casa ainda mais visível e convidativa.

Living room

A decoração, como mencionamos, abusa do mobiliário de madeira de estilo rústico. A própria estrutura de toras de eucalipto já antecipa esta escolha pelos materiais naturais e pela rusticidade. No living room, onde os ambientes sociais se integram entre si e à varanda, predominam os tons neutros da combinação do piso de cimento queimado, com as superfícies brancas e com a parede de tijolos à vista, que realçam a simplicidade e a sensação de aconchego do ambiente. 

Para obter mais informações sobre projetos de decoração com móveis de madeira, leia este artigo.

Sala de jantar

Uma bancada de madeira divide a sala de jantar da cozinha e também serve de apoio para refeições rápidas e informais, agregando versatilidade ao ambiente. Na sala de jantar, além da parede revestida de tijolinhos à vista, destaca-se o mobiliário de madeira, como a mesa de jantar rústica, as cadeiras de madeira maciça e o aparador rústico com pátina, que realçam o estilo rústico da decoração e a personalidade da proprietária, que se identifica com a simplicidade e com o estilo colonial.

Sala de estar

Na sala de estar predomina a simplicidade e a neutralidade das cores. Além do painel de madeira de demolição, o destaque do ambiente é a lareira feita de chapas metálicas, na cor preta, que dá mais charme e elegância ao ambiente. A parede de tijolos à vista reforça a sensação de aconchego e dá personalidade e unidade ao projeto. E, a escada de madeira que dá acesso ao ambientes íntimos possui corrimão de eucalipto, material também utilizado na estrutura.

Quarto de casal

No quarto de casal predominam as superfícies brancas, exceto pelo piso de cimento queimado e pela cabeceira da cama feita de madeira de demolição, que realçam a simplicidade e a rusticidade do ambiente. A tela colorida sobre a cabeceira da cama dá um toque de personalidade e deixa o ambiente mais despojado e delicado.  

Varanda com rede de descanso

Além da simplicidade e do conforto, podemos também ressaltar a permeabilidade da residência e sua integração visual e espacial com a varanda e com o jardim, situado na parte posterior do terreno. Planos generosos de vidro temperado interligam o living room com a varanda e com o jardim, optimizando o aproveitamento da luz e ventilação naturais e proporcionando aos moradores vistas agradáveis para o jardim. Na varanda, fixada às toras de eucalipto, uma rede de descanso permite aos moradores descansar e relaxar ao ar livre embalados seu balançar prazeroso.

Fachada posterior

Já pensou em abrir a porta principal de entrada da casa e ver logo o quintal ao fundo? Pois é. Nesta residência, isso ocorre imediatamente ao adentrarmos o imóvel. Devido ao fechamento de vidro no fundo da casa, podemos desde a entrada e do living room ter a visão para a varanda e para o jardim, situado na parte posterior do lote. Diferentemente da fachada frontal, a fachada posterior se mostra mais aberta, com os ambientes buscando a integração com o jardim. Novamente a simetria da fachada cria uma aparência mais cativante e agradável. A varanda com sua estrutura de toras de eucalipto e telhas cerâmicas realça o estilo colonial da residência. 

Mais informações sobre projetos de varandas e alpendres, você encontra aqui.

O que você achou deste projeto residencial rústico? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!