Projeto Paisagismo: Jardins modernos por Borges Arquitetura & Paisagismo

Este jardim pequeno traz 10 boas ideias que você pode aplicar no seu quintal

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Se existe algo no qual vale a pena investir tempo e dinheiro para deixar a casa mais bonita e agradável, é construir um jardim na área externa. Mesmo em áreas pequenas, como os corredores laterais, entre a residência e o muro de divisa, é possível aproveitar o espaço para criar um jardim e tirar proveito das vistas e do contato agradável com a natureza.

Confira a seguir o projeto simples e encantador deste jardim pequeno e temático, que traz ótimas ideias para a decoração de jardins pequenos para inspirar você a aproveitar os espaços externos, mesmo que pequenos, para deixar a área externa da casa mais bonita e, claro, desfrutar do contato prazeroso com a natureza.

1 – Escolha uma temática para a decoração

Investir em uma temática é uma ótima maneira de nortear a decoração do jardim. Isto facilita muito a busca de plantas e objetos decorativos e orienta a escolha dos materiais para a composição do jardim. Escolha um tema que expresse o seu gosto e o seu estilo de vida. Neste projeto, a temática escolhida foi o jardim zen, inspirado nesta filosofia de vida, que busca representar toda a complexidade do universo com o mínimo de elementos. Cada elemento, pedra, água, vegetação e a lanterna japonesa.

2 – Prefira materiais naturais

A escolha dos materiais é uma decisão importante, que define o caráter e o estilo do jardim. Prefira materiais naturais, como madeira e pedra, que harmonizam com a vegetação e agregam aconchego. Neste projeto, criou-se um caminho feito de deck de madeira, que dá um toque rústico e de aconchego ao jardim.

3 – Use canteiros para otimizar espaço

Em espaços pequenos e, especialmente, em espaços de circulação, é preciso otimizar espaço e garantir um espaço confortável de circulação. Nestes casos, crie canteiros de plantas juntos ao muro de divisa ou à parede externa da casa. Caso a área externa seja pavimentada, você pode trabalhar com canteiros em forma de muretas. A altura dependerá do tipo de planta que você deseja cultivar e, portanto, da profundidade de suas raízes.

4 – Ornamente o jardim com bambus

Escolha a vegetação adequada à temática do jardim. Para um jardim zen, nada melhor do que acrescentar bambus, para realçar o estilo zen e a beleza do jardim. Além disto, o bambu é uma planta com uma das taxas mais altas de absorção de CO2. Portanto, além de deixar o seu jardim mais bonito, o bambu contribui com o meio ambiente, retirando grandes quantidades de CO2 da atmosfera e purificando, portanto, o ar que respiramos.

5 – Acrescente pedrinhas brancas

Além de materiais naturais e, claro, da vegetação, seu jardim vai precisar de acessórios e objetos decorativos para complementar a decoração. Portanto, acrescente elementos como pedrinhas. Além de deixar o jardim mais bonito, pedrinhas brancas destacam ainda mais a vegetação.

6 – Acrescente uma fonte de água

Nada mais relaxante do que o barulhinho da água corrente. Acrescente uma fonte ao jardim e realce o charme e a sensação de relaxamento.

7 – Ilumine o jardim

A iluminação do jardim é essencial para destacar a vegetação e criar efeitos de sombras, além de garantir a segurança dos moradores e das visitas que caminham pelo jardim à noite. Lembre-se de escolher uma luminária ou postes que combinam com o estilo da decoração do jardim.

8 – Use vasos de plantas

A solução mais simples de acrescentar plantas ao jardim é através do uso de vasos. Jardins apenas com vasos de plantas criam uma sensação de aridez pouco convidativa. Portanto, o ideal é combinar canteiros de plantas com os vasos de plantas. Certifique-se de que o tamanho do vaso é adequado para a planta que você deseja cultivar.

9 – Crie elementos surpresa

O jardim zen, situado na lateral do lote, conduz os moradores até os fundos da residência, proporcionando uma experiência agradável de contato com a natureza. Após atravessar o jardim, descobrimos a área de lazer, situada na parte posterior do terreno. Se você não tem espaço para criar uma piscina destas com dois níveis e com uma banheira de hidromassagem, você pode criar outros tipos de surpresas.

10 – Realce as experiências com uma cascata

Além da fonte de água, você pode criar também uma cascata embutida na parede ou no canteiro de flores.

Mais informações sobre projetos de jardim, você encontra aqui.

Você gostaria de ver mais artigos com ideias de decoração para jardins pequenos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!