14 terraços modernos para fazer na sua laje ou varanda

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

14 terraços modernos para fazer na sua laje ou varanda

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Terraços  por pedro quintela studio
Loading admin actions …

Ter um espaço para relaxar quando chega em casa é uma delícia. Ou então uma área para receber os amigos ao ar livre, também pode ser mais interessante do que ficar na sala de estar, especialmente no verão.

Então, você pode decorar o seu terraço ou varanda, ou transformar a sua laje em um terraço agradável e acolhedor. Por isso, esse livro de ideias traz para você 14 terraços modernos para montar na sua casa. Mas antes, você sabe o que é um terraço e qual a diferença dele para uma varanda? Tire essa dúvida primeiro, e depois confira os exemplos para se inspirar.

O que é terraço?

Decoração de Apartamento | Jardim de Verssailles | Salvador-Ba: Terraços  por Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design
Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design

Decoração de Apartamento | Jardim de Verssailles | Salvador-Ba

Maria Julia Faria Arquitetura e Interior Design

O terraço é diferente da varanda por conta da sua localização. Ele fica sempre na parte de cima, na laje de uma casa ou prédio. Já a varanda fica na parte de baixo, podendo ser na frente, logo na entrada, ou aos fundos.

Nos prédios com apartamentos, o que muitos chamam de varanda, na verdade é a sacada. Ela está ligada a uma porta para o interior do apartamento, podendo ser da sala ou quarto. É a parte do apartamento que permite o contato com o exterior, mesmo sendo coberta ou quando é preenchida com folhas de vidro para ser melhor aproveitada nos dias frios e de chuva.

Então, é possível você fazer um terraço na sua laje, se colocar grades ou construir parapeitos protetores ao redor, assim protege as pessoas que estão no local. Essa área é descoberta, mas pode cobrir com um pergolado, tendas ou uma estrutura com teto de vidro ou acrílico. Assim não vai depender do clima para aproveitar o ambiente.

Depois, é só decorar ao seu gosto. O mesmo pode fazer com a sua varanda, que também é uma área ampla, porém normalmente coberta, mas ideal para ser usada com a mesma finalidade do terraço decorado. Veja a seguir lindos modelos de terraço e varandas decoradas pelos arquitetos da homify.

1. Terraços decorados para o verão

Esse projeto é de um relaxante terraço para o calor intenso, que também funciona para uma varanda. A cobertura é ótima para o sol brasileiro. Para lugares quentes ou verão com alta temperatura, os pergolados são uma boa opção. Não só porque permitem a passagem de ar, proporcionando frescor ao ambiente, mas porque também resultam em um lindo efeito estético. É uma estrutura mais prática e tão segura quanto a alvenaria.

2. Aproveitando a laje como um terraço rústico

Esse é um terraço simples, com design rústico, porém muito agradável. A própria parede de cimento e uma estrutura de alvenaria é responsável por formar um banco onde são guardadas as lenhas embaixo.

A madeira complementa o visual, em suas diversas formas, como pallets na mesinha, tratada no banco ao fundo e com tocos de madeira crua. Ideias simples, sustentáveis e ecológicas como essa resultam em ambientes inspiradores para implementar na sua casa.

3. Terraço moderno todo em madeira

A madeira é um elemento atemporal, por isso também é considerada moderna. Nesse terraço, ela está por toda parte. No pergolado, que ajuda a controlar a intensidade da luz solar, também nos bancos, mesa e no piso. Para ficar mais charmoso e confortável, a cor da madeira escura divide espaço com o vermelho e a lareira moderna ao centro é o toque especial para aproveitar esse ambiente nos dias frios.

4. Laje ecológica com gramado e canteiro

Essa laje foi transformada em um agradável terraço com uma cobertura de grama bem verde, muitas plantas e flores trepadeiras. Na outra parte, com pergolado de alvenaria, um espaço agradável com piso laminado para relaxar. Perfeito para quem mora em uma cobertura e quer ter a sensação de estar em um jardim de casa.

5. Terraço com jardim verde e deck

Ao viver no meio da cidade, a poluição torna-se um problema. Então, uma ótima solução é transformar sua laje em um agradável terraço repleto de plantas, que também sirvam como cerca viva. Para harmonizar, faça um pequeno elevado com deck de madeira e terá o ambiente perfeito para relaxar com segurança e privacidade.

6. Terraços decorados com muito espaço de estar

Já se você recebe muitos convidados, vale a pena recobrir toda a sua laje com deck de madeira, assim não terá problemas com limpeza e é mais fácil de manter. Aposte em muitas espreguiçadeiras, bancos e poltronas, todos com estrutura de madeira e muitas almofadas. Ao redor, a proteção do parapeito pode ser decorada com plantas, assim fica acolhedora, além de proteger ainda mais, pois as pessoas não se aproximam tanto.

7. Terraço moderno com cobertura de tenda

Telhados planos  por homify

Cada item em sua plataforma deve cumprir com uma função. E o que pode ser mais útil do que uma cobertura que te proteja da chuva ou da intensidade do sol? Essa estrutura é de alvenaria, mas a cobertura é apenas uma tenda, podendo ser removida quando quiser. A decoração é neutra, em tons escuros de marrom cinza e o verde das plantas, muito confortável.

8. Área de lazer dupla

Se tiver espaço, não faça apenas uma, mas duas áreas de lazer. Nesse caso, cada uma com sua finalidade. Na parte inferior, uma área de estar bem moderna, com deck de madeira no piso e decoração em branco. Na parte superior, onde efetivamente é o terraço, pode fazer uma ampla horta ou espaço de meditação mais reservado, de acordo com seus hábitos de vida.

9. Terraço com piso de pedras

Terraços  por Urban Roof Gardens
Urban Roof Gardens

Southbank, London

Urban Roof Gardens

Quer um terraço totalmente diferente do comum? Pode apostar em grandes pedras de rio para recobrir o chão. Claro, todas dispostas de forma segura para pisar com segurança. Ao centro, uma plataforma de madeira decorada com mangueiras de led ao redor formam um terraço decorado que é um verdadeiro cenário para fins e tarde agradáveis.

10. Terraço moderno com piscina e área de estar

Você pode colocar uma piscina ou jacuzzi no seu terraço e fazer uma área de festas mais sofisticada, com espaço para jantares. Veja como o efeito da iluminação transforma o ambiente, complementado pelas plantas e mobília super moderna.

11. Terraço com grama sintética e madeira

Se preferir outro tipo de jardim no terraço, adicione um gramado artificial e assim poderá sentir em seus pés um efeito relaxante. A grama sintética é uma solução muito eficiente. Assim, você não terá que se preocupar com a manutenção e cuidados diários, e sempre poderá desfrutar de um gramado verde com aspecto natural.

12. Terraço de pedras

Terraços  por TG Studio
TG Studio

Bedroom 3 Terrace

TG Studio

Uma decoração em estilo mais rústico e espetacular. Se conta um pequeno espaço de terraço e gosta da combinação de elementos naturais, esse projeto é a inspiração perfeito para você. As pedras estão no piso e no parapeito, e a decoração é simples, apenas com uma mesinha, um espaçoso sofá, tapete e guarda-sol.

13. Como fazer um terraço simples

Para soluções práticas no meio da cidade, escolha por plantas e decoração simples. Instale uma rede e adicione almofadas no chão. Essas são ideias ótimas para um terraço moderno, que inspira tranquilidade e serenidade.

14. Terraço decorado em branco e cinza

O branco sempre traz um toque único de limpeza, tranquilidade e modernidade. Para não ficar tão claro, o piso cinza é a combinação ideal. A beleza do branco fica especialmente destacada quando em contraste com o mar azul. É uma ambiente básico, com pouca decoração, mas o suficiente para apreciar essa maravilhosa vista.

Gostou dos terraços para aproveitar ao ar livre? Qual modelo teria na sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!