Jardins clássicos por MARIELA DURA ARQUITECTURA PAISAJISTA

8 jardins perfeitos para relaxar no quintal

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O jardim é um dos lugares mais bonitos da casa. Sem dúvida, é o mais fresco, o mais verde, onde se pode conectar com a natureza e também consigo mesmo. Estar ao ar livre faz você se sentir revitalizado, oxigenado. Se é um um ambiente agradável e harmonioso, com plantas, flores e árvores, o bem-estar é superior. É realmente um privilégio ter a vantagem de um jardim em casa.

Neste livro de ideias propomos recorrer sobre jardins dos sonhos: alguns grande espaços verdes com lagos, outros com uma variedade de árvores e flores e outros menores, mas igualmente refrescante. Desfrutar de um jardim é, poeticamente, desfrutar do paraíso na terra. Uma porção de solo colorido e revigorante, onde a vida se vive mais linda.

Verde de qualidade

A qualidade em um jardim é essencial. Ter um espaço verde é refrescante e bonito, mas precisa de algum trabalho. Com hábitos e disposição se pode desfrutar de seu cuidado, sem que resulte em peso ou cansativo.

A grama deve ser cortada a cada vez que cresce, as árvores e plantas podadas na data correspondente e se você tem um jardim como neste caso, deve irrigar e fazer os trabalhos adequados de remover a terra, capinar e cuidar das plantas, dos insetos e pragas . A recompensa será refletida totalmente. É altamente recomendável também ter um espaço para descanso e relaxamento, com mobiliário funcional e confortável, além de cumprir o seu papel, que acompanha a concepção estética geral do jardim.

Verde em abundância

Este primeiro exemplo é, sem dúvida, um jardim enorme. Um verdadeiro paraíso terrestre, onde nada falta. As plantas, as flores, as pedras,o ar, a  água, o sol. Talvez se assemelha aos jardins japoneses, onde a chave do lugar é a contemplação, a introspecção e a diversão.

Hoje em dia colocar um tanque no jardim não é muito complicado ou difícil, pois há lagos pré-fabricados ou armados com plástico resistente. O fundamental para ter um é assegurar que receba luz solar direta durante cinco ou mais horas ao dia para que as plantas aquáticas sobrevivam saudavelmente.

Variedade da tonalidade verde

Um jardim bem completo é aquele que se ocupa de integrar distintos tipos de vegetação jugando com o paisagismo e respeitando seus cuidados. Um jardim harmonioso e abundante, onde diferentes espécies coexistem com beleza e simplicidade.

E quando o trabalho de manutenção do jardim não superam as nossas expectativas ou disponibilidade sempre haverá jardineiros ou paisagistas experientes que vão fazer o trabalho para nós.

Mais água

Esta imagem mostra outra opção com água no jardim. Uma lagoa cercada por vegetação, pedras e algumas árvores altas que dão a contenção da paisagem.

Para escolher as plantas aquáticas boa ideia é consultar um especialistas em paisagismo. O mesmo se tivermos algumas espécies de peixes coloridos para dar mais vida a vegetação circundante. Entre aqueles que escolhemos é conveniente ter espécie de fundo, de superfície e meia água para alcançar um equilíbrio. De qualquer forma, é aconselhável não preencher o lago pensando que, seguramente, haverá também sapos, rãs, larvas de mosquitos e vermes aquáticos, todos cumprindo um propósito e função.

Pequenos, mas encantador!

Um jardim não tem porque ser um lugar grande e espaçoso, às vezes, alguns poucos metros alcançam esse refrescante zona de energia, descanso e conexão com a natureza. A chave é escolher as variedades de plantas e plantá-las harmonicamente nas dimensões do lugar.

Grandes jardins são alcançados com boas ideias e pequenos espaços. Uma outra alternativa verde para quem não tem nenhum espaço é o telhado verde, pois do mesmo jeito você estará em contato com a natureza.

Sempre verde

Diferentes tipos de gramados, cercos tupidos, abundantes e exuberantes. As cercas são uma delimitação natural e harmoniosa do espaço jogando com o paisagismo e o entorno.

Jardim na primavera e verão

cores brilhantes que estimulam os sentidos. Jardins frondosos, nutritivos, abundantes que refletem a força de uma natureza viva e enérgica. Perfumes, cores, texturas, sons que acompanham a vida ao ar livre.

Sem dúvida, os meses quentes de primavera e verão são preferidos para desfrutar do ar livre e os jardins que exploram de beleza e vigor. Incentiva-se a combinar distintas variedades é um bonito desafio para quem possui um jardim.

Jardim de inverno

E quando falamos de jardim, não necessariamente tem que ser um jardim ao ar livre. Esta imagem mostra um jardim de inverno de história, daqueles que não fazem você querer sair, aqueles que você escolheria viver uma temporada inteira, em seu refúgio de sol e calor.

O jardim de inverno se caracteriza por ser um lugar que permite que viver o jardim é protegido do frio. Graças a suas paredes de vidro o sol entra plenamente aclimatando o ambiente de forma natural.

E você, tem um jardim? Porque se você vive em um apartamento e tem uma varanda, então, confira as dicas para montar o seu pequeno jardim: 9 Varandas com jardim para quem mora na cidade.

Gostou dos jardins para descansar ao ar livre? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!