Estantes de livros reinventadas

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Esse Livro de Idéias foi feito especialmente para aqueles que, mesmo com todo o acesso à tecnologia, não abrem mão de ter em sua casa exemplares de livros físicos, e gostam de tê-los à mostra para que seus visitantes possam contemplar a sua coleção. Hoje vamos falar sobre estantes para livros! Este móvel, que pode estar presente em vários lugares da nossa casa, possuí uma grande importância na organização da nossa vida pessoal e profissional. Hoje em dia está disponível em vários formatos, cores e estilos diferentes, e apresenta-se como um elemento que pode até unificar ou separar diversas áreas. As estantes podem não ser necessariamente preenchidas apenas com livros, o que as tornam mais flexíveis e úteis. Certamente será vantajoso se você conseguir misturar os livros com fotos, objetos, recordações das férias, obras de arte… A criatividade não possuí limites!  A beleza de uma estante de livros, como verá neste artigo, combina uma infinidade de estilos de design. No entanto, todo o resultado final depende do material que for escolhido para ser guardado e exposto nela.

Dê uma olhada nesse Livro de Ideias, inspire-se para achar a estante que mais combina com você e com a sua casa e depois materialize esse projeto!

Amplo espaço

Para começar, se sua casa possui cômodos grandes, não deixe de ter uma estante que percorra toda uma parede, para que você possa colocar ali tudo o que desejar. Esse exemplo utiliza prateleiras não lineares para ostentar toda a coleção de preciosidades intelectuais e artísticas do proprietário! No caso de você ser um praticante do home office, com certeza está criando um ambiente bastante inspirador.

Grande acervo

  por Coupdeville
Coupdeville

Belsize Park

Coupdeville

O atelier Coupdeville apresenta-nos um projeto genial, para um tipo de estante que ocupa toda a superfície da parede onde se encontra. Este exemplo impressionante tem uma altura que surpreende, começando a partir do pavimento e terminando no topo da escada. Preenchida com uma maravilhosa coleção de livros, peças exóticas e molduras, este elemento é mais do que um simples móvel, ou do que um lugar para deixar os livros acumularem pó. Imagine o tempo que levaria até examinar toda a riqueza cultural que uma estante dessas guarda? Sabemos que você não se importaria de gastar algumas horas ou dias analisando cada detalhe! À medida que a coleção vai-se expandindo, terá sempre espaço para reorganizá-la como quiser. E no final do dia haverá sempre mais um pouco de espaço sobrando, para que continue a armazenar os seus objetos e acessórios pessoais ao longo do tempo!

Minimalismo

Como já mencionado anteriormente, a adição de uma estante de livros em qualquer espaço pode variar conforme o estilo e bom gosto do leitor. Assim, este incrível projeto arrojado de Hasan Ayata não poderia ficar de fora deste artigo.  Para os mais interessados na vertente minimalista e industrial, esta estante de cor preta e branca exibida na imagem pode abrigar uma grande variedade de livros e coleções. Se o seu espaço assemelha-se a um escritório, esta estante poderá ser uma excelente solução. E a parede em tijolos expostos, acrescenta um efeito e uma dimensão completamente nova a este elemento, fazendo com que haja uma percepção visual ampliada de todos os livros existentes! O espaço inteiro acaba ficando moderno, elegante e relaxante.

Viva

Casa  por Ociohogar
Ociohogar

Estantería Joker de Cattelan Italia

Ociohogar

Se pudéssemos eleger uma estante que fosse sinónimo de elegância pela sua linguagem industrial, atraente pela cor viva e facilmente manuseável pelo seu formato, estaríamos falando da proposta do atelier Ociohogar. Esta estante é de fato uma peça de design fascinante e agradável, sendo capaz de se adaptar a todo o tipo de espaços e ambientes!

Moderna

A proposta de Maurício Arruda para a residência Lorena é um excelente exemplo de um projeto que combina modernismo e elegância. Esta estante pode ser perfeitamente adaptada em diversos tipos de residência. E como em tudo nessa vida, são nos pequenos detalhes que se encontram a diferença e a qualidade. Nesta estante, a cor é realmente importante por conseguir destacar o mobiliário dos outros elementos que compõem a sala. Como pode ser observado nas fotos, o designer opta por quebrar o ritmo de cheio\vazio, e no centro cria quatro zonas fechadas, possivelmente para objetos que não precisam estar à mostra. Assim, consegue criar uma harmonia de contraste entre todo o espaço, o que resulta em um ambiente sedutor e relaxante.

Modernidade multifuncional

Um bom armário possui um bom armazenamento. No entanto, pensar além do armário convencional foi um desafio mental e criativo que o atelier Siloma SRL se propôs a resolver. Mas como pode um armário incorporar uma estante de livros?  Este guarda roupas foi desenhado para cumprir a sua função de estante e armazenamento fechado, justamente para romper com as tradições! Os designers aproveitaram os espaços laterais para colocar duas estantes, deixando-as esteticamente com cores e materiais diferentes, resultando em uma peça super moderna, com um design incrível.

Você ainda conserva uma estante de livros na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!